Agradeço as boas vindas @Mario_Cisneros e @endydealmeida .
@natan.jl
Sobre a dúvida, acabei tentando emitir o bilhete para ver se encontrava uma informação exata e no meio do caminho antes de concluir o processo, o site da AIG informou o que eu gostaria de saber, coloco abaixo a mensagem que apareceu para mim, pena que o site da AIG ter falado isso e o da Mastercard mesmo não ter essa informação clara:
Prezado Cliente Mastercard,
A emissão anual do Bilhete de Seguro para os seguintes benefícios é mandatória para garantir a cobertura do seguro e para o processo de reembolso em caso de ocorrências. Seu Bilhete de Seguro terá vigência de 12 (doze) meses a partir da data da emissão:
- -Seguro Viagem e
- -Seguro Garantia Estendida Original
A não emissão do Bilhete de Seguro implicará em inexistência de cobertura securitária.
Para todos os outros seguros, a emissão do bilhete de seguro não é necessária.
Acesse o Guia de Benefícios disponível no site da Mastercard (www.mastercard.com.br) para verificar a seleção de benefícios elegíveis para seu tipo de cartão.
Ou seja, se emitir logo após a compra, ficariam a garantia do fabricante e o seguro da mastercard ambos valendo ao mesmo tempo, não sei como funciona na VISA, mas uma pena na Mastercard / AIG ser assim e não automático a partir de quando vence a garantia do fabricante, (talvez essa dificuldade seja para o usuário até esquecer ou deixar isso para lá), uma coisa que aquelas garantias adicionais na hora da compra facilita é isso, você compra a garantia adicional e já fica valendo automaticamente logo após o vencimento da garantia do fabricante…
Liguei na Mastercard e atendente me disse que, eu poderia emitir um bilhete agora e perto de vencer a garantia do fabricante eu poderia emitir outro para estender o prazo e o apenas o novo bilhete valer, qual a vantagem? Praticamente nenhuma, a única vantagem seria que se eu esquecer de emitir o bilhete perto do vencimento da garantia do fabricante, teria alguns dias ou semanas da validade do primeiro bilhete. Então, claro, se eu emitir o bilhete faltando 1 dia para vencer a garantia do fabricante, eu teria o melhor aproveitamente possível da garantia adicional da Mastercard / AIG. Mas eu poderia emitir faltando 1 mês por exemplo, o que já seria melhor ter uma garantia de 11 meses do que deixar para em cima da hora, esquecer e não ter garantia adicional alguma…
Recomendo, faltando 1 mês ou 2 semanas já ficar esperto para emissão do bilhete, só não esqueça de colocar na agenda, (aahhhhh que chato!!!) Deveria ser mais fácil esse processo, mais automático… Iniciando a valer o bilhete da garantia adicional a partir do vencimento da garantia do fabricante, de acordo com a data que você inseriu.
Fiquei curioso para saber se o processo da VISA também é assim…
Informação adicional sobre benefícios da Mastercard - Opinião pessoal apenas:
Seguro Proteção de Preço:
O que diz: “se em até 30 dias encontrar seu produto em uma loja mais barato, você tem reembolso da diferença…” Estou fazendo esse processo pela primeira vez, por uma diferença de uns R$ 150 do produto. Mas para falar a verdade, o processo é tão arcáico, toda vez ter que inserir tantos dados e tanta coisa que não sei se vale a pena, a não ser que você precise receber un valor vantajoso de diferença, talvez valha a pena. Toda vez parece que precisa enviar por escrito a mão dados de onde deseja receber o reembolso, a NFe, a fatura do cartão, as informações de onde encontrou a promoção e outros documentos. Achei que ao digitar os dados do cartão, a Mastercard já teria todos seus dados e você, no máximo, apenas confirmaria eles. No mínimo do mínimo, poder escolher para ocorrer o reembolso no próprio cartão já facilitaria.
O que alivia? É que essas informações escritas a mão podem ser enviadas após a aprovação do pedido em vez de ter que enviar obrigatoriamente toda vez na hora do pedido.
Loucura loucura…