Retiradas prejudicam o investidor

Uma vez li no portal da NuConta que o sistema escolhia o melhor depósito para as retiradas, maximizando o lucro do usuário. Nesta linha, o dia da retirada sendo o mesmo do depósito, é o melhor, pois não há rendimento no d+0 e então sem impostos. Fiz isto pela primeira vez ontem, e percebi que o NuConta retirou do primeiro depósito, ou seja, paguei impostos, e não do depósito de ontem, sem incidência de impostos.

5 curtidas

É ilusão essa NuConta, tem que tomar cuidado. Qdo se joga dinheiro lá tem que deixar no mínimo 1 mês pra sacar pois ele desconta o IR e IOF. Em dezembro transferi quase 38.000 pra NuConta e me rendeu ridículos 13 reais no 1º mês kkkk pois descontou mais de 30 reais em IR e IOF. Só recomendo se vc não for mexer no dinheiro.

2 curtidas

Mas sempre eles descontam ou depois de 1 mês eles não cobram essa tarifa?

Isso não é exclusivo da NuConta. É o padrão de qualquer aplicação de renda fixa com liquidez diária.

8 curtidas

Sim, tenho investimentos em outras instituições, sei como funciona. O problema é que muitos não sabem, descobrem depois que transferem o dinheiro e precisam resgatar antes de 1 mês.

1 curtida

Há restituição do imposto recolhido sim, mas só lá pra frente.

1 curtida

Os impostos em aplicações de renda fixa são definitivos. Não há restituição.

2 curtidas

Ressarcimento que eu quis dizer

2 curtidas

Enfim, rdescobri a pouco que a regra mudou agora no dia 31/03/2020. A retirada sempre será do depósito mais antigo.

Já os impostos são iguais em qualquer instituição, lei federal.

4 curtidas

Oi @Gerson_Junior , tudo bem? :smiley:

Quando criamos a conta do Nubank, buscamos desenvolver um produto simples e transparente, na qual todos os nossos clientes pudessem ter a autonomia e controle do seu próprio dinheiro. Enquanto estivemos com a regra antiga, vimos muitos clientes com muitas dúvidas a respeito dos depósitos, retirada, rendimentos e impostos.

Com isso, buscamos estudar como poderíamos estruturar uma forma simples e transparente para o nossos usuários terem o controle total de seu patrimônio em suas mãos. Por isso, adotamos o modelo atual, que prioriza a retirada de depósitos antigos. É uma lógica mais simples que a anterior e um dos padrões que existem neste mercado.

É importante dizer que o imposto que é recolhido no depósito mais antigo já está previsto na projeção do saldo líquido e nos impostos a serem pagos. Assim, em algum momento, esse imposto já seria cobrado, no presento ou futuro.

Mas não se preocupem, o modelo de rentabilidade da conta do Nubank se mantém a mesma, 100% do CDI todos os dias úteis, proporcionando a mesma rentabilidade de antes. Para que nenhum cliente seja prejudicado, pois nossa intenção é proporcionar um produto justo, descomplicado e acessível a todos.

Qualquer dúvida, estamos aqui. :purple_heart:

Um grande abraço.

6 curtidas

Passei pela mesma experiência.
Relatei aqui na comunidade…
Quase fui linchado.
É para piorar tem uma Nutelinha me ameaçando de processo!!!

3 curtidas

Olá, @carolinev!
Creio que foi uma mudança bem equivocada e nada transparente, já que não houve qualquer comunicação prévia sobre a alteração.

O argumento de que o imposto sobre o depósito mais antigo já está previsto na projeção do saldo líquido não é válido, pois a alíquota é regressiva e você deixará de ganhar 2,5% sobre os rendimentos se fizer um resgate no dia anterior a mudança da alíquota. Dessa forma, dizer que o imposto cobrado hoje será o mesmo no futuro, não é somente equivocado como também enganoso.

Se a mudança é mesmo necessária por alguma razão técnica, creio que o ideal seria que os aportes fossem totalmente independentes e houvesse a possibilidade de escolha na hora do resgate, como, aliás, é o padrão predominante no mercado.

5 curtidas

Nossa eu não sabia disso

1 curtida

@LuckPass a resposta, pra mim decepcionante, que recebi no chat:

@gabriel @giuliano_cropolato

5 curtidas

“Essa mudança não foi informada porque é uma regra objetiva”

Sim, objetivamente prejudicial ao cliente!
Inacreditável.

Bom, já deixei de utilizar a NuConta para reserva financeira.
Mas desconfio que talvez a intenção deles seja essa mesmo, para depois acabar de vez com a NuConta.

5 curtidas

Para informação dos amigos do chat, eu vou não vou mais deixar meu dinheiro parado na Nuconta. Todos sabemos que quanto mais tempo deixa, menos imposto, seja por IOF ou tabela regressiva. Não há o menor sentido nisso.
E outra coisa, quero crer que o Nubank está recolhendo o imposto retido corretamente, pois cobrando do correntista o depósito mais antigo faz muita diferença do ponto de vista fiscal. Gostaria de saber como faço para visualizar o pagamento de impostos do dinheiro sacado. ESTA TUDO MUITO OBSCURO, NUBANK.
Minha sugestão é sempre retirar do depósito mais recente ou dar a opçãoo cliente.
Se isso não for possível, pelo menos permitir a separação do valor da subconta GUARDAR DINHEIRO, assim podemos deixar o valor render mais tempo. @LuckPass @gabriel @giuliano_cropolato @ViniciusMcClain @carolinev @Klaus_Balke @Gerson_Junior @Rodrigo_Carneiro

2 curtidas

Bom dia.
Eu já larguei de mão.

Tá exagerando na teoria da conspiração.
O Nubank não “paga” os impostos. Como os recursos são mantidos no SELIC, o próprio Tesouro retém o imposto.

3 curtidas

Amigo, pode me indicar uma instituição que paga cdi100% ou mais, com liquidez imediata, e que eu possa escolher o depósito para retirada… utilizo a conta pra não ter que pagar doc do banco pra corretora…

1 curtida

Banco Inter, Banco RCI e até Itaú…

1 curtida