Risco ao cliente

Fazer compra por aproximação do cartão na “maquina”, Isso não trás risco ao cliente?

4 curtidas

Se você está comentando sobre riscos físicos, não há nenhum. A tecnologia contactless é extremamente segura.

Em questão financeira, há um limite para pagamentos por aproximação de no máximo R$50. E a aproximação precisa ser “bem próxima”! Não é só passar o cartão e foi… Além de que em todo caso, você pode ir até o app e contestar o pagamento.

3 curtidas

Em um mundo sem pessoas más, o cartão contactless é uma segurança a mais tanto pro cliente quanto para o lojista. Contudo, já ouvi relatos de golpistas que colocam um valor abaixo de 50 reais e aproximam a máquina do bolso das pessoas na tentativa de autenticar a transação. mas como o @theleoni disse, precisa estar BEM perto e sempre temos a opção de contestar.

3 curtidas

Exatamente! E quando a compra é feita, na hora você recebe a notificação no app… Realmente imagino que seja um caos em outros cartões que você só sabe o que gastou quando chega a fatura com o boleto no outro mês.

Mas em todo caso, existem carteiras com proteção para RFID que impedem que o cartão seja lido. Para quem quer segurança extra, é uma dica.

4 curtidas

@Pesado_Gamer acredito que não tenha muitos riscos pois caso ocorra perda do cartão da pra bloquear pelo app e fazer a contestação de compras que você não fez.

2 curtidas

Isso mesmo, mas o legal mesmo seria oferecer suporte as carteiras digitais

1 curtida

A aproximação funciona em qualquer máquina de cartão?

Somente nas máquinas com a tecnologia contactless.

Já passei por dois tópicos sobre sua dúvida aqui na comunidade. E percebi que aqueles que acham que a tecnologia foi criada para proporcionar facilidade, preferem assim. Já os que se preocupam com a segurança, tem receios sobre compras inferiores a RS 50 não precisarem de senha. Desse modo, para agradar a todos, deveria haver um meio de no próprio app oferecer a opção de uso de senha para qualquer valor, ou para valores acima de RS 50.

Tenho esse mesmo receio :frowning:

1 curtida

Na minha opinião se realmente fosse um risco, a tecnologia nem teria ido pra frente… Não teria sido aprovado pelos órgãos regulamentadores, não seria aceita na Mastercard e não seria utilizada no Nubank.

É o futuro, e mesmo sendo simples há várias redundâncias para garantir a funcionalidade e segurança.

Não saio com o cartão de casa enquanto a tecnologia contactless não for revista, é inseguro demais!

Eu gostaria de bloquear essa função contactless, pois acho muito inseguro. Facilita a vida dos golpistas