Só um Desabafo

Decidi iniciar este tópico como um desabafo, embora não espere que a equipe do Nubank ou NuInvest vá resolver qualquer coisa. Já tentei de todas as formas e por todos os canais possíveis, mas não tenho esperança de solução.

Sabe aquela sensação de ser apenas um número? Descartável? Insignificante? É exatamente assim que o Nubank me fez sentir. Nenhuma empresa nessa replubliqueta de país conseguiu me fazer sentir assim, mesmo que não tenham faltado oportunidades.

Tudo começou quando tentei transferir meus investimentos para o NuInvest. Sou cliente do Nubank desde a época em que era necessário ser indicado por outro cliente para entrar.

Em algum momento, o cadastro pareceu travar. Não avançava e exibia uma mensagem de erro. Entrei em contato com o suporte e fui informado de que houve um erro e que o setor responsável “destravaria” meu cadastro.

Após uma semana sem receber nenhum retorno, entrei em contato com o suporte novamente, não uma, nem duas, mas um punhado de vezes.

Em uma dessas vezes, uma atendente chegou a dizer que não poderia fazer nada e que eu deveria procurar outro investimento. Confesso que nunca imaginei ouvir isso de uma empresa! Vai ver estão com clientes demais. Vai saber?

Como última alternativa, entrei em contato com a famigerada ouvidoria e, após muitas idas e vindas, disseram-me que eu não “havia sido aprovado” para ser cliente NuInvest.

Achei isso estranho. Movimentava um valor considerável no cartão mensalmente. Era cliente há muitos anos e nunca atrasei uma fatura. Será que meu perfil de investimento não é “desejável” para o banco? Na dúvida, refiz o questionário que identifica o seu perfil mas nada mudou.

Como último teste, já sem esperanças de sucesso, saquei o celular da minha esposa (que não possui renda, gastos mensais muito menores que os meus e por descuido, já atrasou algumas faturas), instalei o aplicativo da NuInvest e abri a tela de cadastro.

Em menos de 2 minutos, a conta dela foi criada, aprovada, chancelada e pronta para uso.

Quanto a mim, não sei. Só sei que não posso ser cliente apesar de não saber o motivo. Desconfio que tenham usado a desculpa da burocracia para encobrir um problema técnico que ninguém conseguiu resolver. Ou eu seja realmente um cliente dispensável. Ou talvez as duas coisas.

8 curtidas

Olá @DanielMartines, boas vindas à Nucommunity.
Poxa, essa situação é no mínimo curiosa, já vi trocentos relados por aqui de pessoas que o Nubank não quis tê-las como clientes da conta/cartão, mas em relação a Nuinvest, esse é o primeiro caso que vejo. Até entendo sua frustração, mas se a instituição diz que você não foi aprovado, então não há muito o que fazer, a não ser, relaxar e partir pra outra, pois essa não é a última cereja do bolo.

10 curtidas

Você, em algum momento, já tinha conta e chegou a encerrar ela?

4 curtidas

Bom dia. Você estava fazendo a transferência da custódia dos seu ativos de qual instituição d investimentos?

2 curtidas

Oi Daniel, tudo bem ?
É preciso separar as coisas e contas nesse caso.
A conta do Nubank é uma conta de pagamentos que possui um nível de exigências regulatórias em relação à documentação.
Já a conta da Nuinvest é uma conta de investimentos que possui outras exigências, especialmente em relação a submissão de documentos de IRPF. Tudo isso por causa da PLD-FT do COAF.
Dito isso, tenha certeza que submeteu toda a sua documentação que foi solicitada.
Dica: a habilitação do Open Finance pode te ajudar.
Em tempo, o atendimento da Nuinvest não é exatamente primoroso por assim dizer. Infelizmente. Mas, tente esclarecer o que aconteceu pelo chat no app do Nubank.

8 curtidas

Também achei…

8 curtidas

Só complementando o que os colegas dizeram…

Se vc já teve conta na antiga EasyInvest você pode acessar com os mesmos dados …

7 curtidas

Bom, o atendimento do NuBank já deixou de ser aquele primor há algum tempo, né? Mas manter o alto nível do início tendo agora mais de 80 milhões de contas realmente não é uma tarefa fácil, então acaba sendo compreensível, mesmo não sendo aceitável.

