Retirar opção de empréstimo FGTS

Olá,

Sempre trabalhei de forma autônoma e nunca recolhi FGTS.

Uns dias atrás apareceu a opção de “empréstimo FGTS” na minha conta Nubank. E isso estava impedindo a opção de “empréstimo pessoal”, que é infinitamente mais útil para mim, porque usava para investir no meu negócio.

Após enviar um email para o suporte do Nubank, temporariamente essa opção de “empréstimo FGTS” sumiu e um “empréstimo pessoal” foi disponibilizado, mas voltou novamente hoje e está (novamente) impedindo a opção de “empréstimo pessoal”.

Tive o imenso trabalho de criar uma conta no app do FGTS, só para tentar mostrar ao app do Nubank que nada tem ali, mas simplesmente o app do Nubank dá uma mensagem de erro e a opção de “empréstimo FGTS” permanece ali.

Sugestões: 1) na aba “empréstimos”, mostrar TODAS as opções disponíveis para o cliente; 2) vai ter um botão, onde o cliente vai poder REJEITAR a opção de empréstimo; 3) no caso específico do “empréstimo FGTS”, o cliente vai poder indicar que não tem qualquer tipo de recurso ali; 4) o próprio app do Nubank, após autorização no app do FGTS pelo cliente, identificar que não tem nenhum recurso ali, então o app do Nubank retira essa opção de empréstimo.

8 curtidas

Olá @takey, seja bem-vindo à NuCommunity! :handshake:

Estou de acordo com as sugestões que você trouxe e penso também que, uma vez que você pediu para o suporte desabilitar tal opção de empréstimo, a mesma só deveria ser habilitada novamente caso você precisasse e solicitasse.

18 curtidas

A liberação da opção de empréstimo aparece no app para o cliente, porém fica um tempo e caso o cliente não realize o empréstimo, a liberação pode ser suspensa podendo retornar aparecer novamente ou não

2 curtidas

Já mencionei acima, mas acho importante ressaltar.

Quando a opção “empréstimo FGTS” apareceu, “impediu” a opção “empréstimo pessoal”. Mandei email para o suporte reclamando, a atendente retirou o “empréstimo FGTS” e o “empréstimo pessoal” voltou.

Então, teria que ver com o pessoal da área de informática se TODAS as opções de empréstimo disponíveis para o cliente aparecem, ou se a disponibilização de um tipo de empréstimo faz com que as demais possibilidades não apareçam.

Obviamente, para o cliente é infinitamente melhor ter todas as opções disponíveis, até mesmo para comparar os juros cobrados.

E seria importante ter algo para rejeitar, como no caso do “empréstimo FGTS”, tipo um botão, ou o próprio sistema identificar que o cliente não tem FGTS.

5 curtidas

Boas sugestões. Cabe ao Nu averiguá-las.

2 curtidas

@takey boas vinda por aqui, então respondendo a sua pergunta um empréstimo nao influência na disponibilização do outro. Pois no meu aplicativo tem disponível tanto o empréstimo FGTS quanto o empréstimo PESSOAL na mesma aba.

3 curtidas

Como falei acima, mandei email para o suporte do Nubank reclamando. Assim que a opção “empréstimo FGTS” foi retirada, apareceu a opção “empréstimo pessoal”.

Parece ser algo relacionado ao algoritmo que o app do Nubank:

  • para ESTE cliente, SE a gente disponibilizar “empréstimo FGTS” a gente NÃO disponibiliza “empréstimo pessoal”;
  • para ESTE OUTRO cliente, a gente disponibiliza “empréstimo FGTS” E “empréstimo pessoal”

Como as regras NÃO são claras e NÃO é divulgado, fica no empirismo, como acontece com o cartão de crédito Ultravioleta: ninguém sabe ao certo quais são os critérios.

Sempre tive “empréstimo pessoal” disponibilizado, depois que apareceu esse tal de “empréstimo FGTS” é que o problema começou.

