Senhas, senhas, senhas e mais senhas!

Não sei se é só comigo, mas tem uma coisa que é MUITO, mas MUITO irritante no app do Nubank.
Vamos lá:
Você entra na área de cartões e quer bloquear ou desbloquear seus cartões virtuais.
Lembrando que você já está autenticado no aplicativo, ok?
Você tem que colocar a senha uma vez para acessar os dados do cartão e poder bloquear/desbloquear.
Aí Você clica no cadeado para bloquear/desbloquear. Senha pela segunda vez.
Aí, mesmo sem sair da tela, se você quer voltar a bloquear/desbloquear tem que colocar a senha pela TERCEIRA VEZ!
Gente, o cara que fez isso NUNCA assistiu UMA ÚNICA AULA de UX, tenho certeza ABSOLUTA!

A experiência desse fluxo é ABSURDAMENTE RUIM!
Eu já estou com o aplicativo aberto, bastaria uma única autorização.

E - por favor, pessoal - não venha falar que é pra minha segurança e blá, blá, blá…
Se eu estou sob a mira de uma arma, isso pode INCLUSIVE custar a MINHA VIDA, porque se eu ficar nervoso e errar esse negócio, posso ser alvejado pelo meliante.

Ahhh, mas se você for roubado… Irmão: se eu fui roubado e o cara já acessou o aplicativo, provavelmente ele tem a senha. Se cada cartão virtual tivesse uma senha diferente, até poderia TENTAR justificar esse fluxo grotesco. Mas a MESMA SENHA? TRÊS VEZES???

Queria MUITO pedir pra tirar isso ou então tornar opcional essa bizarrice.
Ou na PIOR das hipóteses, deixar MENOS BIZARRO, autorizando pela digital ou FaceID

Espero que alguém com condições de atuar nesse caso tenha acesso à essa reclamação.

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Boas observações @renatho . Já tinha percebido este “pequeno inconveniente” no app. O app solicita a senha de 4 digitos ao acessar a funcionalidade “Meus cartões” e em seguida exige a senha novamente cada vez que o usuário bloqueia/desbloqueia o cartão.
Eu particularmente, não considero isso um grande problema, mas concordo que causa desconforto digitar a mesma informação várias vezes.
Acho inclusive que a única senha que deveria ser exigida deveria ser a senha de acesso a funcionalidade “Meus cartões”. Só essa considero correto.
Tomara que a equipe de desenvolvimento do Nubank veja isso.
Por isso considero importante que esta crítica construtiva seja publicada lá na categoria Recentes Sugestões e Ideias tópicos - NuCommunity (nubank.com.br).

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Entendo sua frustração, mas já parou para considerar que outros clientes podem pensar diferentes e se sentirem seguros com esse método? Não estou dizendo que você esteja errado, ninguém o está nesse caso.

Creio que o banco deveria permitir a personalização desse mecanismo, de modo que cada cliente pudesse acessar o app da maneira que melhor lhe atendesse. Tanto os que desejam mais praticidade, quanto aqueles que optam por maior segurança.

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Com tantos ataques as contas, as pessoas querem se sentir seguras a cada dia! O dinheiro está ficando mais digital e menos físico, vai existir mais camadas de segurança!

Acredito, que o banco não vai abrir essa brecha, por que, tudo respinga no banco, o cliente sempre vai recorrer ao banco para pagar a conta dos prejuízos que tem com golpes e ataques criminosos na conta.

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Por aqui também acho tranquilo essa questão das senhas, não é algo que atrapalha tanto, mas entendo a frustração, o @daniel.b deu ótimas dicas :pray:

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Eu também não vejo problemas com isso. :handshake:

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Eu nunca bloqueio e desbloqueio cartões, não precisei até hoje no app do Nubank. Mas acabei de testar aqui e realmente pede senha mesmo após a gente já ter digitado a senha de 4 dígitos pra consultar os dados deles.

Bem desnecessário mesmo. Espero que os nubankers vejam este post e encaminhem para o setor responsável reavaliar

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Acho que essa seria uma solução ótima!
Bastaria colocar UMA ÚNICA SENHA, de preferência biométrica, ao acessar a área de cartões e depois não pedir mais nenhuma outra, até que o usuário saia da área de cartões.
Perfeito.

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Perfeito e democrático… Quem quer um montão de senhas, que use.
Eu acho que APENAS uma senha é suficiente.

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Não reclama não. Vai que alem das senhas ainda colocam um codigo de verificação por mensagem ou email.

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Acho que por ser um fluxo delicado é importante ter a senha.
Creio que algumas telas precisa disso, imagina nessas situações que bandidos tão roubando o celular quando vc tá usando… ai o app tá aberto lá em segundo plano…

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Bem pensado, é importante ter o máximo de fluxo, no máximo em uma tela ou outra pedir a verificação do dispositivo como FaceID :pray:

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Rapaz, e não é que você tem razão… hahahahaha.

Então, brother.
A violência urbana é uma realidade em muitas cidades do país.
E sim, temos que prezar pela nossa segurança.

Mas existem inúmeras formas de resolver isso sem ter que ficar importunando o cliente com solicitações intermináveis de senhas.

