Olá amigos,
Estava lendo agora há pouco o post Nubank instala máquina de prêmios no Ibirapuera - Blog do Nu - NuCommunity publicado na comunidade por @pedrodvargas e me veio uma ideia interessante. A saber, produtos de seguro que fossem personalizáveis que se encaixem perfeitamente nos interesses dos clientes, tanto temporariamente, quanto ao longo do tempo.
É inegável que ainda existe um certo receio em adquirir seguros; pessoalmente, eu achava meio de “mau agouro” contratar um produto financeiro do tipo, encarava isso como uma falta de fé por parte do indivíduo. Todavia, com o amadurecimento que os anos proporcionam, cheguei à conclusão que não é bem assim que as coisas funcionam.
Afinal, eventualidades podem acontecer com qualquer pessoa e não refiro somente a casos extremos como acidentes que culminam com morte ou invalides permanente. Porquanto, dispor de um seguro que cubra potenciais sinistros, mesmo em um momento específico de sua vida, pode ser uma atitude inteligente e uma demonstração de cautela.
Seguro personalizável: para condições específicas
Sabemos que a maior parte dos seguros oferecem maiormente propostas de longo prazo engessadas e iguais para atender um amplo leque de pessoas. Contudo, os seres humanos têm suas particularidades, tanto em seus comportamentos pessoais quanto no estilo de vida que levam, um mesmo produto jamais irá atender a todos satisfatoriamente.
Por essa razão creio que vender seguros de forma personalizada por ser uma boa saída para uma maior adesão das pessoas a esse produto. Por exemplo, alguém que vai enviar um filho ou filha para estudar no Japão poderia ter a opção de contratar um pacote de seguro que cobrisse os 4 anos que eles vão passar no país.
Um repórter que vai passar três meses trabalhando em uma região em guerra poderia contar com uma alternativa em seguro específica para isso. Um missionário que pretende visitar tribos na Amazônia pra um trabalho social também poderia contratar um produto peculiar que cobrisse os riscos inerentes a sua atividade.
Enfim, são inúmeras as situações que pedem apólices de seguro bem particulares. Creio que a tecnologia de algoritmos já pode avaliar casos por mais específicos que sejam e oferecer produtos sob medida para atender os clientes. Me refiro especialmente a opções de seguro temporárias (sem carência) que oferecem indenizações que ajudem a cobrir os custos decorrentes de potenciais sinistros.
Seguros no Nubank: uma opção para cada situação
Tempos de parar de pensar nos seguros como premiações de loteria, pois o ato de contratar um é somente uma demonstração de estar preparado para o pior, mesmo desejando que ele nunca aconteça. Sendo assim, o benefício proporcionado por um produto de seguro é mais um apoio para uma hora difícil do que prêmio de consolação.
Posto que a maior vantagem para um contratante de seguro é não precisar usá-lo.
Seria ótimo poder acessar o app do Nubank e comprar, em cota única, um seguro que cobrisse uma viagem de trabalho de três meses, uma viagem de férias de duas semanas, dois anos de estudos em um país estrangeiro etc. O fato é que precisamos de produtos segurados mais flexíveis que atendam as condições particulares da vida moderna.