Seria o Nubank incapaz de ser uma corretora?

Estaria a Nubank cometendo CRIME sendo uma corretora de investimentos?

Quando a Nubank comprou a EasyInvest eu achei que poderia ser interessante ter investimento no banco que facilita minha vida com a conta digital. Mas a realidade foi outra.

Talvez todas pessoas que tenham investimentos no nubank vão se deparar com essa situação TERRIVEL quando tiverem qualquer problema.

Primeiro problema veio, quando resolvi fazer portabilidade do investimento da minha conta, e o Nunbak mandou meu investimento para o banco ERRADO. Nunca tinha ouvido falar disso. Quem se responsabiliza por isso? Quem é o irresponsável dentro do Nubank que não confere o banco de destino?

Fiquei meio desconfiado, e resolvi migrar os investimentos da conta da minha filha, que tinha na EasyInvest, para o banco Inter. E está sendo simplesmente IMPOSSIVEL.

Primeiro, a página de AJUDA do aplicativo não da as instruções que funcione. Ela informa pra ir em menus que não existem. Isso levou 1 mês com todas reclamações que eu fiz, e o Nubank sempre me enviava as mesmas instruções que não funcionava, e ninguém viu que estava errado.

Quando recebi o formulário pra fazer a portabilidade de investimento, respondi conforme instruções, e o Nubank está se recusando a fazer a portabilidade. Isso não é CRIME?

Eles me retornaram que “o formulário não está preenchido corretamente”. Mas está 100% conforme instruções. E dai piora.

Não existe absolutamente NINGUÉM no atendimento que pode me ajudar. Ninguém me diz onde está errado, e os atendentes são só atendentes. Mesmo na area de investimento eles são só atendentes, não entendem de investimentos. Não entendem a diferença entre ON e PN.

Vou repetir: a pessoa que me antendeu no setor de investimentos do Nubank não sabia a diferença entre ON e PN. Da pra confiar? Vão deixar o dinheiro de vocês lá?

Provavelmente a pessoa que recusou meu formulário também não entende o que estava fazendo, e isso explica como meu dinheiro foi pro lugar errado.

E NÃO TEM NINGUÉM QUE POSSA FAZER NADA.

Existe isso de corretora de investimentos sem pessoas que entendam de investimento? Vão deixar o dinheiro de vocês lá?

E ai vem o pior do pior: Ninguém no nubank SE IMPORTA. Os atendentes veem que eu já fiz 30 ligações sobre o assunto e não se importam em resolver. A ligação cai todas as vezes e não ligam de volta. Eu faço ligações de 1 hora e não cai, mas pro nubank cai todas as vezes.

É isso, vou ter que ir atras de um advogado, me falaram em tentar medidas pra cassar a licença de operação da Nubank na CVM. Se ela não tem capacidade de atender, não deveria prestar o serviço.

Muito triste pelo que já foi o Nubank a alguns anos atras, agora simplesmente não se importam.

(aquela piada “vai usar um banco que existe” nunca foi tão real)

9 curtidas

Oi @marcelomartins boa tarde.

Que chato tudo isso.

O caminho para pedir portabilidade Dentro do app do Nubank é:

Clica na sua foto > depois no ícone de engrenagem > depois configurar > e por ultimo Transferir investimento.

Na próxima etapa você escolhe que quer portabilidade para outro lugar, e em seguida vai escolher os investimentos.

Para Tesouro Direto e investimentos na bolsa é tranquilos e ocorrem em até 2 dias úteis. Agora quando é renda fixa vai depender se a outra corretora tem o mesmo produto e por isso pode ocorrer a negativa de transferência.

13 curtidas

É isso, ali no texto eu coloquei que o pessoal do nubank me passou 20x o texto do menu ajuda que não funciona, é esse texto que tu também me passou.

Na conta de menor de idade, essa opção, NÃO EXISTE.

A minha portabilidade que mandaram para o lugar errado eu fiz por essa opção. Pra conta menor de idade ela não aparece. Eu tirei fotos das telas do celular e mandei pra eles mostrando que não existia, e o retorno era as mesmas instruções.

Entendo que você não tem obrigação de saber isso, mas o suporte do Nubank, ao estar atendendo uma conta menor de idade deveria saber disso.

Ninguém sabe, e ninguém se importa em saber.

Sinto muito pelo problema. Sugiro abrir uma reclamação no Banco Central.