O “modo casa” por exemplo, poderia ser usado para identificar sua localização e, com base nisso, deixar de exigir as senhas nessa parte do app.

Outra possibilidade seria o FaceID ou a biometria. Ainda seria uma perturbação, mas pelo menos seria mais prático.

E por fim, tem uma questão importante: o Banco PAGA SEGURO para que seu dinheiro esteja protegido. Então - sim - ele vai fazer de tudo para que você não perca seu dinheiro e ele tenha que pagar por isso. No entanto, existe um ponto onde deixa de haver um equilíbrio saudável entre proteção e paranóia.

Pode ser que para quem não faz uso dessa funcionalidade com frequência seja fácil vir aqui dizer que “é pra nossa segurança”, até porque “nos olhos dos outros é refresco”. Mas, quem utiliza essa funcionalidade, assim como eu, com frequência quase diária sabe MUITO BEM do que eu tô falando.

Fica difícil opinar quando não se usa a funcionalidade, porque a realidade e os incômodos que ela causa escapam à nossa percepção.

Entendo que seja uma experiência ruim de fluxo, mas não é algo que você usa com frequência. Por isso não vejo motivo para mudarem isso.

Vejo mais como uma questão de alerta (!) ao solicitar a senha do que uma questão de segurança propriamente.

Segurança SEMPRE, mas com equilíbrio e bom senso.
Somente pessoas que fazem uso DIÁRIO da funcionalidade de bloqueio e desbloqueio dos cartões poderia saber o que estou enfrentando e o porquê da minha reclamação.

Quase nunca me manifesto aqui, até porque sou totalmente refratário a este tipo de “comunidade” porque normalmente é apenas para gerar engajamento e senso de pertencimento sem vantagem real para os participantes.

Porém, achei importante vir e trazer este ponto de vista, porque nas empresas onde há real preocupação com a experiência do usuário do uso de suas soluções tecnológicas, interfaces “homem x máquina” e usabilidade, este tipo de fluxo JAMAIS seria tolerado, porque como eu já expliquei ele não dá NENHUMA segurança para o cliente. E eu posso comprovar facilmente, e novamente.

Vamos imaginar 3 situações:

  • Furto
  • Roubo
  • Sequestro relâmpago

No furto, não há preocupações, porque não tem como acessar sem senha ou biometria. Sendo assim, não há razão para duas toneladas de senhas, que são IGUAIS!

No roubo, pode ser que o meliante pegue o app aberto em segundo plano, conforme dito por um colega aqui. No entanto, sendo que as senhas são SEMPRE as mesmas, bastaria ele enfiar o cano da arma na sua cara e dizer: qual é a senha do banco, seu comédia? E pronto… De nada adiantou a “imensa segurança” das inúmeras senhas.

No caso de sequestro relâmpago, é até desnecessário descrever.

Nos últimos dois casos, o uso de geolocalização ajudaria MUITO. O tal “modo casa” poderia ser usado para muitas coisas, impedindo por exemplo, transferências muito grandes fora de casa, ou de outros lugares considerados “seguros”, assim como impedindo compras no cartão em lugares “fora do perfil”, de valores elevados. Além disso, poderia permitir apenas Pix ou transferência para pessoas de uma lista de contatos confiáveis, por exemplo. Ou seja: daria pra fazer um MONTE de coisa só se baseando nos “lugares seguros” e na heurística comportamental do cliente. Existe tecnologia pra isso… Mas existe a “lei do menor esforço” também!

Então, eu convido o Diretor de Segurança INTERNACIONAL da empresa a dar um pulinho aqui e explicar pra nós como esse procedimento pueril, incômodo e completamente inútil pode nos ajudar a ter mais “segurança”…

Porém, se quiserem discutir de forma produtiva e com o objetivo de criar um fluxo mais inteligente e realmente mais seguro, estou às ordens para ajudar gratuitamente nessa questão.

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Desculpe, maninho…
Talvez você não use com frequência.

Talvez outras pessoas não usem com frequência.

Mas eu uso com frequência praticamente diária.
Sendo assim, é um problema pra mim.

E certamente não sou o único

Mas, talvez, muitas pessoas simplesmente não tenham paciência e tempo para vir aqui explicar o óbvio para um monte de gente que tem como ponto de vista válido unicamente aquele que parte do seu próprio chinelo… :slight_smile:

Fluxo ruim é fluxo ruim… Não importa se afeta um ou um milhão de usuários.
Esse é o custo dos atuais analistas de UX não lerem “Não Me Faça Pensar”, do Steve Krug nos seus cursos de formação. E de diretores que normalmente são mais burocratas do que especialistas darem a “palavra final”

Gostei muito desta ideia. “Modo rua” e “Modo casa”. Toda vez que o app identificasse que o cliente está utilizando o app nas redes WIFI seguras da sua residência, as senhas não seriam exigidas. Eu ia gostar muito disso.

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Acho que possa tá exigindo muito, mas quem sabe né

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É disso que eu estou falando: transferência de responsabilidade que - na prática - só resulta numa FALSA sensação de segurança. Mas no mundo real, meu amigo, o “bagulho é diferente”…