Score no Serasa Consumidor diminuiu após empréstimo

Meu score era alto, uns 800. Porém após a solicitação de empréstimo mês passado, caiu para uns 650. E olhe que não atraso nada.
E para completar, no app do Serasa, aparece que minha pontuação caiu por ter empréstimo. O que eu acho incrível é que eles possuem até o valor do empréstimo.
Daí uma dúvida, onde fica nossa privacidade? :joy::joy:

2 curtidas

Olá @Thun_An_Freitas, normalmente é assim mesmo. O fato de você solicitar um crédito pode derrubar o score. Conforme for quitando, ele vai voltando! :wink:

13 curtidas

Bom dia!

Entendo sua preocupação. Algumas coisas com o score são muito chatas mesmo. Parece que de uns tempos para cá as oscilações vêm sendo maiores.

Mas, oscilações no seu Serasa score fazem parte -uma simples análise de crédito em loja já pode afetar.

Mantendo tudo em dia, tudo se estabiliza.

Boa sorte. :sunglasses::purple_heart:

2 curtidas

Estaria eu ferrado quando fizer o meu empréstimo para compra de uma casa?

1 curtida

As instituições informam o que quiserem aos birôs (SPC Brasil, Control Cred/QUOD, Serasa e Boa Vista).
Se voce fez um emprestimo, é natural que a pontuação Score tenha uma queda, pois seu risco aumentou
Fazendo pagamentos em dia a pontuação tende a ser restaurada com o tempo.
Alem disso todas as operações de crédito são listadas no SCR obrigatoriamente.

O compartilhamento da informação com Biros de crédito e SCR não se trata de exposição de sua privacidade, mas para sua segurança e tambem instituições. A informação, se resume a no máximo dizer que possui emprestimo, que está em dia, atrasado a vencer.
Uma vez enviado a informação dentro dos limites estabelecidos não é ilegal não viola privacidade nem há quebra de sigilo bancario, evita o super endividamento, já que outras instituições saberao que a operação existe.

3 curtidas

O problema é que eles sabem exatamente os valores da parcela.

Sobre o repasse de informações entre bancos-birôs-bacen, isso faz parte do sistema e está no contrato que quase ninguém lê, lembrando ainda que existe o cadastro positivo. Quanto ao score, é natural que seu número tenha baixado, pois empréstimo tomado = endividamento = maior risco.

No mais, se quer um pouco de privacidade o jeito é começar a andar com umas notas de R$ 200,00 na mala, nas meias ou na cueca, pagar em cash, trocar o smartphone por um nokia’tijolão, deletar as redes sociais. Ter poucos cartões, evitar empréstimos e coisas do gênero também ajuda… :man_shrugging:t2::sweat_smile:

2 curtidas

Não há irregularidades ao exibir a informação.
Considere que alem de voce, apenas instituições financeiras ou BC terao acesso a esta informação.
Se pedir TV por assinatura, a consulta é limitada a consta apontamento, ou nada consta, e no maximo pontuação Score
Para o instituições financeiras, elas possuem outras ferramentas de consulta muito mais detalhadas…
Alem disso instituições financeiras tem acesso a um relatorio do BACEN muito mais detalhado.

A consulta ao seu CPF nos órgaos de proteção ao crédito será feita nas seguintes situações

  • Auto consulta é feita por voce a qualquer momento, não gera risco e é gratuita
  • Solicitação de crédito em algum momento voce pediu crédito para o banco, ele tem o direito e vai consultar seu CPF
  • Revisão de limites Periodicamente a instituição pode consultar seu CPF sem aviso prévio afim de rever seus limites implantados ou não , para verificar apontamentos, verificar viabilidade de aumentos espontaneos ou se for o caso redução ou retirada de limites.

Seria ilegal a instituição (Financeira ou não) com a qual voce nunca teve relacionamento ou já encerrou começar consultar seu CPF sem que voce tenha contratado seus serviços.
No caso serviços como TV e Internet, quando realizado a consulta é no inicio do relacionamento, após formalização do contrato, não faz sentido consultas periodicas.
O mesmo não se aplica para insitituições financeiras, que devido o ramo de atividade, fazem consultas periodicas ao órgaos de proteção ao crédito, independente de solicitação de produtos

5 curtidas

Sim, quando você faz um empréstimo é comum o seu SCORE cair, mas se você pagar as parcelas em dia sem atrasar, ele vai aumentando novamente. :grin::v:

Pra mim esse negócio de score é mais pra “comparar com o amiguinho” dq ser levado ao pé da letra.
O que importa não é a numeração em si, mas se você está com as dividas em dia e com o nome limpo, se não tem milhões de cartões e contas…
Eu nem ligo pra esse negócio não :grin:

Assinei o financiamento do meu AP agora em setembro, meu score caiu uns 80 pontos, (de 650 para 570 Aprox), estava em 595 e hoje subiu a 635.
Minha cara de preocupado com score :upside_down_face::upside_down_face::upside_down_face:

Quando meus pais precisaram de empréstimo, o score da minha mãe caiu, é um procedimento comum, mas quando realizar os pagamentos das prestações retornará gradativa ou totalmente, não precisa se assustar. Serve como um controle para os bancos, facilita a análise de crédito e ajuda a monitorar se o cliente já tem empréstimo em outras instituições (até mesmo saber sobre o valor).

1 curtida

Normal. Na maioria das vezes que vc pede um cartão, solicita um empréstimo, faz um consórcio ou faz algo que envolva crédito e a empresa consulta o seu cpf, seu score tende a baixar mesmo.

image

O Score não dve ser comparado com outras pessoas;
Ele é comportamental, é uma das variaveis na analise de crédito;

Uma pessoa pode ter um Score de mercado em 399, mas outras variáveis poderao ter maior peso na analise e uma linha de crédito será aprovada.
Ja para outro cliente com Score de 950 outras variaveis poderao ter mais pesos e haverá reprovação.
Algumas das variaveis consideradas, Score, apontamentos, Risco Bacen, Renda, investimentos, movimentação, Imposto de renda, dados cadastrais, interesse comercial, entre outros dados abertos ou sigilosos.

Score é uma das variaveis. A aprovação ou reprovação é resultado da combinação desses dados.

3 curtidas

Pois é mas não é oq uma grande parte que vejo pensa
Ficam mais preocupados em se comparar dq refletir a respeito dos possíveis motivos para que ele não tenha crédito na praça. :man_shrugging:t2::man_shrugging:t2::man_shrugging:t2:

1 curtida