2 curtidas

E a novela continua…

Após dias com a opção de “empréstimo FGTS” no meu app, ontem reapareceu a opção de “empréstimo pessoal”, com uma oferta bem generosa.

E ficou só a opção de “empréstimo pessoal”, não aparecia mais a opção de “empréstimo FGTS”. Então, é algo no algoritmo do app que faz essa seleção.

Tem que ser corrigido o mais rápido possível, uma opção para o próprio cliente negar o empréstimo FGTS (e essa opção NUNCA mais aparecer), ou o próprio app do FGTS autorizado pelo cliente identificar que não tem nenhum recurso depositado ali. Algo fácil de ser implementado, MAS que ainda não foi feito.

Quando reclamei no suporte, me falaram que só tinha a opção de tirar todo e qualquer empréstimo.

Como tenho várias oportunidades em mente, resolvi pegar o valor ofertado integral.

Eis que acontece algo que NUNCA (repetindo: NUN-CA) havia ocorrido antes: apareceu no meu app do Nubank uma solicitação de documentos, holerite, extrato bancário e tudo mais que pudesse comprovar renda.

Anos e anos pagando as contas e empréstimos em dia não comprovam nada???

E olha que a minha conta está com autorização para o Open Finance. Então, já tem acesso a isso tudo, inclusive às minhas contas em outros bancos.

Perdi um tempo ENORME reunindo extrato por extrato.

Mandei.

Menos de cinco minutos depois, a opção de “empréstimo pessoal” SUMIU.

Isso sem qualquer tipo de aviso. SUMIU.

Parecia até pegadinha.

Mandei (mais um…) email para o suporte do Nubank. Eis a resposta:

"Olá, Thiago, tudo bem?

A gente está sempre trabalhando para proporcionar uma experiência cada vez mais incrível para vocês. Feedbacks como o seu são muito importantes, muito obrigado!

Acontece que uma vez que você está completando as condições para simular o pedido do seu empréstimo e foi solicitado o comprovante de renda.

Sem que o comprovante seja enviado dentro do prazo de 24 horas corridas após a solicitação pelo aplicativo, não é possível concluir o pedido e a análise de empréstimo é automaticamente negada. Então, é muito importante que você realize o envio pelo aplicativo na área de “Empréstimo” selecionando “Enviar comprovante”.

Os documentos indicados para envio são:

  • Recibos de pagamento de salário dos últimos 3 meses (contracheque ou holerite);

  • Extrato bancário dos últimos 30 dias (indicado para autônomos);

  • DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos);

  • Declaração de imposto de renda do último exercício (IR).

Pontos importantes para o envio do comprovante de renda:

  • Só é necessário enviar um dos documentos citados;

  • O documento precisa conter os dados da pessoa titular (nome completo, CPF, data de emissão e renda/valor);

  • A foto precisa estar legível com todos os dados atualizados ou poderá anexar o documento direto no aplicativo;

  • Não aceitamos envios pelo atendimento, sendo necessário enviar pelo aplicativo e o resultado também é comunicado por lá!

Ficaremos na torcida e com pensamento positivo, para que uma nova liberação ocorra quanto antes, para que possa te auxiliar da realização dos seus planos da melhor maneira possível.

Agradecemos seu contato e se precisar de alguma outra coisa, estamos por aqui.

Desejamos tudo de melhor para você, caso conseguimos ajudar, não é necessário que responda a este e-mail.

Abraços,

[NOME DO ATENDENTE OMITIDO]"

As informações do atendente são DIFERENTES daqueles expressos no próprio APP do Nubank.

Perfil foto > Configurar > Editar dados do perfil > Renda mensal > Comprovantes > O que serve como comprovação?

  • Holerite do último mês (e não dos últimos 03 meses, como informado pelo atendente)
  • Extrato bancário dos últimos 90 dias completos (e não somente do último mês, como informado pelo atendente).

