Olá Nulovers! Hoje pela manhã, recebi e-mail do Banco 24 Horas avisando que todos os bancos agora tem 4 saques grátis por mês. Como o Nubank sempre diz que não é um banco daí fiquei na dúvida, será que também temos direito a esse benefício?
Acredito que não, vi muitas conversas sobre isso aqui na comunidade, a melhor opção para saque que vi foi uma pessoa que disse que conseguiu uma redução na taxa para 4,5 reais
Todos os bancos oferecem 4 saques gratuitos obrigatoriamente, mas o nubank não é um banco, então a informação não se aplica a ele.
Eu acreditava que tinha visto em algum lugar que o nubank tinha virado banco, mas eu devo estar ficando doida ou sonhei, tendo em vista que não vi ninguém comentando sobre aqui.
Pois é, boatos que reduziria de 6,50$ para 4$, apenas boatos por aqui, mas essa regra do banco central não se aplica ao NuBank por causa disso mesmo que você falou, ele não é um banco né!! Mas vai que eles vão reduzindo mesmo até zerar a cobrança!
Pelo que eu encontrei e li no site do Banco Central e do Banco24Horas, o Nubank se enquadra como ‘‘instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil’’, ou seja, pelo menos em tese, pela resolução nº 3.919, é isto que eu entendi.
Art. 1º A cobrança de remuneração pela prestação de serviços por parte das
instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, conceituada como tarifa para fins desta resolução, deve estar prevista no contrato firmado entre a instituição e o cliente ou ter sido o respectivo serviço previamente autorizado ou solicitado pelo cliente ou pelo usuário.
Todos os bancos devem se enquadrar nessa resolução?
Sim, todas as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central devem se enquadrar à resolução nº 3.919.
(fonte: 4 Saques Grátis no Banco24Horas - Perguntas e Respostas)
Resolução nº 3.919 do Banco Central em PDF:
Estamos aqui para nos ajudarmos e aprendermos. Qualquer erro e correção/acréscimo é muito bem vindo! Desde já, estou torcendo pra que em 2020 a taxa de saque seja completamente extinta e venha com uma boa campanha publicitária, como o Nubank sabe fazer!
A questão do Nubank ser banco ou não, não é o que faz os 4 saques gratuitos existirem.
E sim o produto que o Nubank oferece, diferente dos outros bancos, no regulamento é citado somente “conta de depósitos à vista” termo técnico para conta corrente, e em nenhum momento exige para a contas de pagamento que é a qual o Nuconta se enquadra.
Foi exatamente isso que pensei. Apesar de já possuírem autorização do Banco Central para atuarem como instituição financeira e com isso realizarem operações de crédito, como empréstimos pessoais… Um dos seus produtos (a NuConta), Nubank optou em fornecer na modalidade conta de pagamentos.
Caramba, que legal cara. Tomara que dê!
Esse assunto é tema constante aqui e nas redes sociais, só preciso entender porque outras “contas de pagamentos” (não é conta corrente) como o Picpay por exemplo tem saque grátis e só.o Nubank usa desse artifício para cobrar 6,50 num saque?
Segundo uma matéria que li, isso custeia a operação, mas faz tanto tempo que não lembro a fonte de informação para divulgar
Atualizando e acrescentando esta notícia, aqui está bem explicado sobre a questão do Nubank ainda não ser e nem poder ser considerado um banco, ainda:
@bunogui, Disso eu já sei desse sua fundação rsrs.
É uma decisão comercial, PicPay não oferece TED, PagBank tem limite para ele, Mercado Pago cobra TED, Nuconta não tem cobrança dele, C6 oferece saque e TED gratuito mas não oferece um cartão Gold/Platinum sem anuidade, Banco Inter não tem taxas mas não tem cartão virtual, cada um vai oferecendo um diferencial.
Mas acredito que isso vá mudar esse ano.
@ree, nada do que você falou tem a ver com minha colocação, que é o saque. Me referi as respostas sempre dadas aqui, que a cobrança se dá porque o Nubank não é banco, por isso citei o PicPay. Quanto aos demais serviços, é claro que vai variar de cada instituição, bem óbvio rsrs.
Mas isso é subsidiado pelo PicPay, você sabe disso, não existe saque grátis, o motivo de um oferecer ou não é até quanto afeta o caixa de cada um, citei essas diferenças por isso.
Ahh… Agora sim, uma resposta convincente, o Nubank não quer arcar com essa despesa e.a repassa em sua totalidade aos clientes.
Exatamente, PicPay deve ter tomado essa decisão por exemplo, para trazer mais clientes, eu adorei essa funcionalidade de sacar sem cartão só com app, e muitos amigos se impressionaram quando citei.
Eu criticava bastante essa medida, até entender que todos os bancos menores e digitais, usam a Cirrus para ser realizado esse saque no 24horas, enquanto os bancos maiores tinha uma conexão direta e custos menores, ainda bem que o Banco Central via essa desvantagem e exigiu mudanças pela TecBan.
Pois é @ree, daí eu volto aquela minha antiga opinião, o Nubank precisa dar uma evoluída, começou muito bem, porém de uns tempos pra cá deu uma parada geral, isso é fato.
De cartão de crédito pra mim está bem evoluído, mas Nuconta é um bebê ainda, tem muito função a implementar, mas aos poucos vai chegando. Por isso vejo com preocupação quem cancela todas as contas e tenta usar ele como única.