1 curtida

Não sei, mas a XP tá enrolada

1 curtida

Ouvidoria já tentou?

ouvidoria@nubank.com.br

2 curtidas

Nubank comprou a Easyinvest só pra deixar morrer, eu só mantenho os investimentos que já tenho pra livrar a anuidade do UV, mas não invisto mais por aqui a meses.

2 curtidas

O nubank apesar de ser meu banco e corretora principais, implora para você deixar de usar seus serviços de investimento. Seus serviços são completamente contraintuitivos, fazem coisas que nunca vi nenhuma outra corretora fazer (como não liberar o saldo futuro para recompra de outras ações). Infelizmente o nubank conseguiu matar uma ótima corretora a troco de nada, deixei apenas o valor necessário para isentar o ultravioleta lá, o restante já foi migrado tudo para a rico.

4 curtidas

Até hoje não entendi o motivo da compra da esasynvest. Era só ter copiado igual da Easy. Mataram uma das melhores corretoras. Migrei meus investimentos conforme o colega acima informou e caiu na outra corretora no dia seguinte. Vi que melhorias na parte de investimentos será somente ano que vem. Então vão perder muitos investidores que conseguiram adquirindo a Easy. Pra renda variável até que vai, porém não tem tantas opções quanto a Easy, infelizmente.

2 curtidas

Em tese, se for como nos US, não é bem assim abrir um banco e corretora, a regulação é muito maior que uma mera empresa de pagamentos (que é o que o Nubank é, segundo uma própria atendente me respondeu ao ser cobrada do protocolo, e retrucar que não era banco e portanto as normas eram mais relaxadas). Então o motivo da compra pode ter sido atalhar os anos que demoraria provar o compliance, conseguir as licenças e/ou (pode ser as duas coisas) queimar o caixa dos investidores para justificar.

Sobre o caso do usuário acima, é assustador,

  1. Preços médios todos errados, rentabilidade completamente errada;
  2. Sem valor de oferta, sem atualização de preço real-time;
  3. Tesouro em valores em vez de quantidade de títulos, aí o investidor é obrigado a fazer continha ou ficar na tentativa e erro (eu não gosto de títulos quebrados, coloco sempre inteiros ou incrementos de 0.1~0.5).
  4. App lento, hoje precisei tomar decisões rápidas em algumas compras que pretendia, são uma enrolação aquelas animações, gamificação de um negócio que deveria ser simples e não duvidaria que elas fossem a causa da lentidão no software;
  5. Esses dias também, precisando do preço de oferta de um ativo de baixa liquidez (para não correr o risco de executar a mercado muito mais caro e nem precisar ficar testando a faixa de preço e cancelando) perguntei no atendimento e me informaram, hoje abri lá, a pessoa nem sabia o que era o preço do book, oferta de venda, mandei ela estudar, coisas muito básicas, atendimento nada especializado, o oposto que era na Easy;

Eu estou enrolando (e correndo um alto risco por isso), vou aguardar apenas a virada do ano para iniciar o exercício fiscal em outra corretora, e possivelmente ou vou portar, ou vender tudo e ir comprando aos poucos na outra (vai me causar prejuízo pelo imposto dos BDRs, mas ao menos não corro risco da portabilidade errada). Vou estudar ainda.

E depois (alô, Nubank), podem anotar, vou organizar toda documentação de erros da Easy e Nuinvest e estudar as demandas possíveis.

Banco digital, infelizmente, embora tenha muitos benefícios, para investir não serve, nem para reserva de emergência serve, é cartão de crédito, tag e o resto melhor deixar em algum lugar que tem agência, para o bem e para o mal.

PS: o Nubank tem uma área de investimentos, mas já deixou de ser corretora faz tempo. Preciso consultar os preços e gráficos na B3, preciso apurar preços médios com uma calculadora contratada, só serve para executar a ordem e olhe lá, porque às vezes fica pendurada.

Mais alguém tem a plataforma de investimentos com valores bugados?

1 curtida

Estou passando pelo o mesmo.

A questão é que eu entendo que problema todo banco tem, questões específicas que podem dar problema acontece. Não lembro nenhum banco que eu nunca tive nenhum problema.

Mas, NINGUÉM se importar em resolver o problema do cliente, isso eu NUNCA vi.

Na Caixa já pegaram uns pepinos e o atendente ficou 1 hora comigo até resolver, Banco do Brasil, Banco Inter. Sempre tem alguem do banco que se dispõe a resolver.

O Bizarro nesse caso é que, desde agosto, NIGNUÉM TA NEM AI.

Deixaram o Nunbank na mão do atendimento humano, mas que só segue o que ta na tela, e problema do cliente em correr atras de ser problema.

