Decidi iniciar este tópico como um desabafo, embora não espere que a equipe do Nubank ou NuInvest vá resolver qualquer coisa. Já tentei de todas as formas e por todos os canais possíveis, mas não tenho esperança de solução.
Sabe aquela sensação de ser apenas um número? Descartável? Insignificante? É exatamente assim que o Nubank me fez sentir. Nenhuma empresa nessa replubliqueta de país conseguiu me fazer sentir assim, mesmo que não tenham faltado oportunidades.
Tudo começou quando tentei transferir meus investimentos para o NuInvest. Sou cliente do Nubank desde a época em que era necessário ser indicado por outro cliente para entrar.
Em algum momento, o cadastro pareceu travar. Não avançava e exibia uma mensagem de erro. Entrei em contato com o suporte e fui informado de que houve um erro e que o setor responsável “destravaria” meu cadastro.
Após uma semana sem receber nenhum retorno, entrei em contato com o suporte novamente, não uma, nem duas, mas um punhado de vezes.
Em uma dessas vezes, uma atendente chegou a dizer que não poderia fazer nada e que eu deveria procurar outro investimento. Confesso que nunca imaginei ouvir isso de uma empresa! Vai ver estão com clientes demais. Vai saber?
Como última alternativa, entrei em contato com a famigerada ouvidoria e, após muitas idas e vindas, disseram-me que eu não “havia sido aprovado” para ser cliente NuInvest.
Achei isso estranho. Movimentava um valor considerável no cartão mensalmente. Era cliente há muitos anos e nunca atrasei uma fatura. Será que meu perfil de investimento não é “desejável” para o banco? Na dúvida, refiz o questionário que identifica o seu perfil mas nada mudou.
Como último teste, já sem esperanças de sucesso, saquei o celular da minha esposa (que não possui renda, gastos mensais muito menores que os meus e por descuido, já atrasou algumas faturas), instalei o aplicativo da NuInvest e abri a tela de cadastro.
Em menos de 2 minutos, a conta dela foi criada, aprovada, chancelada e pronta para uso.
Quanto a mim, não sei. Só sei que não posso ser cliente apesar de não saber o motivo. Desconfio que tenham usado a desculpa da burocracia para encobrir um problema técnico que ninguém conseguiu resolver. Ou eu seja realmente um cliente dispensável. Ou talvez as duas coisas.