Galera, muito bom dia, boa tarde e/ou boa noite, a depender de sua inclinação filosófica!
Tudo bem com vcs?
Como de praxe, muitas postagens são relacionadas ao tema score diariamente aqui no fórum. Perguntas sobre o tema (Mínimo de pontos no Serasa Score), dicas (Como aumentar seu score ; Você conhece o seu SCORE? ; Score do Nubank), discussões sobre mitos e verdades (✔ 5 mitos sobre o Score, a pontuação usada para aprovar crédito), sobre o nível da própria pontuação (Como está a pontuação do seu Score?) e cadastro positivo (✅ Afinal, o que é Cadastro Positivo?) são apenas alguns dos exemplos de tópicos encontrados neste fórum lindo e que contribuem para o nosso entendimento sobre o assunto. Mas, de fato, ainda há o que se discutir sobre o tema. Longe da pretensão de se esgotar o assunto aqui, perguntas relevantes podem ser realizadas, como: o que é score? Como ele te afeta? Como ele pode afetar sua relação com o Nubank, mais especificamente? Ele tem alguma relação com o cadastro positivo?
O score é uma pontuação que vai de 0 a 1000. Assim, cada CPF possui, à ele, atribuída uma pontuação própria, personalizada, intransferível e dinâmica com o objetivo de indicar a probabilidade de uma pessoa atrasar, ou não, o pagamento de uma conta (Serasa Score: https://www.serasaconsumidor.com.br/score/). Em outras palavras, eles tentam prever qual o risco de alguém dar o calote ao receber alguma forma de crédito, pois eles não confiam apenas na nossa palavra. Dessa forma, quanto maior a sua pontuação, mais confiável o seu perfil tende a parecer para alguma instituição financeira na hora da liberação de crédito.
E como se consegue uma boa pontuação no score? Bom, o ponto principal é ser um bom pagador. Ter uma vida financeira movimentada também pode contribuir, pois a movimentação ajuda a criar e desenvolver seu perfil. E qual a lógica de tudo isso? Pense bem, se o seu trabalho dependesse de emprestar dinheiro ou fornecer crédito financeiro a alguém, qual dos pares de pessoas transmitiria mais confiança: Alguém que nunca atrasou um pagamento sequer, mas que não possui um histórico financeiro suficientemente extenso para ser avaliado, ou alguém que declaradamente não possui uma renda tão elevada, mas possui um histórico extenso de movimentação financeira exemplar? Destaca-se que outros fatores contribuem para a definição da pontuação, como a idade, por exemplo.
Entretanto, uma boa pontuação/score costuma ser apenas um dos requisitos a serem avaliados por instituições financeiras, como o Nubank, para a avaliação e análise do perfil do cliente frente à uma demanda por crédito. Isso significa que a avaliação é mais ampla e não se limita ao score, apenas. Situações como Cadastro Positivo ativado, movimentações financeiras - inclusive com a utilização de produtos da concorrência - , receita mensal, comprometimento da renda devido a financiamentos em andamento e até aspectos pessoais da vida dos clientes podem ser avaliados, conforme a necessidade e a tecnologia disponível. Esses nerds do Nubank… mal consigo prever seus movimentos! . Todavia, não está claro quais, exatamente, são os aspectos que o Nubank leva em consideração para realizar suas análises. Segredo !
Outra estratégia para passar a imagem de bom pagador consiste em ativar o cadastro positivo em empresas ou instituições que fornecem informações de créditos e que administram banco de dados com informações comerciais e cadastrais. Exemplos destes seriam o próprio Serasa (https://www.serasaconsumidor.com.br/cadastro-positivo/) e a Boa Vista Serviços (https://www.boavistaservicos.com.br/). O entendimento é que, ao abrir um cadastro positivo, vc estaria dando autorização, de forma voluntária, às instituições financeiras para acessar o seu currículo financeiro. Ou seja, informalmente falando, o famoso “se não deve, não teme”. Assim, toda operação financeira que realiza contará pontos para seu currículo. Torço para que a maioria sejam pontos positivos. Dessa forma, o cadastro positivo contribui diretamente para suas chances de obter mais confiança quando da aquisição de serviços financeiros.
Nuh! Falei demais né? Mas é isso, a intenção foi só ajudar e contribuir mais um pouquinho com esse assunto tão buscado aqui na comunidade.
Um abraço!