Quanto a sua experiência com a NuInvest é realmente surpreendente, em especial pelo fato da empresa dizer explicitamente que não quer você como cliente. Se o NuBank tem critérios para aceitar ou recusar clientes na sua corretora deveria deixar isso claro, transparente, em seu site e no app antes do usuário iniciar o processo de abertura da conta.

Se fosse por pendências documentais/legais, como mencionou o @anon30102627, o NuBank teria dito. Então parece ser mesmo uma questão discricionária (de escolha) do NuBank.

Na primeira versão deste comentário eu mencionei que estava com problemas para acessar minha conta na NuInvest. Entrei em contato com o suporte e fui informado que não havia conta ativa na NuInvest para o meu cadastro. Isso corrobora minha hipótese inicial de que houve um problema durante a primeira tentativa de criação da conta em 2021. Na época eu fiz todo o procedimento pelo navegador, uma vez que havia essa alternativa. Atualmente isso não é mais possível, apenas pelo app. Enfim, eu efetuei agora o procedimento de criação da conta na NuInvest e tudo funcionou perfeitamente, a conta já está ativa na corretora. Fica o registro.

Ele já disse no relato que contatou o suporte e a Ouvidoria e que disseram que ele não teve o perfil aprovado…

O NuBank tem o direito de negar a abertura de conta, a legislação dá essa liberdade a empresa, mas seria ético e respeitoso dizer ao cliente o motivo da negativa, ou, no mínimo, informar logo de cara que o cadastro não foi aprovado. E não obrigar o cliente a ligar no suporte repetidas vezes para conseguir a resposta e ao final ouvir simplesmente que “não havia sido aprovado”.

7 curtidas

Respondendo às dúvidas dos amigos:

  • Eu nunca tive conta na EasyInvest
  • Nunca tive conta na NuInvest anteriormente
  • Não cheguei a fazer transferência de custódia. Não passei da tela de cadastro.
  • Não creio que a recusa tenha sido por dados relacionados a IRPF. Minha declaração é 100% lícita e dentro da legalidade. Prova disso é que consegui abrir uma conta em nome da minha esposa (minha dependente declarada no IR).
  • Por via das dúvidas tentei com a conta da minha filha de 22 anos também. Adivinhem? Tb foi aberta de forma instantânea.

Convenhamos, eu não estava pedindo crédito ao Nubank e mesmo que tivesse, eles mesmos tem uma linha de crédito generosa disponível na hora em que eu quiser pelo APP.

Ainda bato na tecla de que é um problema técnico que não souberam resolver.
É a única coisa que faz um mínimo de sentido nessa história toda.

3 curtidas

Já faz um tempo que deixei de usar a NuInvest para alguns tipos de investimentos em específico, a falta de compromisso do time de realizar uma integração sem falhas com o app do Nubank, bugs no home broker, e esse empurra empurra do suporte de ambas me frustraram.

Nubank tá ótimo pra cartão e outros serviços mas prefiro colocar investimentos em outra instituição, por isso te digo, você não perde em nada, tem boas opções na concorrência.

5 curtidas

Então, @ree … concordo contigo. Me parece que o time da Nuinvest não está nem aí para atender bem as dúvidas e necessidades originadas pelo app do Nubank.
Já o time de atendimento do Nubank é prestativo, tenta fazer alguma coisa mas, falta é conhecimento específico mesmo.
Por isso que iniciei este post aqui.

4 curtidas

Eles que entraram em contato com você ou você que ligou pra eles ?

Nubank não pede nenhum tipo de pagamento / taxa para liberar o emprestimo.
Você caiu em um golpe,

Faça o boletim de ocorencia, relatado todo o processo e dados da pessoa que você fez o pagamento.

Depois da uma lida com calma nessa pagina

6 curtidas

Eu não trabalho no Nubank,

sou cliente assim como você,
faça o boletim de ocorencia, provavelmente essas duas pessoas que aplicaram golpe em você tambem não trabalha no Nubank

6 curtidas

Oi Nathalie, tudo bem ?
Talvez você não saiba mas, a NuCommunity é a comunidade dos clientes do Nubank. Como disse o @Everton_J_da_Silva , não trabalhamos no Nubank.

6 curtidas

O início da leitura deste tópico deixa uma sensação de que o reclamante não entra em detalhes sobre sua vida financeira por questões de segurança. Ao longo do tópico, as pessoas se unem simplesmente inferindo não existir falha por parte do reclamante. Talvez ele seja de fato uma vítima, mas quero registrar que este longo tópico não me acrescentou nada.