Também não souberam explicar porque a proposta “sumiu” em menos de cinco minutos, sendo que eu mandei extratos completos, de 90 dias, mais do que suficientes para comprovar renda.

Nubank está decepcionando.

2 curtidas

Estou indignada c o Nubank tinha o empréstimo pessoal pegava daí paguei a última parcela agora está disponível só o empréstimo c fgts n tenho sou autônomo faça alguma coisa por nós Nubank

4 curtidas

Olá, Takey.
Poderia me informar qual foi o endereço de e-mail que voce enviou, solicitando a exclusão da modalidade empréstimo FGTS. Estou com o mesmo problema que o seu.

3 curtidas

abri chat falando sobre esse assunto e falaram que se remover o fgts vai remover todos os outros possiveis

1 curtida

Estou indignada com a Nubank tinha opção empréstimo pessoal sempre tirei empréstimo nunca atrasei ao contrário sempre adiantei tanto o valor integral como parcelas quando parcelei,Antecipei três parcelas esse mês ia me apareceu a opção de empréstimo com FGTS sendo que eu não tenho FGTS que eu sou autônoma já enviei e-mails pro suporte já conversei com eles pelo Chat já conversei com eles pelo telefone e eles não me chegam nenhuma conclusão Isso é revoltante para os clientes Nubank Principalmente pelo histórico que cada cliente constrói com o banco Pra mim isso é uma falta de consideração com cliente .
A desculpa que me deram é porque disseram que no momento não tem oferta de empréstimo pessoal pra mim,só que eu já fiquei um mês sem oferta pessoal e nunca me apareceu essa oferta de negócio de empréstimo com FGTS a primeira vez é isso isso aparece ,aí agora eles me veem com essa só pra atrapalhar.

Análises para empréstimos no Nu são automáticas, não há garantias de que sempre haverá um limite disponível para você.

Mandei para o suporte comum. A resposta dada: não há como tirar a opção “empréstimo FGTS”.

Basta orientar o desenvolvedor a identificar que o cliente NÃO possui FGTS e impedir que o sistema lance essa opção.

Fiz essa reclamação há mais de um mês e absolutamente nada foi feito até hoje, prejudicando a vida de milhares de clientes.

2 curtidas

Com certeza prejudicando mesmo. Só que como o histórico dos clientes ficam no banco então é pra eles saberem que o cliente não tem é o GTA pra eles eles oferecerem a oferta pra quem tem FGTS pra quem recebe salário Não no meu caso isso autônoma desde quando abri a conta nunca declarei Assalariado . E o engraçado é que nunca tinha aparecido isso mesmo quando eu já fiquei sem oferta e mas nunca tinha aparecido esse negócio de FGTS é só só pra complicar a vida da pessoa .

Eu também queria tirar esta opção de empréstimo FGTS, tentei pelo chat… e falaram que poderiam tirar… mais caso houvesse de empréstimo pessoal, nao conseguiria visualizar. Entao deixei como está :smiling_face_with_tear:. Dias atrás estava la um valor liberado, e hoje nao mais e depois esta opção de FGTS, que pela primeira vez apareceu.

2 curtidas

Comigo acontece a mesma coisa não possuo FGTS , sou autônoma a mais de 10 anos , uso o empréstimo pessoal para agregar coisas ao meu desenvolvimento profissional como investir em materiais de maior valor e instruções , uso o app para todos os meus pagamentos e também uso como conta PJ e como o próprio não vê que não tem possibilidade de empréstimo fgts acho que são muitos clientes com o mesmo problema para não ser resolvido

1 curtida

Eu também sou autônomo e por diversas vezes apareceu empréstimo com valores legais e agora apareceu esse fgts como opção . Alguém apareceu fgts e após voltou para o pessoal ? Quando a gente mais precisa do valor $$$ real o Nubank dá uma dessa.
Na verdade esse negócio de fgts é a nova moda do momento né todo lugar isso agora….

1 curtida