Olá pessoal. Tendo em vista o grande número de golpes, com o PIX entre outros, venho aqui passar dicas de como tornar sua vida digital mais segura. Não sei se esse é o tópico correto(não sei se coloco no tópico comunidade ou vida financeira, o ideal seria um tópico dedicado, mas sugiram outro se não for). Pretendo fazer 1 post toda semana.
Por hoje vamos começar com o phishing que seria a “pescaria”. Os golpistas jogam a isca se você “morder” pronto é “fisgado”.
Muitos caem facilmente nesse golpe. Recebem um email informando que é do banco lá contém um link que direciona para um site falso, lá você coloca suas informações e o estrago está feito.
Aqui vai um quiz do Google em parceria com a jigsaw para ver se você cairia em um phishing por email: https://phishingquiz.withgoogle.com/?hl=pt-BR
Depois conta qual foi sua pontuação.
Mas como identificar?
Veja quais são os endereços de email e telefones oficiais das instituições. Não dê informações como senhas se te ligarem. Pelas redes sociais é mais fácil de identificar basta olhar para o selo de verificado ao lado do perfil, qualquer perfil que não tiver ignore, já recebi várias mensagens de perfis falsos com menos de 10 seguidores, as vezes você está com um problema e você reclama nas redes sociais do banco e magicamente aparece perfis mandando mensagem pedindo a sua senha informando que vai resolver o seu problema, não caiam nessa.
Muito bacana sua postagem @jonathansilveira, acredito que vai ajudar muitos usuários e leitores a evitar de cair nesses golpes. Conhecimento nunca é demais, obrigada por compartilhar o seu conosco
Exatamente @jonathansilveira, NENHUMA instituição financeira pede suas senhas por telefone, chat, e-mail, etc. Então vamos ficar de olho! Qualquer fraude encontrada, denuncie aqui para que todos na Comunidade recebam o alerta.
Normalmente os que recebo são bem mal feitos, mas teve um ai que li meio com pressa e estava bem disfarçado e acabei descuidando, isso porquê eu faço curso de TI, em choque…
Esse teste é muito bom, vou compartilhar com os amigos da área.
Já recebi um e-mail de golpistas se passando pela NET, porém tinha dados verídicos da assinatura, como o número de contrato, e até o valor certinho com os centavos, mas desconfiei, a NET dar desconto assim sem nem a gente pedir, abri o boleto, vi que era do Santander, copiei o código de barras e gerei a segunda via no site do banco, e tava lá a prova que foi maquiado e o pagamento cairia em nome de outra empresa.
Que massa, me conte um pouco mais sobre esse método pra verificar se o boleto é falso, não sabia que dava pra gerar segundo via com o código do mesmo. Nesse caso, a segunda via é feita no internet bank do banco que vou usar para pagar ou do banco que gerou o boleto?
Ainda existe casos do boleto não aparecer, a pagina apresentar erro, ou o banco não ter essa opção online como é o caso do Banco Safra, você pode ligar para o atendimento do Banco, e perguntar qual CNPJ emitiu ele.
Em caso de fraude, só abrir uma denuncia direto do atendimento ou pelo Banco Central, assim o Banco bloqueia a conta do fraudador.
O tópico está correto. Segurança nunca é demais. Está bom assim. Temos que ficar atentos mesmos. Os golpistas ficam atentos às novidades, nós devemos estar mais ainda. Afinal, somos vulneráveis o tempo todo. Vigilância é uma das palavras-chaves até na Bíblia Sagrada.
Como ficará a questão da segurança em relação ao uso do Pix? O bandido agora pode forçar alguém a fazer um Pix na sexta-feira à noite e, no outro lado do País, um laranja — se fazendo de vítima caso posteriormente localizado — poderá sacar instantaneamente o valor num caixa eletrônico. Acredito que será uma festa para a bandidagem, que agora não precisará levar o cartão e senha da vítima ao caixa eletrônico. O que se planeja para garantir a segurança do sistema ao consumidor?
Bem pensado, eles podem criar contas falsas com os dados de pessoas inocentes, e dai obordarem pessoas no meio da noite e forçarem a transferir para essa conta de inocentes e depois sacarem.
É uma questão delicada.