Seguro Garantia Estendida Original - Emito o bilhete agora?

Olá!

Tenho uma dúvida que até liguei na Mastercard e ficou meio no ar a resposta:

1 - Comprei um produto que se enquadra nos termos.
2 - Possui garantia de 12 meses (1 ano).
3 - Comprei à 1 mês por exemplo, restante 11 meses de garantia do fabricante.
4 - Emito o bilhete do seguro agora ou quando estiver faltando poucos dias para acabar a garantia do mesmo?
5 - Alguém já emitiu o bilhete do seguro logo após a compra e foi estendido corretamente por + 12 meses a partir da data de finalização da garantia do fabricante, totalizando 24 meses de hoje até a validade do bilhete?
6 - Ou a validade do bilhete veio 12 meses contando a partir do dia da emissão independente se faltam ainda 12 ou 11 meses para garantia do fabricante terminar…?

Se eu emitir agora, automaticamente vai estender para até daqui 1 ano e 11 meses?
Ou vai emitir valendo apenas até daqui 12 meses ? (Ou seja, valerá apenas 1 mês a mais do que a garantia do fabricante)

Sei que se eu emitir faltando 1 semanas para a garantia do fabricante vencer estenderia automaticamente por 1 ano, mas já queria poder fazer isso agora após a compra, pois é bem mais fácil fazer isso nos momentos / dias próximos a compra e já deixar tudo organizado e guardado em vez de ter que “lembrar” de fazer isso perto de vencer a garantia do fabricante.

Muito obrigado! :smiley:

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Fala @TheHunter, boas vindas à NuCommunity! :tada:

No regulamento do Guia de Benefícios da Mastercard, a única menção a essa sua dúvida que eu encontrei foi a seguinte:

Antes do vencimento da garantia do fabricante, certifique-se de emitir seu Bilhete de Seguro de Garantia Estendida Original.

Logo, você pode gerar o seu bilhete de seguro quando quiser desde que seja antes da garantia vencer. A garantia estendida contará após o término da garantia do fabricante.

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Tenho as essas mesmas dúvidas que você! Estou aguardando alguém que já fez nos atualizar aqui :eyes:

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Olá @TheHunter seja bem vindo a Nucommunity

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Agradeço as boas vindas @Mario_Cisneros e @endydealmeida .

@natan.jl

Sobre a dúvida, acabei tentando emitir o bilhete para ver se encontrava uma informação exata e no meio do caminho antes de concluir o processo, o site da AIG informou o que eu gostaria de saber, coloco abaixo a mensagem que apareceu para mim, pena que o site da AIG ter falado isso e o da Mastercard mesmo não ter essa informação clara:

Prezado Cliente Mastercard,

A emissão anual do Bilhete de Seguro para os seguintes benefícios é mandatória para garantir a cobertura do seguro e para o processo de reembolso em caso de ocorrências. Seu Bilhete de Seguro terá vigência de 12 (doze) meses a partir da data da emissão:

  • -Seguro Viagem e
  • -Seguro Garantia Estendida Original

A não emissão do Bilhete de Seguro implicará em inexistência de cobertura securitária.

Para todos os outros seguros, a emissão do bilhete de seguro não é necessária.

Acesse o Guia de Benefícios disponível no site da Mastercard (www.mastercard.com.br) para verificar a seleção de benefícios elegíveis para seu tipo de cartão.

Ou seja, se emitir logo após a compra, ficariam a garantia do fabricante e o seguro da mastercard ambos valendo ao mesmo tempo, não sei como funciona na VISA, mas uma pena na Mastercard / AIG ser assim e não automático a partir de quando vence a garantia do fabricante, (talvez essa dificuldade seja para o usuário até esquecer ou deixar isso para lá), uma coisa que aquelas garantias adicionais na hora da compra facilita é isso, você compra a garantia adicional e já fica valendo automaticamente logo após o vencimento da garantia do fabricante…

Liguei na Mastercard e atendente me disse que, eu poderia emitir um bilhete agora e perto de vencer a garantia do fabricante eu poderia emitir outro para estender o prazo e o apenas o novo bilhete valer, qual a vantagem? Praticamente nenhuma, a única vantagem seria que se eu esquecer de emitir o bilhete perto do vencimento da garantia do fabricante, teria alguns dias ou semanas da validade do primeiro bilhete. Então, claro, se eu emitir o bilhete faltando 1 dia para vencer a garantia do fabricante, eu teria o melhor aproveitamente possível da garantia adicional da Mastercard / AIG. Mas eu poderia emitir faltando 1 mês por exemplo, o que já seria melhor ter uma garantia de 11 meses do que deixar para em cima da hora, esquecer e não ter garantia adicional alguma…

Recomendo, faltando 1 mês ou 2 semanas já ficar esperto para emissão do bilhete, só não esqueça de colocar na agenda, (aahhhhh que chato!!!) Deveria ser mais fácil esse processo, mais automático… Iniciando a valer o bilhete da garantia adicional a partir do vencimento da garantia do fabricante, de acordo com a data que você inseriu.
Fiquei curioso para saber se o processo da VISA também é assim…


