Seria o Nubank incapaz de ser uma corretora?

Estaria a Nubank cometendo CRIME sendo uma corretora de investimentos?

Quando a Nubank comprou a EasyInvest eu achei que poderia ser interessante ter investimento no banco que facilita minha vida com a conta digital. Mas a realidade foi outra.

Talvez todas pessoas que tenham investimentos no nubank vão se deparar com essa situação TERRIVEL quando tiverem qualquer problema.

Primeiro problema veio, quando resolvi fazer portabilidade do investimento da minha conta, e o Nunbak mandou meu investimento para o banco ERRADO. Nunca tinha ouvido falar disso. Quem se responsabiliza por isso? Quem é o irresponsável dentro do Nubank que não confere o banco de destino?

Fiquei meio desconfiado, e resolvi migrar os investimentos da conta da minha filha, que tinha na EasyInvest, para o banco Inter. E está sendo simplesmente IMPOSSIVEL.

Primeiro, a página de AJUDA do aplicativo não da as instruções que funcione. Ela informa pra ir em menus que não existem. Isso levou 1 mês com todas reclamações que eu fiz, e o Nubank sempre me enviava as mesmas instruções que não funcionava, e ninguém viu que estava errado.

Quando recebi o formulário pra fazer a portabilidade de investimento, respondi conforme instruções, e o Nubank está se recusando a fazer a portabilidade. Isso não é CRIME?

Eles me retornaram que “o formulário não está preenchido corretamente”. Mas está 100% conforme instruções. E dai piora.

Não existe absolutamente NINGUÉM no atendimento que pode me ajudar. Ninguém me diz onde está errado, e os atendentes são só atendentes. Mesmo na area de investimento eles são só atendentes, não entendem de investimentos. Não entendem a diferença entre ON e PN.

Vou repetir: a pessoa que me antendeu no setor de investimentos do Nubank não sabia a diferença entre ON e PN. Da pra confiar? Vão deixar o dinheiro de vocês lá?

Provavelmente a pessoa que recusou meu formulário também não entende o que estava fazendo, e isso explica como meu dinheiro foi pro lugar errado.

E NÃO TEM NINGUÉM QUE POSSA FAZER NADA.

Existe isso de corretora de investimentos sem pessoas que entendam de investimento? Vão deixar o dinheiro de vocês lá?

E ai vem o pior do pior: Ninguém no nubank SE IMPORTA. Os atendentes veem que eu já fiz 30 ligações sobre o assunto e não se importam em resolver. A ligação cai todas as vezes e não ligam de volta. Eu faço ligações de 1 hora e não cai, mas pro nubank cai todas as vezes.

É isso, vou ter que ir atras de um advogado, me falaram em tentar medidas pra cassar a licença de operação da Nubank na CVM. Se ela não tem capacidade de atender, não deveria prestar o serviço.

Muito triste pelo que já foi o Nubank a alguns anos atras, agora simplesmente não se importam.

(aquela piada “vai usar um banco que existe” nunca foi tão real)

13 curtidas

Oi @marcelomartins boa tarde.

Que chato tudo isso.

O caminho para pedir portabilidade Dentro do app do Nubank é:

Clica na sua foto > depois no ícone de engrenagem > depois configurar > e por ultimo Transferir investimento.

Na próxima etapa você escolhe que quer portabilidade para outro lugar, e em seguida vai escolher os investimentos.

Para Tesouro Direto e investimentos na bolsa é tranquilos e ocorrem em até 2 dias úteis. Agora quando é renda fixa vai depender se a outra corretora tem o mesmo produto e por isso pode ocorrer a negativa de transferência.

14 curtidas

É isso, ali no texto eu coloquei que o pessoal do nubank me passou 20x o texto do menu ajuda que não funciona, é esse texto que tu também me passou.

Na conta de menor de idade, essa opção, NÃO EXISTE.

