Senhas que não acabam mais!

#2
No tópico de hoje sobre segurança gostaria de passar algumas dicas sobre senhas.
Sempre elas, quem nunca anotou num papelzinho e colou na frente do monitor ou já usou a senha mais usada no mundo: “123456”.
Disseram que leitores biometricos e reconhecimento facial iriam matar as senhas mas até hoje estão mais vivas do que nunca.

Temos muitas senhas algumas pesquisas apontam que temos em média mais de 100.
Dai surge o grande problema: como lembrar?
A melhor solução para isso se chama gerenciador de senha. Você registra suas senhas lá e basta lembrar de uma para acessar o gerenciador, assim você vai pode criar senhas muito longas e aleatorias sem se preocupar em decorar.
O gerenciador de senha também gera as senhas para você e faz o login automatico tanto no navegador quanto no smartphone, não precisa ficar digitando.
Se você nunca usou um pode ficar desconfiado. Parece loucura colocar todas as senhas num único lugar. A verdade é que são bem seguros, usam critografia bem forte e algumas contas usam verificação em duas etapas, ou seja se roubarem a senha mesmo assim não ganham acesso a sua conta.
É melhor ter senhas únicas, grandes e aleatorias do que senhas fáceis como “123456”. Lembro muito bem do dia que minha tia perdeu todas as senhas que tinha anotado num papel, não foi uma experiência boa.
Mas se ainda continuar com um pé atrás anote somente as senhas de serviços mais importantes e guarde no lugar mais seguro possível. Lembrando de que tem ser uma senha forte.

Vou recomendar 3 gerenciadores muito bons:

Outra coisa que vale a pena conferir é o site Have I Been Pwned: https://haveibeenpwned.com/Passwords
Lá você pode conferir se suas senhas são únicas e se ela já foi vazada na internet. No Have I Been Pwned você também pode cadastrar seu email para ser notificado quando uma senha sua for comprometida, é só clicar na aba “Notify me” e confirmar o email.

Se quiserem discutir mais sobre o tema estou disponivel para responder. :grin:

19 curtidas

Parabéns pelos tópicos @jonathansilveira, bem elaborados e informativos.

Dessa vez me saí bem :sweat_smile::

8 curtidas

Parabéns pelo tópico @jonathansilveira, muito bom essas informações, eu mesmo.nem sabia desses gerenciadores, muito obrigada!!!

8 curtidas

Belo tópico @jonathansilveira, ótimas dicas! :clap:

Como gerenciador de senhas eu uso o 1Password há uns bons anos. Gosto bastante dele!

7 curtidas

É uma excelente opção também.

3 curtidas

Parabéns e obrigada pelo tópico @jonathansilveira :tada:

Já eu… O meu vazou pelo hotel urbano, pela vakinha e pelo LinkedIn :sob: esse ano já tive q alterar todas as senhas umas 2x por q recebi email de vazamento de senha

Agora eu tô usando as senhas sugeridas pelo Google mesmo e q já ficam salvas na própria conta

6 curtidas

Eu tenho muitas senhas pra memorizar também @jonathansilveira e achei bastante pertinente o seu tópico. Tinha esquecido do I Have Been Pwned, as minhas senhas estou gerando com o Last Pass (que também salva), mas anoto elas no bom e velho bloco de notas.

8 curtidas

Meu gerenciador de senhas é:
Usar apenas 2 senhas pra tudo, com pequenas alterações de acordo com a segurança exigida.
Lógico que não é a escolha mais segura do universo!!!
Mas pra mim tem funcionado bem. :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:
Em 15 anos nenhuma quebra de segurança.
*" Você é quem faz sua própria segurança"*:wink::wink::wink:

1 curtida

Senha original: ventilador
Precisa ter letras e números: ventilador99
Precisa ter letras maiúsculas e caracteres especiais: Ventilador99!

Dá uma raiva ter que ficar mudando as senhas que eu gosto de usar!

:rofl: :rofl:

8 curtidas

Google password security.

1 curtida

Eu faço exatamente isso, do jeito que o @endydealmeida. Só que é uma senha de dezesseis dígitos, então ela tem lá sua segurança haha

Mas estou adorando os posts do @jonathansilveira, muito legal compartilhar essas informações de segurança com a Comunidade, já que aqui não faltam relatos de fraude. Inclusive, você saberia dizer se é seguro salvar as senhas no Google Chrome, usando-o somente numa rede doméstica e em notebook próprio? E quanto a salvar as senhas no Iphone, naquela opção de memorizar senha?

5 curtidas

As senhas menos importantes eu salvo lá. E lógico que não salvo minha senha do Google.
Meu gmail é do tempo da internet discada, quando pra carregar um vídeo de 3 min do YouTube levava meia hora :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Como eu disse lá em cima, é você que faz sua própria segurança, tudo depende de onde você entra.
Até mesmo esses casos aqui na comu de compras na SKY indevidas, tenho pra mim que são falhas de segurança geradas pelos próprios usuários, comprando em sites estranhos que prometem ganhos ou vantagens fora do comum…

4 curtidas

Não é a mais a segura. É comum ouvir dos especialistas que não é recomendado salvar no Chrome ou outro navegador que seja.

1 curtida

Também uso em algumas o bom e velho papel e verificação em duas etapas nas mais importantes.

Não é o mais recomendado, mas já traz alguma segurança. A questão é já usamos muitos serviços do Google, pode ser mais prático, mas prefiro equilibrar.

:sweat_smile: :joy: :joy:

Uso apenas para alguns sites de compras apenas por comodismo e não por segurança há bastante tempo, sites de bancos e parecidos uso combinações para cada um e eu guardo na memória.

1 curtida

Eu utilizo o gerenciador de senhas Bitwarden (gratuito e open source). Funciona em múltiplos navegadores, além das versões Android e iOS. Sincroniza as senhas automaticamente em todos os dispositivos cadastrados e deixa você salvar quantas senhas quiser no seu cofre pessoal (salvo na nuvem). Resolveu o meu problema de memorizar as diversas senhas do dia a dia. A quem interessar, recomendo uma visita no site oficial dos desenvolvedores:

Até mais. Boa noite a todos!

2 curtidas

É o meu preferido atualmente.

1 curtida

Sugerem algum que não seja cobrado em dolar? rs

1 curtida