Informação adicional sobre benefícios da Mastercard - Opinião pessoal apenas:

Seguro Proteção de Preço:
O que diz: “se em até 30 dias encontrar seu produto em uma loja mais barato, você tem reembolso da diferença…” Estou fazendo esse processo pela primeira vez, por uma diferença de uns R$ 150 do produto. Mas para falar a verdade, o processo é tão arcáico, toda vez ter que inserir tantos dados e tanta coisa que não sei se vale a pena, a não ser que você precise receber un valor vantajoso de diferença, talvez valha a pena. Toda vez parece que precisa enviar por escrito a mão dados de onde deseja receber o reembolso, a NFe, a fatura do cartão, as informações de onde encontrou a promoção e outros documentos. Achei que ao digitar os dados do cartão, a Mastercard já teria todos seus dados e você, no máximo, apenas confirmaria eles. No mínimo do mínimo, poder escolher para ocorrer o reembolso no próprio cartão já facilitaria.
O que alivia? É que essas informações escritas a mão podem ser enviadas após a aprovação do pedido em vez de ter que enviar obrigatoriamente toda vez na hora do pedido.
Loucura loucura… :smiley:

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Obrigado por voltar aqui com o desfecho @TheHunter!

Realmente é chato demais ter que se lembrar de emitir um bilhete de seguro tanto tempo depois da compra. :slightly_frowning_face:

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O da Visa pelo menos é mais transparente que o da Mastercard, nos exemplos abaixo usei a apólice emitido a partir do meu cartão Visa Signature, na apólice deles deixa bem claro a validade do ticket do seguro, no print da apólice abaixo destaquei que o ticket vale por um ano, ou seja, todas as compras feitas dentro deste prazo estarão cobertas pela garantia estendida. Logo acima você pode reparar que a vigência é de quatro anos, mas por que isso? Porque o prazo máximo de garantia estendida é de 36 meses na Visa, sempre obedecendo a garantia estendida máxima de 12 meses. Se tal produto tiver 12 meses de garantia de fábrica, ele estende pra mais 12 meses, totalizando 24 meses. Porém se o produto tiver 24 meses de garantia de fábrica, ele só ganha mais 12 meses. E se o produto tiver 30 meses de garantia de fábrica, só terá mais 6 meses de estendida. Ou seja, dá a entender que não haveria necessidade de emissão de outro bilhete pra manter protegido os produtos já comprados dentro do período de 12 meses de validade do mesmo. A emissão de novo ticket na Visa seria pra que os produtos adquiridos no novo ciclo também estejam protegidos, seguindo as regras de validade do novo bilhete claro.
Neste sentido a Mastercard peca em não deixar claro se segue a mesma mecânica ou se é essa mesmo que você entendeu, que haveria necessidade de emitir um novo ticket a cada 12 meses.

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Ajudou demais!! Agora falta a gente ver se com a VISA funciona assim também, qualquer coisa complemento por aqui.

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Bem complicado mesmo

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Ah, fiz a emissão do bilhete para testar, foi justamente como o caso da VISA, mesmo o site da AIG informando coisas estranhas de validade de 12 meses, a validade dele fica 48 meses (4 anos).

Ou seja, quando eu digitei o número do cartão, o endereço e alguns dados pessoais, o bilhete emitido já vale para todos produtos comprados nesse cartão que estejam com garantia do fabricante ainda e todos que serão comprados da data da emissão do bilhete até 12 meses depois e estendendo por mais 12 meses

Informação de rodapé no Bilhete que emiti hoje (11/04/2022):

Este bilhete de seguro valerá também para Compras Elegíveis realizadas com o cartão segurado a partir da data de emissão deste Bilhete até 11/04/2023

Imagem informando a data de vigência do bilhete:

Ou seja… podem emitir na data da compra, que como na VISA, ele coloca a data do bilhete de hoje para 4 anos de validade, e não 1 ano de validade. 1 ano, acredito que seja para compras futuras, como na informação de rodapé do bilhete que citei acima.

Isso se já não tiverem um bilhete para esse cartão, pois um bilhete vale para um cartão por todo e todas as compras dele, e… não precisa emitir um bilhete para cada compra.

O ruim é que se utiliza vários cartões virtuais, precisa (acho…) emitir para todos eles separadamente se desejar ter garantia estendida para compras neles… e mesmo sendo virtual, não sei se apenas a emissão do bilhete para o principal já valeria… então o que recomendo é emitir para todos virtuais se comprar coisas válidas pelas regras com eles (até alguém testar ou termos essa informação pela Mastercard):

A cada compra que deseja estender a garantia, já verifique se possui bilhete para esse cartão utilizado, se não tiver ou se estiver a menos de 1 ano para vencer a vigência do bilhete, ja emita um novo. Poderá emitir um novo para o mesmo cartão, o novo bilhete substitui o antigo, mas não estende a garantia estendida*.

  • se a garantia estendida de um bilhete atual iria acabar 12/2022. Criar um novo bilhete antes dessa acabar, não faz estender por mais 12 meses a garantia estendida (criando um loop infinito de garantia estendida, é óbvio, mas não custa falar).