A minha portabilidade que mandaram para o lugar errado eu fiz por essa opção. Pra conta menor de idade ela não aparece. Eu tirei fotos das telas do celular e mandei pra eles mostrando que não existia, e o retorno era as mesmas instruções.

Entendo que você não tem obrigação de saber isso, mas o suporte do Nubank, ao estar atendendo uma conta menor de idade deveria saber disso.

Ninguém sabe, e ninguém se importa em saber.

1 curtida

Sinto muito pelo problema. Sugiro abrir uma reclamação no Banco Central.

2 curtidas

Não sei, mas a XP tá enrolada

2 curtidas

Ouvidoria já tentou?

ouvidoria@nubank.com.br

4 curtidas

Nubank comprou a Easyinvest só pra deixar morrer, eu só mantenho os investimentos que já tenho pra livrar a anuidade do UV, mas não invisto mais por aqui a meses.

3 curtidas

O nubank apesar de ser meu banco e corretora principais, implora para você deixar de usar seus serviços de investimento. Seus serviços são completamente contraintuitivos, fazem coisas que nunca vi nenhuma outra corretora fazer (como não liberar o saldo futuro para recompra de outras ações). Infelizmente o nubank conseguiu matar uma ótima corretora a troco de nada, deixei apenas o valor necessário para isentar o ultravioleta lá, o restante já foi migrado tudo para a rico.

6 curtidas

Até hoje não entendi o motivo da compra da esasynvest. Era só ter copiado igual da Easy. Mataram uma das melhores corretoras. Migrei meus investimentos conforme o colega acima informou e caiu na outra corretora no dia seguinte. Vi que melhorias na parte de investimentos será somente ano que vem. Então vão perder muitos investidores que conseguiram adquirindo a Easy. Pra renda variável até que vai, porém não tem tantas opções quanto a Easy, infelizmente.

3 curtidas

Mais alguém tem a plataforma de investimentos com valores bugados?

2 curtidas

Estou passando pelo o mesmo.

1 curtida

A questão é que eu entendo que problema todo banco tem, questões específicas que podem dar problema acontece. Não lembro nenhum banco que eu nunca tive nenhum problema.

Mas, NINGUÉM se importar em resolver o problema do cliente, isso eu NUNCA vi.

Na Caixa já pegaram uns pepinos e o atendente ficou 1 hora comigo até resolver, Banco do Brasil, Banco Inter. Sempre tem alguem do banco que se dispõe a resolver.

O Bizarro nesse caso é que, desde agosto, NIGNUÉM TA NEM AI.

Deixaram o Nunbank na mão do atendimento humano, mas que só segue o que ta na tela, e problema do cliente em correr atras de ser problema.

O Nubank acabou, quem vai arriscar ter um problema que ninguém se importa?

2 curtidas

Solução: reclamação no gov.br e Bacen, ambos online.

Comigo aconteceu vários problemas no Itaú:

Itaú simplesmente cancelou minha conta corrente, cartões, saldos, investimentos, na conta que eu recebia salário da empresa.

RH me ligou avisando que deu erro para pagar meu salário. Fui até a agência física do Itaú, falei no caixa, ninguém conseguiu resolver, alegou que foi desabilitada após inatividade, mesmo recebendo salário a cada 15 dias. Só porque eu transferia o dinheiro pro Nubank e fiz portabilidade nos últimos 3 meses, de raiva Itaú deletou a conta. Que a solução era papelada para abrir tudo do zero.

Itaú e atendentes alegaram contrato e que podiam excluir se não fosse interesse do banco etc, mas expliquei que na lei e Bacen obriga informar 30 dias antes, mostrei todas leis, gravei tudo, e enviei reclamação no Bacen online, com todas provas, prints, conversas e áudio gravados.

“Milagrosamente”, dias depois, minha conta voltou do nada no App. Bacen pediu 15 dias, mas Itaú recebeu a ligação bacen e voltou tudo depois de 12h. Nada do que atendente e gerente de Itaú disse era verdade. Banco morre de medo do Bacen. Até a senha do App continua, só a senha do cartão que estou resetando. É normal “bancão” como Itaú fazer isso.

