Segurança PIX - Monitoria e Segurança

Opa galera tudo bem? segue uma sugestão de feature a ser implementada no aplicativo visando ter uma baixa nos números de sequestros ao qual os bandidos utilizam do PIX para roubar o dinheiro do cliente.

A ideia segue com base em um termo ao qual o cliente pode ou não aceitar, o mesmo tem como ideia o compartilhamento em tempo real da localização do aparelho e o envio de uma notificação para um contato de segurança baseado em algumas diretrizes dentre elas

1. Baseado em um range de horário (Ex: 18:00PM Até 06:00AM);
  2. Baseado em um limite determinado (Ex: R$1.300,00);
  3. Baseado em uma quantidade de transações (Ex: 3 PIX’s do valor definido no item (2).

// A nivel codigo
// MonitorarGeoLocalizacao function recebendo o horario da transação, o valor e o codigo do usuario (cliente)
// monitorar retorno identificando se deve começar a fazer o tracking da geolocalização em tempo real e efetuar o disparo do push para o contato de emergencia a ser definido
// horarioInicioMonitoria = inicio do horario a se considerar como uma transação suspeita (item 1 da explicação acima)
// horarioFimMonitoria = fim do horario a se considerar como uma transação suspeita (item 1 da explicação acima)
// valorMonitoria = valor a se considerar como uma transação suspeita(item 2 da explicação acima)
// qtdeTransacoesMonitoria item 3 da explicação acima

private bool MonitorarGeoLocalizacao(timespan horarioTransacao, decimal valorTransacao, int usuarioId){
bool monitorar = false;

if(horarioTransacao >= horarioInicioMonitoria)
if(horarioTransacao <= horarioFimMonitoria)
if(valorTransacao >= valorMonitoria){
//retorna ultimas 5 transacoes no intervalor de 30 min
 var qtdeUltimasTransacoes = await _transRepo.RetornarQuantidadeTransacoesPorMin(intervaloEmMin:30,usuarioId: usuarioId);

if(qtdeUltimasTransacoes >= qtdeTransacoesMonitoria)
monitorar = true;
}
return monitorar
}

O Nubank começa a monitorar a localização e disparar uma notificação para um contato de confiança determinado pelo cliente.

11 curtidas

Eu faria alguma coisa também para bloquear dinheiro guardado… se está no porco ou caixinha, teria uma camada extra de proteção… mas não sei como seria.

3 curtidas

:clap:t3::clap:t3::clap:t3: Ótima sugestão!

1 curtida

Se não me engano o BB tinha isso… um limite pífio de transferencias para novos contatos em horários não comuns. Era uma boa, no meu caso, pelo menos, nunca me atrapalhou. Se tiver a opção de habilitar ou não as proteções, personalizar os limites… impossível alguém não gostar.