Segurança nos aplicativos

Olá amigos!
Bom durante a pandemia aumentaram e muito o número de golpes e fraudes nos aplicativos dos bancos e eu gostaria de saber:
Existe algum modo de evitar ter o cartão de crédito clonado?
Como evitar invasões no aplicativo do banco?
Tem algum modo de evitar esse tipo de problema e se acontecer como proceder diante dessas situações?

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Em compras online você usa o cartão virtual se suspeitar de algo é só apagar e criar outro, no físico se acontecer tem que bloquear e avisar no chat, o Nubank irá desativar o cartão e fará o envio de outro.

Quando ocorre esses tipos de problemas, primeira coisa é fazer o bloqueio do cartão no app. Em seguida entrar em contato com o Nubank para lançar disputa com a Mastercard sobre as compras efetuadas pelos golpistas.

Caso tenha o celular roubado você pode deslogar os apps no site do Nubank.

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Infelizmente não existe no se proteger 100%, podemos tentar mas hj em dia pra cada medida preventiva os bandidos já inventam umas 10 maneiras de burlar…
O jeito é ter cuidado mesmo… Se for utilizar o cartão físico, não dar na mão de outras pessoas, eu tbm utilizo um adesivo cobrindo os números do cartão, prestar atenção nos caixas eletrônicos (quando eu sacava dinheiro, eu tentava puxar a parte de enfiar o cartão, pra ver se não era chupa cabra :sweat_smile:)
Mas compras online, sempre utilizar o cartão virtual, dar preferência em sites confiáveis, desconfiar daquelas ofertas mirabolantes, etc…

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O mais sensato é deixar apenas o limite necessário no cartão de crédito. Você pode controlar o limite quando quiser pelo aplicativo. Golpes com maquininhas adulteradas estão cada vez mais comuns.

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Pois é eu até parei de usar cartão mesmo pq é uma dor de cabeça para tentar resolver isso com o banco depois rsrs
Obrigado pela resposta🙏

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Não efetuar compras de sites suspeitos, não salvar os dados em aplicativos de compras, não compartilhar deu cartão com conhecidos ou familiares e nem entregar sua tarjeta na mão de vendedores e operadores de caixa, manuseando você mesmo o cartão na máquina.

Nada disso impede a clonagem, mas reduz a chances drasticamente.

Assim que identificar uma compra não reconhecida, bloqueie o cartão no app e entre com a contestação da compra pelo chat.

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Olá, boa noite,

Os golpes de clonagem de cartão hoje são raros, se não inexistentes, por causa do chip no cartão. O que pode acontecer, até onde me vem o conhecimento, é:

  • maquininhas “chupa-cabra” que extraem tokens do cartão pra utilizar em outras compras (não sei o quanto isso é frequente hoje em dia);
  • uso dos dados do cartão pra compra online.

No caso da compra online, aí são aquelas medidas conhecidas que os colegas já falaram: preferência ao cartão virtuais (ou aos cartões, dado que a função de múltiplos cartões virtuais está sendo liberada, aos poucos), pois é mais fácil de apagar, e evitar compartilhar dados de cartão com empresas suspeitas. Um colega já disse, mas uma dica legal é tapar os dados do cartão físico, pelo menos o código de segurança, com algum adesivo, pois existem casos de galera filmando cartões físicos em lojas pra fazer compras depois.

Outro truque legal, como o colega falou, é controlar o limite de crédito do cartão à medida que vai usando pra que, se e quando acontecer um golpe, pelo menos você garante que ele não seja grande.

Além do básico de usar uma senha boa e única pro aplicativo, é imprescindível proteger sua conta de email, que é onde o Nubank manda um código pra te autenticar. Os grandes serviços de email, como Gmail e Outlook, possuem fatores de segurança bastante robustos pra isso. O ideal: senha forte e única + autenticação em dois fatores. Se quiser levar o negócio muito a sério, dá pra considerar o Programa de Proteção Avançada do Google, que aí o negócio fica em outro nível.

Algo que foge de invasão ao aplicativo, mas que pode prejudicar também, é quando roubam seu cartão sabendo a senha e fazem saques em caixas do Banco 24Horas. Nesse caso, acho legal manter o dinheiro “guardado” na conta (através da função “Guardar dinheiro”), com um valor menor não “guardado”, pra evitar que consigam sacar muito dinheiro.

No caso de compras indevidas com o cartão, você tem o direito de pedir o dinheiro de volta.

No caso de invasão de aplicativo, o ideal é entrar no site do Nubank e clicar pra deslogar de tudo, inclusive do aplicativo. Depois você precisa cuidar da segurança da sua caixa de email, trocando a senha, removendo dispositivos confiáveis etc, pois provavelmente a pessoa tem acesso à sua conta de email.

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Eu pensei que era só eu que fazia isso… As pessoas ficavam me olhando estranho :rofl:

Queria muito que o Nubank aderisse a terceira etapa (Google Authenticator)…

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Como que é essa parada aí? Hauahus

Realmente. Poderiam permitir a troca da autenticação por email por qualquer outra forma, inclusive chave de segurança, iria ficar bastante robusto. Mas, sinceramente, em comparação com outros bancos e instituições financeiras que fazem uso por exemplo de SMS, autenticação por email já tá de bom tamanho hehe Depois ainda tem a foto do rostinho, então…

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Pra mim tá não kkkkkk :sweat_smile:

A galera relata por aí que até essas verificações por SMS e email estão sendo burladas, queria ver passar pelo código do Authenticator… Mercado Pago/Livre já colocaram a alternativa do Auth.

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Sim já ouvi falar disso também.

Sei que burlar o SMS é bem “fácil”, seja interceptando a mensagem ou simplesmente roubando a linha telefônica. Agora, no caso do email, desconheço essa facilidade… Mas concordo que o melhor dos mundos seria permitir códigos OTP e chaves de segurança

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Tão bom encontrar pessoas estranhas como a gente! rs #FaçoOMesmo

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