Senha para Pagamento com Aproximação

Quando pagamos por aproximação no valor de até 50,00 não pede senha. Poderia ter essa opção disponível no App para ativar e desativar.

2 curtidas

Na verdade agora o valor aumentou para 100 reais sem a necessidade de senha.

Mas já existe essa possibilidade:

Para desativar o Contactless do Nubank, faça o seguinte:

  1. Acesse o App do Nubank
  2. Clique em cima do seu nome para acessar o Menu de Configurações
  3. Clique em Configurar Cartão
  4. Neste menu você verá a opção de Compras por aproximação (Contactless) , onde será possível ativar ou desativar o Contactless
20 curtidas

Aconselho vc deixar essa opção desativada no aplicativo. Eu faço isso. Vai que por azar vc é assaltado e os ladrões levam celular e cartão, eles vão fazer uma farra até vc conseguir bloquear.

1 curtida

Se tudo oq eu fizer for pensando em assalto eu nem saio de casa :laughing::laughing::laughing::laughing::laughing:

3 curtidas

Garoto, onde eu falei isso que vc está dizendo? Só dei uma opinião pra quem quiser se prevenir. Ou vc acha que ninguém e nem vc, não está propenso a ser assaltado?

Não é oq tá ali escrito?
Como tudo na vida é uma possibilidade, já fui assaltado, até pensei que fosse morrer. Mas não posso limitar minha vida pensando na possibilidade de algo que pode ou não acontecer.
Como falei, se for assim não saio mais de casa :man_shrugging:t2::man_shrugging:t2::man_shrugging:t2:

1 curtida

Mas onde vc vai limitar a sua vida só por ter um pouco de precaução garoto? Vc se quiser pode ativar e desativar essa função quando for usar o cartão. Mas vc é muito jovem, não culpo vc por pensar assim. Fim de papo, boa sorte pra vc

Bloquear o contactless ainda não seria necessário para evitar fraude, com os números do cartão é possível comprar online até ele bloquear.

Até hoje não vi relato na comunidade de pessoas que não conseguiram estornar compra do contactless que não fez.

Fazendo B.O. e encaminhando ao Nubank, acredito que resolva facilmente.

Para evitar compras de alto valor, caso aconteça isso eu prefiro ajustar o limite para o valor que pretendo gastar ao sair.

4 curtidas

Eu acho super importante ter uma opção para que você ative a solicitação de senha para compras por aproximação. Tipo, mantém a opção atual de compras por aproximação sem senha, mas inserir a possibilidade para quem quer comprar por aproximação, mas pedir senha. Vi vários relatos d e pessoas que perderam o cartão e saíram comprando no cartão por aproximação. Não iria mudar em nada, apenas inserir a função de solicitar senha para compras por aproximação, para quem queira, configurar no APP. Evitará vários transtornos.

1 curtida

Assim como não muda em nada deixar a função bloqueada no App e ao pagar inserir o cartão na máquina.

Eu particularmente uso muito o pagamento por aproximação e acho super seguro, se fosse pra pedir senha toda vez que eu pagasse por aproximação eu simplesmente iria inserir o cartão na máquina e pagar, já que a praticidade esta justamente em não precisar da senha pra fazer as transações, por mim o limite sem senha seria até maior que os R$100 atuais.

2 curtidas

Pois é, meu amigo. Conheci 2 pessoas que perderam o cartão, e em questão de 1 hora fizeram algumas compras no cartão dela, por aproximação. “Ah, mas é só desativar”, não, não funciona assim. A funcionalidade evitaria isso é tmb não mudaria sua vida que já compra por aproximação sem senha. Seria somente para quem quer, a função. Você não quer a senha por aproximação? Só não ativar. A vantagem desta função é você não precisar entregar o cartão na mão do vendedor. Simples assim.

1 curtida

Mas brother, entrega o cartão na mão de vendedor quem quer. Eu mesmo sou motoboy e nunca peguei o cartão de cliente algum na mão, quem insere na máquina ou aproxima é o próprio dono do cartão.
Penso que pagar por aproximação e ainda ter que inserir senha perde toda a praticidade da função, mas enfim, essa é só a minha opinião.

2 curtidas

Eu te entendo brother, o que tentei dizer é que não muda nada pra tu, é só uma função configurável e uma opção a mais pra quem precisa. Mas tranquilo, eu entendo seu posto de vista.

E ainda tem a vantagem de o cartão não desgastar ter mal contato e mesmo assim ter a segurança da senha, seria bom.

1 curtida

Nao existe um valor máximo na verdade, ja passei compras de 500 ou mais que nao pediu a senha.

A funcao de aproximação é otima, bem prática, mas acho um erro enorme não pedir senha pra qualquer valor ou ao menos não dar ao usuário o poder de escolha se quer ou não que pede a senha sempre.

“Ah mas você pode desabilitar a opção de aproximação e habilitar quando for usar”

Nessa você destrói totalmente a praticidade, imagina toda vez ter que abrir o App ativar a opção, pagar e desativar novamente, não tem sentido nenhum.

Você não leva 2 segundos digitando uma senha de 4 dígitos, por outro lado se tiver qualquer compra feita indevidamente num caso de roubo do cartão você terá um transtorno enorme contestando as compras, contestação que pode inclusive nao ser aceita e você ficar no prejuízo.

Essa é sem dúvida a coisa mais sem sentido que os bancos fizeram, implantaram uma vulnerabilidade absurda e injustificável.

E o Nubank que sempre vendeu a ideia de um cartão com autonomia de decisão do usuário não oferece uma opcao simples de ativar o pedido de senha para qualquer valor.

É melhor então você desativar pagamento por aproximação e usar o cartão inserindo na máquina, o tempo de operação para inserir a senha por aproximação seria praticamente o mesmo. E não faz sentido, o paganento por aproximação já foi pensado para ser prático e a pessoa não precisar digitar senha.

Não tem sentido, uma coisa é a praticidade proporcionada pela aproximação, podendo usar inclusive em carteira digital, sequer precisando do cartão físico.

E mesmo com o cartão físico, não precisar inserir ajuda a evitar alguns golpes na máquina, além de oferecer menos desgaste no cartão e até mesmo que nem o retire da carteira até evitando exposição do mesmo.

Isso é ganho de praticidade palpável.

Outra coisa totalmente diferente é não pedir senha, que afeta totalmente a segurança, de forma alguma isso entra no ganho de praticidade, mesmo porque, como disse, em um caso de roubo essa “praticidade” de não digitar senha vai gerar um transtorno enorme tendo que contestar compras.

No mínimo deveria existir a opção de escolha do usuário sobre pedir a senha sempre, independente do valor ou não pedir, até mesmo a possibilidade do usuário customizar uma faixa de valor para a qual não deseja que peça senha, algo simples de ser implementado dando ao usuário a autonomia de escolher até onde vai a praticidade para seu gosto.