Eu acredito que uma dor de vários clientes é que os saques são cobrados (e muito bem cobrados se comparados a outros bancos que em geral cobram menos de R$3,00 o saque).
Olhando a resolução 3919 do BACEN vi que ela também se aplica a instituição financeiras (caso da nubank), no artigo 2-I-c está claro que não se deve cobrar até quatro saques. Minha dúvida é: porque a nubank não se encaixaria nesse artigo?
Porque o Nubank não é Banco, é uma Conta de Pagamentos. Sem falar que é preciso de um convênio com a rede 24 Horas para viabilizar os quatro saques ou dispor de terminais próprios.
Como eles não operam com nada físico e dificilmente conseguiriam conveniar com o 24 Horas, resta a cobrança de taxa, que não é feita pela Nubank, mas pela própria rede 24 Horas.
Sem falar que o artigo é muito claro ao mencionar em guichê de caixa. Onde fica o guichê de caixa da Nubank?
c) realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;
Por lei, o Nubank não deveria oferecer saques gratuitos?
O pacote de serviços essenciais descrito pela resolução 3919 do Conselho Monetário Nacional (CMN) refere-se apenas a conta de depósitos à vista, que conhecemos como conta corrente, e conta de depósitos de poupança.
A conta do Nubank, NuConta, é uma conta de pagamentos pré-paga e, portanto, não se enquadra nessa regra . Segundo o Banco Central, para essa categoria, não há padronização do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do Banco Central para a cobrança de tarifas, inclusive em relação a saques, extratos e transferências.
achei que era por essa linha mesmo, obrigado.
apesar de não ser banco é instituição financeira, mas tem razão quanto a ser Conta de Pagamentos. Quanto ao guiche de caixa não fica explicito na resolução que deve ser proprio, cabendo a interpretação que conveniando também se enquadra.
O problema é conseguir fazer o convênio quando um dos principais acionistas do 24 Horas é o Itaú
verdade, mas não impossível. Veja que outras tantas fintechs oferecem esse serviço, após tantos anos talvez já fosse o momento de terem conseguido pelo menos uma redução da taxa. Para mim é o único serviço que falta para eu migrar 100%
Impossível nada é, mas será que existe demanda real e expressiva que motive o esforço? Muita gente em ambientes urbanos já não trabalha mais com dinheiro físico e mesmo quando usa, penso que com o lançamento do Pix Saque, essa questão da taxa vai deixar de ser um problema.
sim o pix facilita muito, mas num universo de 41milhoes de clientes nem todos eles estão nessa realidade de centro urbano com bom acesso à internet. Numa conta de padeiro se 1 em cada 10 clientes precisarem de saque já é um volume de 4M de pessoas.
O Saque PIX foi lançado e o Nubank viabilizou uma quantidade gratuita para os clientes, só falta os estabelecimentos aderirem, aí é responsabilidade do Banco Central em incentivar.
Perfeito, imagino que a hora que o pix for offline (previsto para esse ano) vai facilitar para quem está fora do eixo urbano resolver dessa forma. Dai nos centros a gente torce para os estabelecimentos assumirem o risco de manterem dinheiro em caixa para oferecer saque. Mas de qqr forma não penso que um produto substitua o outro e quanto mais possibilidade melhor (afinal a idéia é facilitar a vida do cliente e não deixar que ele busque workaround para resolver)