Postei no meu Threads, e mais de 10 pessoas relatando histórias do Itaú excluindo contas e cartões sem avisar.

1 curtida

Isso é incorreto. Desde 2021 dá lucro.

Nubank divulga lucro de R$ 76 milhões, o primeiro de sua história • Negócios • Tecnoblog.

1 curtida

São 10 trimestres seguidos de lucro líquido ajustado. Desde o 1T22 há lucro líquido ajustado.

Esse screenshot é da apresentação de resultados no RI do nubank, referente ao último trimestre de 2022.

O lucro líquido é desde o 3T22, então são 8 trimestres seguidos de lucro líquido.

Não é irrelevante. Se fosse as ações não teriam saltado mais de 160% desde o IPO. Última cotação foi 14,45 dólares. Preço IPO 9 dólares. Com 5 anos do IPO o Nu vai se consolidar no México e Colômbia, rentabilizar mais o Brasil e ampliar sua expansão internacional para outros países.

1 curtida

De onde você acha que eles tiram esses dados? Da divulgação oficial de resultados, não? Não é a própria companhia que informa seus resultados? É o Morning Star que sabe o resultado do Nu?

Os dados oficial na página de RI do Nubank são os oficiais. 7,8 milhões de dólares de lucro líquido no 3T22. Sendo assim, tudo indica que estão errados.

1 curtida

Acredito que os reguladores acessam os mesmos documentos divulgados, só que depois de serem devidamente auditados por uma auditoria externa. Então é possível que haja alguma diferença, se a auditoria perceber algum erro ou fraude.

Também acho estranho alguns aspectos da governança do Nubank. Indicaram a Anitta para o conselho de administração (mas só ficou 1 ano, ainda bem) e, além disso, o David Vélez exerce amplos poderes, como CEO e presidente do conselho de administração, uma centralização excessiva da governança de alto nível nas mãos de uma única pessoa. Apesar disso, ele é um excepcional empreendedor a até agora mostrou que tem visão de longo prazo e estratégia.

Para finalizar, eu estou otimista com o nubank e acredito que o BDR irá chegar em 20 reais próximo ano. Esse ano eu acho que bate os 15 reais. Tenho acompanhado de perto as divulgações de resultados e as notícias sobre o Nubank, dado que tenho muitos BDRs ROXO34 atualmente investidos.

1 curtida

Acredito que as expectativas de muitos não foram atendidas, me incluo junto, referente a compra do Nubank a Easy, vejo com algo mais simples e não tão avançando com home broker e etc, por isso migrei para outra corretora.

2 curtidas

A sua conclusão é bem enviesada @EGR

Você cita:

• “Morning star”
  • “Inclusive foi motivo da saída da b3, pois o Brasil exige mais detalhes dos balanços?”

O mercado não se baseia só em balanço, mas na perspectiva de mercado futura tanto no Brasil como no exterior. E o setor bancário é o único que prevê o mais próximo do futuro na renda variável… Sabe porquê? O avanço tecnológico está disruptivo com as subcategorias conhecidas como Neobanco = Banco digital (categoria do Nubank).

Dito isso, o que o “investidor” (= Empresas, instituições bancárias, gestoras) espera além do resultado no curto prazo (=lucro) é a carteira de crédito (=risco crédito) que no curto prazo aparenta uma história, mas no longo prazo, passando de trimestre por trimestre a história é projetada diferentemente. Logo, o setor bancário depende do risco-Brasil que é o risco de crédito nacional (“todos os bancos”) e que repercute no de risco de crédito local (“os clientes do banco”).

O que o investidor vê ao olhar para os números é _o risco de crédito do Nubank _ projeta ser sólido, sem pouca variação a cada trimestre, diante de um cenário econômico bem poético com a inflação em alta, dívida pública alta e risco-Brasil (= risco do país dever) aumentando, entre outros no Brasil…

Sobre a Morningstar

Veja no seu site da Morning star- NU (clique aqui) os dados do nubank.