O Nubank acabou, quem vai arriscar ter um problema que ninguém se importa?

1 curtida

Solução: reclamação no gov.br e Bacen, ambos online.

Comigo aconteceu vários problemas no Itaú:

Itaú simplesmente cancelou minha conta corrente, cartões, saldos, investimentos, na conta que eu recebia salário da empresa.

RH me ligou avisando que deu erro para pagar meu salário. Fui até a agência física do Itaú, falei no caixa, ninguém conseguiu resolver, alegou que foi desabilitada após inatividade, mesmo recebendo salário a cada 15 dias. Só porque eu transferia o dinheiro pro Nubank e fiz portabilidade nos últimos 3 meses, de raiva Itaú deletou a conta. Que a solução era papelada para abrir tudo do zero.

Itaú e atendentes alegaram contrato e que podiam excluir se não fosse interesse do banco etc, mas expliquei que na lei e Bacen obriga informar 30 dias antes, mostrei todas leis, gravei tudo, e enviei reclamação no Bacen online, com todas provas, prints, conversas e áudio gravados.

“Milagrosamente”, dias depois, minha conta voltou do nada no App. Bacen pediu 15 dias, mas Itaú recebeu a ligação bacen e voltou tudo depois de 12h. Nada do que atendente e gerente de Itaú disse era verdade. Banco morre de medo do Bacen. Até a senha do App continua, só a senha do cartão que estou resetando. É normal “bancão” como Itaú fazer isso.

Postei no meu Threads, e mais de 10 pessoas relatando histórias do Itaú excluindo contas e cartões sem avisar.

Eu não tenho muita confiança no Itau também, para falar a verdade o Itau parece bom apenas como investimento (e isso sempre acompanhando anualmente para ver se continua), mas ao menos não corre risco de crédito, e isso conta muito para quem quer investir e não é devedor.

Se o Nubank olhasse com mais atenção o cliente investidor e quem sabe abrisse umas duas agências conceito (nem precisa mais, apenas para emergências, como a do Safra em Florianópolis e outra em SP), mas vamos ver, vai que os próximos balanços dão essa segurança. Por enquanto é uma empresa de pagamentos que teve alguns trimestres de lucros e com a governança recente, sair da B3, encerrar a corretora, emprestar dinheiro para bets, ao menos isso o Itau não faz.

Estou planejando migrar para o BB UBS assim que terminar o exercício fiscal de 2024.

Isso é incorreto. Desde 2021 dá lucro.

Nubank divulga lucro de R$ 76 milhões, o primeiro de sua história • Negócios • Tecnoblog.

Assino plataforma profissional com consolidação de dados. Não posso copiar a tabela por questões de propriedade intelectual, mas para falar que estou incorreto você deveria fundamentar, o lucro de divulgação da empresa pode ser ajustado, trimestral, o que estou apresentando é o contábil anual:

2018 LL -29 (P)
2019 LL -93 (P)
2020 LL -171 (P)
2021 LL -165 (P)
2022 LL -365 (P)
2023 LL +1031
2024 LL +1530 (em andamento, ainda tem mais um trimestre)

P=Prejuízo
LL=Lucro Líquido

Em resumo, os números recentes são bons, mas dois anos em análise contábil = nada. Um dos motivos porque se deve ter muito cuidado com IPOs, já que a empresa pode usar caixa para gerar receitas e isso o pequeno investidor não consegue avaliar em um horizonte e histórico curto. Quer exemplos? Moderna, disparou na pandemia com caixa basicamente governamental.

1 curtida

Complementando: em lucros consecutivos considerar somente partir de 03/2023, ainda ocorreu prejuízo em 12/2022, mas cometi um erro mesmo, foram ao todo 6 trimestres de lucro, um ano e meio. Em resumo não tem prejuízo desde 2023.

1 curtida

São 10 trimestres seguidos de lucro líquido ajustado. Desde o 1T22 há lucro líquido ajustado.

Esse screenshot é da apresentação de resultados no RI do nubank, referente ao último trimestre de 2022.

O lucro líquido é desde o 3T22, então são 8 trimestres seguidos de lucro líquido.

Não é irrelevante. Se fosse as ações não teriam saltado mais de 160% desde o IPO. Última cotação foi 14,45 dólares. Preço IPO 9 dólares. Com 5 anos do IPO o Nu vai se consolidar no México e Colômbia, rentabilizar mais o Brasil e ampliar sua expansão internacional para outros países.