Imagens adicionais do bilhete para quem desejar ver todas informações:

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Perfeito :clap:t3::clap:t3::clap:t3::clap:t3: Mas, digamos que gerei o bilhete. Tenho um produto comprado com o cartão há uns 2 meses, assim que acabar a garantia original, a estendida da Visa já valerá. Mas se caso precisar acionar essa garantia? Entro em contato com a fabricante do aparelho? Como prosseguir? Essa parte ainda não ficou claro pra mim :sweat_smile:

Para acionar a garantia pelo bilhete, pelo que vi seria esse caminho:
Acesse esse site : https://mycardbenefits.com/
Escolha o país e depois digite os números do cartão .

Aparecerá para Iniciar um aviso de Sinistro, escolha a opção que seu aparelho parou de funcionar. (segue a imagem de exemplo abaixo)
E depois pedirá a data da compra.

Pela data da compra e número do cartão ele já te informa os benefícios do seu cartão, como nessa foto, selecione o item Garantia Estendida:

Depois terá todas instruções, pedirá alguns documentos e o bilhete do seguro, e possivelmente N outras coisas, segue foto abaixo do caminho e alguns detalhes, não prossegui aqui, mas acredito que já ajude.

Possivelmente a AIG tentará uma assistencia para seu aparelho e te encaminhará para isso como uma garantia adicional faria, já que garantia adicional na hora da compra ou a AIG seguirão os mesmos caminhos… E se não tiver conserto ou não encontrarem ninguém para consertar, provavelmente irão lhe oferecer uma dessas três opções pelo que já vi:

1 - Um produto novo igual (isso se ainda tiver fabricando)
2 - Um produto similar, precisa ficar de olho, nem sempre o similar será melhor, mas já vi casos de ser melhor…
3 - Devolver o valor pago.

Comigo já ocorreu em outra garantia adicional, sem ser AIG, de levar para a assistência, ter conserto, mas o conserto ser tão caro, que a seguradora preferiu oferecer um produto novo. Me informaram o modelo do novo e tal, se eu aceitava, aceitei e pronto. =)

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Excelente saber que o bilhete da apólice da Mastercard é praticamente idêntico ao da Visa.

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Esse tópico é de grande relevância. Não encontrei em nenhum lugar detalhadamente de como realizar todo o processo. Muito obrigado por compartilhar a sua experiência conosco @TheHunter! :smile:

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Muito bom o tópico, algumas coisas me esclareceram bastante.

Comigo acabei de gerar um Bilhete de Seguro, mas a data de término não ficou 4 anos pra frente… Acho que terei de anotar na agenda e ficar gerando anualmente pra garantir.

A dúvida que eu fiquei foi o seguinte:
Tenho meu cartão físico e os virtuais.
Se eu gerar bilhete de seguro para meu cartão físico, as compras feitas pelos cartões virtuais associados também estarão cobertas?
Ou devo gerar Bilhetes de Seguro para os Virtuais também?
Eu costume ter cartões virtuais para cada site que uso mais, portanto tenho uns 20 cartões diferentes, e isso me complicaria a vidaq se tiver que fazer para cada um deles anualmente.

Por sinal, isso nem deveria precisar gerar, poderia ser um benefício automático pra quem tem este cartão.

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Tenho a mesma dúvida e até hoje não consegui uma resposta consistente. Espero que alguém apareça com uma ideia!

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@Mauricio_Danielski @Elves

Eu passei por essa situação essa semana e aqui eu tenho a resposta para vocês meus amigos. =)

Bandeira : Mastercard
Seguradora : AIG

A resposta é:
Você precisa de ter o bilhete para o cartão da compra, independente se ele é virtual ou temporário ou se é adicional de um cartão principal.

Então, é uma regra talvez absurda nos dias de hoje, eu também tenho costume de comprar coisas com cartões virtuais e temporários, imagina ter que emitir para quase toda compra um bilhete diferente? Fica praticamente inviável.

Espero que a Mastercard e AIG mudem essa regra e quem sabe, para simplifcar mais ainda, faça você ter o bilhete apenas para seu CPF e não precisando emitir para todo cartão que você tiver…


No meu caso eu havia comprado com o físico, mas tinha apenas o bilhete do virtual que é vinculado ao físico, mas a AIG disse que tanto faz, mesmo que se fosse o contrário, se tivesse o bilhete do físico e tivesse comprado com o virtual, ainda sim não valeria, eu precisaria ter o bilhete do exato cartão que a compra foi feita. Coisa que praticamente seria inviável / trabalhoso para um cartão temporário eu imagino.

Para os cartões VISA ou outra bandeira eu não sei se as regras são as mesmas.
Possivelmente isso compensará mais para compras bem específicas ou que você utiliza praticamente o mesmo cartão para quase tudo.

Bom… fiquei sem a garantia estendida ahahaha.

:grimacing:

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Essas operadoras já deixam essas informações obscuras de propósito para as pessoas perderem os benefícios por não ter a informação correta de como proceder.