A propósito o seu papel é mais uma avaliação técnica sobre compartilhamento ESG e fundos do que diretamente sobre a sua avaliação e recomendação sobre a empresa.

E qual análise é importante para o risco de crédito do Nubank?

Uma das análises de crédito mais conceituada no mercado e que grandes instituições e fundos/gestoras como a Blackrock (=gestora/investidora) utiliza é a S&P Ratings que avaliou o risco de crédito do Nubank em 2 estágios;

• Risco Global (México/Colômbia) = BB
  • Risco Nacional (Brasil) = brAAA

Acompanhe mais sobre o risco avaliado no site

Sobre a “saída da B3”

O Nubank fez IPO duplo; IPO NYSE e IPO B3. Na B3, tinha mais o seu BDR patrocinado (na época) era representado pelo Itaú, ou seja, além dos relatórios exigidos pelas bolsas, tinha o relatório exigido pelo seu representante que também tinha que esclarecer a B3 sobre o seu balanço Neh…

Conclusão, o Nubank saiu da B3 por redução de custos sobre a gama de relatórios (auditados) exigidos pela B3, a gestora do BDR patrocinado e sem contar os impactos do ESG de toda a empresa, além de relatórios cambiais, os períodos de entregas diferentes e tudo auditado (=pagar um terceiro pra analisar).

E agora eu te pergunto: Quantas empresas que tem a Nu holding? E não, não são só 3. Os 3 que você pensou foram nas sedes do Nubank (Brasil, México e Colômbia), mas existem escritórios e outros mais…

E por fim, a sua análise está enviesada por está frase:

E como eu disse, a análise dos investidores institucionais (= baleias das Criptos = milionários) é um prognóstico do futuro. Logo, o Nubank tem uma previsão e capitalização tão alta que o seu índice de Basiléia é um dos menores do setor bancário brasileiro.

Em outras palavras, o risco do Nubank ir a falência é tão baixo que oferece o melhor cashback (0,5% a 1%) de todos no UV e sem limites para gastos no cashback (exceto retirar do cashback). E dito isso, comparado aos outros bancos como Itaú e BB seria tipo os pagamentos de dividendos % que não atingem 1% ao mês.

E o mercado tradicional é tão comprado que sempre anunciam nos mesmos veículos de comunicação como Infomoney e etc os “dividend yield” do setor bancário como os melhores, mas esquecem de informar ao público se a instituição bancária não pagar pelo post como outros bancos geram receita.

O Nubank por sua vez, gera a receita através de uma engenharia financeira do cliente, ou seja, uma roda :wheel: giratória…

• O cliente recebe seu salário → O salário rende na conta → O cliente paga cartão antecipado (tem desconto) → O cliente gasta com cartão (cashback) → O cashback rende → O cliente converte o cashback → Gasta no Nubank= Investir no Nubank → Se compra cripto recebe Cashback de Nucoin (=dinheiro) ou se compra no Nushopping recebe Cashback em reais (=Dinheiro) → O cliente paga o cartão ou gasta

E novamente o ciclo da roda giratória do Nubank segue em crescimento financeiro e nos produtos :chart_with_upwards_trend:

Masss… Insistem em dizer que o Nubank não tem histórico financeiro e nem futuro, porém pra não tornar uma resposta enviesada eu te pergunto: Qual setor no país da mais dinheiro e o Nubank ainda não oferece tal produto?

A resposta: Setor Imobiliário e Veicular/Financiamento.

Portanto, o Itaú e o BB todos eles tem um problema gigantesco com agências fechando e o banco tendo que se adaptar a realidade digital, ou seja, milhões de reais em imóveis a leilão.

E quer saber onde você encontra estes imóveis fechados pelos Bancões e a preço de banana?

5 curtidas

Qual a melhor corretora para migrar os investimentos?