Semana do Meio Ambiente

Oooi, pessoal!
Tudo certo com vocês?

Gente, estamos na semana do Meio Ambiente e, para esta ocasião super importante, estamos bolando um conteúdo bem legal para os próximos dias, inclusive, relacionados à ESG.

Maaaas, até lá, bora fazer um aquecimento? :eyes:

Então vamos com alguns fatos. Vocês sabiam que:

  • De acordo com o WRI (World Resources Institute), o mundo perdeu 4,2 milhões de hectares de florestas tropicais primárias em 2020.
  • Segundo uma pesquisa da Greenpeace, só em 2020, mais de 160 mil pessoas morreram nas cinco cidades mais populosas do mundo devido às partículas finas de poluição.
  • O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas) prevê um crescimento no nível dos oceanos de 30cm até 2050.

Muitos desses impactos podem ser minimizados com simples ações do dia a dia.

E falando em ações, se liguem nesse organizador de maquiagem que a @jessicas fez utilizando apenas caixas de papelão, tinta guache e cola quente:

Demais! Não é mesmo?

Confesso que fiquei com vontade de tentar algo assim, talvez uma casa de papelão pros meus gatos :star_struck: Hahaha

E aí, pessoal? Conta pra gente como vocês ajudam o Meio Ambiente :smiley:

Compartilhem fotos, tutoriais, dicas… Tá valendo tudo!

35 curtidas

Geeeente, uma das coisas que eu amo fazer é artesanato, foi uma maneira que eu encontrei de ajudar o meio ambiente e também se tornou uma terapia pra mim :smiley:

Comecei por conta de uma necessidade, eu precisava demais de um organizador de maquiagem (a louca da make sou eu! kkkkk), mas não estava à procura de comprar, e resolvi fazer um, com as caixas de papelão e de leite que estavam espalhadas pela minha casa!

E deu super certo, depois não parei mais e faço um montão de coisas!

26 curtidas

Uma Verdade Inconveniente e Uma Verdade Mais Inconveniente, dois ótimos documentários que recomendo pra todos.

22 curtidas

Eita top demais. Parabens @jessicas. Isso dai, contribuindo com o meio ambiente.

Eu faço minha parte. Não jogo nada de lixo na rua, estrada, etc. Ja ando com um saquinho no carro p o lixo.

Inclusive na minha cidade tem um pessoal da reciclagem. Pegam todas aquelas garrafas pet e usam para fazer vassouras.

Se todos procurassem fazer um pouquinho, nosso meio ambiente agradeceria.

22 curtidas

Olha eu aqui também, eu tenho uma Pet (Olívia) que fica dentro de casa a maior parte do tempo comigo, mas precisa fazer suas necessidades normalmente sem poder ir à rua. Para minimizar esta situação e evitar comprar aqueles tapetes higiênicos que são semelhantes às fraldas descartáveis e demoram anos para se decompor no meio ambiente, eu resolvi criar e costurar os próprios tapetinhos higiênicos laváveis pra ela, dessa forma contribuo com o meio ambiente e com o meu bolso, rrsr.

23 curtidas
  • Separar o lixo é algo que pratico há anos, mesmo quando ainda não havia coleta seletiva no meu bairro.
  • Faturas e contas de consumo, somente digitais. Minha caixa de correspondência é um deserto.
  • Ao trocar meu carro por um novo, optei pelo mais barato e econômico.
  • Como investidor, descarto empresas que não sejam sócio e ambientalmente responsáveis. Da mesma forma, procuro sempre por papéis que, além do retorno financeiro, também tragam algum benefício socioeconômico.
  • Nas compras no supermercado sempre utilizo uma ecobag. Aliás, essa que eu trouxe da Austrália é muito interessante: é vendida por um valor bem baixo e a rede fornece uma nova gratuitamente caso ela seja danificada. :heart_eyes:

Enfim, é um exercício diário que exige disciplina e foco para que ações sustentáveis se tornem um hábito. Se cada um fizer a sua parte, creio que poderemos ter esperança de um mundo melhor para as futuras gerações.

22 curtidas

@Kleber_Vieira1 Uaaaau! Muito bacana, amei essa ideia!

Eu também não jogo nada na rua, as vezes guardo no bolso ou bolsa pra descartar em um lixo próximo ou quando chego em casa. :smiley:

13 curtidas

@Valquiria_Alves1 que lindooooos! :star_struck:

15 curtidas

Que máximo esse post, @Andre.C! :star_struck:

E a @jessicas arrasou ao reaproveitar embalagens que iam pro lixo pra fazer alguma coisa de útil!

Eu amo esse tipo de prática.

Por aqui, meu marido e eu só fazemos compras com sacolas retornáveis.

Gosto de encomendar embalagens de tecido para embrulhar presentes. Dessa forma, além de movimentar a economia da minha cidade comprando direto de quem faz, evito comprar embalagens plásticas que nem sempre são recicláveis E a pessoa pode usar a embalagem de tecido depois para embrulhar outras coisas.

Parece bobo, mas nunca peço minha via quando pago as compras com o cartão de crédito. Menos bobinas, menos procura, menos produção, menos papel, menos lixo.

Tenho meu próprio canudo de vidro que anda sempre na minha bolsa.

Também amo fazer artesanato com pedaços de madeira que iriam para o lixo. Essa técnica da foto se chama string art.

álbum de filtro de café

Já fiz um scrapbook usando filtros de café usados. Ficou um charme! Dei de presente pra uma amiga que ama café e ela amou.

porta-retrato caixinha instax

Uso as caixinhas de plástico onde vêm as fotos instax para criar porta-retratos.

E, por último, mas não menos importante, uso coletor menstrual.

Vocês sabiam que

“pesquisas indicam que eles demoram pelo menos 400 anos para se decompor”??? :scream: :scream: :scream:

Isso quer dizer que o primeiro absorvente de plástico criado e utilizado lá na década de 1960 AINDA ESTÁ POR AQUI! E INTEIRO!!!

Fonte: Recicla Sampa - Entenda o impacto ambiental dos absorventes íntimos.

Assustador, né?

São hábitos tão fáceis de criar e manter, se cada um fizer um pouquinho, a gente diminui bizarramente nosso impacto no Planeta Terra.

Espero que vocês tenham gostado das minhas humildes dicas. :purple_heart:

22 curtidas

Não dá pra esquecer o tanto que o Nubank impactou quando iniciou sem enviar fatura em papel, com uma ação dessas influenciou todo o mercado, prevejo um futuro que nem cartões vamos usar mais, tudo pelo celular, cada vez menos gerando lixo.

15 curtidas