Resumindo a Inflação em uma Imagem!

Você sabe o que é inflação?
A Inflação é o aumento generalizado dos preços, é quando quase tudo que é produzido aumenta o preço, diminuindo o seu poder de compra.

O arroz aumentou o preço, não resultará no aumento da inflação, podendo ser algo pontual do setor. Para ser inflação esse aumento precisa ser de uma forma geral.

6 principais fatores que podem levar o aumento:

1° Emissão de Dinheiro
2° Cartéis (pouca concorrência)
3° Indexação (atrelado aos índices)
4° Custo de Produção
5° Oferta Insuficiente
6° Inércia (estagnação da política)

21 curtidas

Nosso caso foi o tópico 1: emissão de dinheiro.

3 curtidas

Eu havia visto essa foto, mas o que mais me machuca em relação a inflação é o preço do Kinder Ovo, gente, eu ia pra escola e comprava a 0,99 Centavos, tinha a coleção inteira.

APESAR QUE, 0,99 era dinheiro também na época né?

10 curtidas

Então se a Coca-Cola de 2L custava 1% do salário mínimo em 2006 e hoje ainda custa 1% do salário mínimo, quer dizer então que a imagem não faz sentido algum? :thinking:

Já que em 2006 o salário mínimo era R$350,00 e hoje é R$1.100,00, e o respectivo refrigerante custava R$3,50 e hoje custa R$11,00.

Fontes: Este tópico, mercearia da esquina de casa e Google.

21 curtidas

Ainda que o salário mínimo tente acompanhar a desvalorização da moeda para o consumidor não perder poder de compra, a inflação brasileira cresce em uma velocidade maior que o salário mínimo!

Jurava que isso era o nome de uma matéria de jornal! :joy:

17 curtidas

Inflação e o valor e não o poder de compra, são coisas diferentes, R$3,50 antes e R$8,00 hoje, um aumento de 230% aproximadamente de inflação. Com isso, aumentam o salário mínimo para manter o pode de compra pareado com a inflação

Eu também jurava que era um site :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:

6 curtidas

:rofl: :rofl:

7 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:
Screenshot_20201123-131440_1

7 curtidas

Sim, houve um aumento na emissão de dinheiro, também tivemos a indexação aumento da taxa mão SELIC, o custo de produção aumentou por falta de insumo e oferta insuficiente que foi a falta de produto.

Verdade era feliz e nem sabia, sem falar que nessa época vinha mais chocolate :face_with_hand_over_mouth:

Era época que se comprava muita coisa com 2 reais

Estão em 2006 R$3,50 comprava uma Coca Cola de 2 Litro, 2019 R$3,50 comprava uma lata de 350 ml ou seja houve uma perda no poder de compra.

Sendo um pouco mais claro 2006 uma coca de 2 litro era R$3,50, como o salário mínimo era R$350,00 comprava 100 garrafas de 2 litros que daria 200.000,00 mil ml, já em 2019 o salário mínimo era R$998,00 dava pra compra 285 latinha de coca que daria 99.750 ml e ainda sobrava R$0,50 centavos de troco.

6 curtidas

Já dava pra investir pelo menos :face_with_hand_over_mouth:

3 curtidas

Aqui na minha cidade uma coca-cola retornável é 6,50 centavo de 2L
Supermercados
Santa Rita de Cássia Bahia.

2 curtidas

Aqui é raro acha esse preço, fora quando acha é coca retornável.

1 curtida

Queria só fazer uma observação.
De 2006 a 2012 em comparação ao conteúdo da coca-cola, se perdeu muito mais ml do que de 2012 a 2019. 2L é mais de 3x 600ml. E 600ml não chega a ser 2x 350ml.
Então , vejo que o poder de compra diminuiu muito mais de 2006 a 2012 do que de 2012 a 2019.