Serasa pedindo senha e código (?)

Boa noite comunidade.

Estava no site do Serasa hoje e apareceu uma opção nova: “Conecte sua conta bancária”

Achei interessante e logo relacionei com o Open Banking, que agora é mais fácil transportar os dados de uma instituição para a outra.

Pois bem, iniciei o processo e selecionei o Nubank. Mas ai que vem o plot que me deixou muito desconfortável, além de solicitarem a sua senha, eles também solicitam um código de acesso. Sim o mesmo código quando você cadastra um dispositivo novo pra fazer transações.

Por curiosidade eu resolvi fazer o processo até o final. Mas fiquei tão incomodado que por segurança eu resolvi trocar a senha e remover o Nubank na minha conta do Serasa.

E recebi isso ainda:

Esse série de solicitações de dados privados do usuário é realmente algo normal no Open Banking? Ou foi coisa do Serasa mesmo?

8 curtidas

Boa noite, Lucas. :purple_heart:

Dei uma lida nos Termos de Uso da função no Serasa para resumir e se trata de uma solicitação feita pelo Serasa para acessar algumas informações, mas não tem relação com o Open Banking. Apenas é solicitado a senha do app, mas a senha que usa para fazer transferência como Pix, não será solicitado.

Essa tecnologia não faz parte do Open Banking (Sistema Financeiro Aberto) regulado pelo Banco Central do Brasil e Conselho Monetário Nacional por meio da Resolução Conjunta nº 1 de 4 de maio de 2020 e demais normativas.

Fonte: Termos de Uso da função.

E a respeito do código de acesso, no artigo do Serasa informa que algumas instituições solicitam um token (código de acesso) para realizar a conexão com a sua conta bancária.

Alguns bancos podem solicitar autenticação (token) por e-mail ou SMS, ok? Além disso, é possível que, ao longo do tempo, o banco solicite a atualização da conexão. Caso isso ocorra, a Serasa solicitará que o consumidor digite um novo Token de acesso na próxima vez que entrar no site ou app da Serasa.

Fonte: Conexão bancária - Serasa.

17 curtidas

pode conectar sem medo eles só vão ter acesso ao extrato e movimentação. e também o Serasa já possuem todos os nossos dados.

3 curtidas

Essa era a forma que o Olívia se comunicava com o Nubank, nesse caso não se trata de comunicação via open banking, e sim por API do Nubank.

16 curtidas

é… eu também não gostei dessa situação ai… quando solicitou esse código eu nem continuei… :sweat_smile:… mas seguindo os outros comentários acho q não tem nada demais mesmo, depois de pesquisar bastante… porém, não tem como não ficar desconfortável neh