Selic x investimentos

Olá, comunidade! Como vocês estão?

Hoje, trago um assunto que está sempre nos noticiários e na tela do seu celular. Já sabe qual é? Isso mesmo, a famosa taxa Selic dando o que falar mais uma vez.

No dia 4 de maio, quarta-feira desta semana, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, decidiu elevar a taxa básica de juros brasileira (Selic) de 11,75% para 12,75% ao ano. Esse foi o décimo aumento seguido com o intuito de controlar a inflação.

Lembrando que a Selic é a taxa básica de juros da economia do Brasil e é definida pelo presidente e diretores do Copom a cada 45 dias. Ela funciona como uma taxa “mãe”, ou seja, um parâmetro para todas as outras taxas de juros da economia. O Banco Central a usa para controlar e manter a inflação dentro da meta para o ano.

Quer saber mais sobre a Selic? Nós preparamos um conteúdo completo em nosso Instagram!

Afinal, quais são os melhores investimentos para a alta da Selic? Vem comigo que eu te conto.

Quando a Selic está baixa, é normal que, para buscar retornos maiores, os investidores corram atrás de investimentos mais arriscados como as ações da Bolsa de Valores. Mas com a Selic subindo tanto, a rentabilidade da renda fixa ficou mais atrativa.

Um dos maiores exemplos são os investimentos pós-fixados.

Com a Selic em alta, esses investimentos oferecem maior remuneração pois são atrelados a um indexador da economia, como a Selic ou o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Em outras palavras, quando a taxa sobe, o rendimento também aumenta.

Conheça alguns desses investimentos:

Outros investimentos recomendados são os atrelados à inflação, como o Tesouro IPCA+, que também possuem melhores rendimentos com a elevação da taxa.

Ou seja, investimentos que sejam atrelados a algum índice da economia (como o CDI, que acompanha a Selic) tendem a ficar mais vantajosos com a subida dos juros. E a Selic também impacta os retornos de aplicações em investimentos como títulos do Tesouro Direto e CDBs.

Mas e aí, me conta o seu palpite para a próxima reunião do Copom… a Selic vai subir mais uma vez, vai ficar como está ou voltará a cair? Deixe nos comentários!

25 curtidas

Ótimo conteúdo @Yass. Eu acredito que ainda vai subir mais! :rocket:

9 curtidas

Muito esclarecedor @Yass, obrigada pelo conteúdo

8 curtidas

Conteúdo top, gratidão por compartilhar @Yass

7 curtidas

Ótimo conteúdo @Yass!
Igual o Julian falou, acho que vai subir mais. De um lado nosso dinheiro rende mais, do outro, a inflação pesa.

6 curtidas

Conteúdos maravilhosos para meu futuro de investimentos kkkk Ótimo trabalho como sempre! :purple_heart:

7 curtidas

Na minha opiniao ira subir sim beneficiando os investidores com certeza💜

4 curtidas

Excelente conteúdo @Yass parabéns pelo tópico!!

Como o @Julian_Lopes e o @Alexandre_Niess falaram, também acredito que ainda suba mais um pouco.
É bom por um lado (investimentos) e não tão bom por outro (inflação) :sweat_smile:

7 curtidas