Seu cartão já foi CLONADO?

Clonar um cartão de débito é tão fácil quanto clonar o de crédito @Kleber_Basso. Já que possuem os mesmos dados e já é aceito em alguns grandes serviços que frequentemente são usados para golpes.

3 curtidas

segunda vez que clonaram meu cartão esse ano em menos de 6 meses …mas dessa vez deixo ele com o limite minimo e bloqueado os bandidos dessa vez não tiveram sucesso!!!

1 curtida

O meu cartão também foi clonado, compra no mercado pago Clickbus, valor de 689.90 :confused:

2 curtidas

Ontem (13/01/2021) recebi uma notificação de que meu cartão passou por uma confirmação por Google Temporary Hold, achei estranho e fiz o bloqueio do cartão. Depois fiz o desbloqueio no app para utilizar e não fiz o bloqueio novamente e para minha surpresa agora há pouco houve uma compra no Clickbus que não foi feita por mim. Logo em seguida fiz o bloqueio do cartão e a compra foi estornada, mas houve nova tentativa de compra. Meu cartão já foi cancelado e estou aguardando um novo chegar.

1 curtida

Só uma vez. Já faz alguns anos. Foi no cartão virtual. Entrei em contato com o atendimento via chat e estornaram rapidamente. Mas foi um valor baixo.

1 curtida

Acabei de receber uma notificação informado que meu cartão foi verificado pela Caloi Norte SA. As últimas compras foram em supermercados e apps como 99 Food e Uber. A que foge disso é uma do Mercado Pago. Será que tem algo a ver com esse site? Bloqueei o cartão e vou solicitar outro.

1 curtida

Vi uma compra estranha hoje (segunda) no meu cartão, no sábado fiz uma compra com o cartão virtual pelo AliExpress (já fiz várias outras e nunca tive problemas, nem sei se foi por isso), mas hoje vi que no sábado pela noite foi feita uma compra de 766 reais em 6x numa tal de Pp *Pernambucan, reportei a compra e estou no aguardo

1 curtida

meu cartão também já foi clonado, porém a equipe do nubank me ajudou rapidamente :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

Na verdade, a clonagem ocorria nas compras realizadas com a tarja. Não é possível clonar pelo Chip. Quando aparecem essas compras estranhas que tu nunca viu é porque provavelmente as informações como número do cartão, cvv, data de validade e nome impresso ficaram expostas. Por isso temos que tomar muito cuidado com os sites que compramos, aplicativos e as permissões que damos a eles.

Se quiser sobre isso em mais detalhes pode acessar esse link que dá no blog do nu

https://www.google.com/amp/s/blog.nubank.com.br/cartao-clonado-o-que-isso-significa/

3 curtidas

Infelizmente sim, uma vez foi o cartão físico e agora o virtual, na primeira vez conseguiram cancelar todas compras, na segunda agora assim que eu vi uma compra de 1247,87 eu imediatamente entrei em contato no chat e informei a fraude e já apaguei o cartão virtual, apesar de no momento de eu ter avisado a compra ela ainda não ter sido processada, no dia seguinte ela foi e apareceu novamente na minha fatura (quando avisei o Nubank fez uma baixa manual), agora terei que esperar finalizar a disputa que pode levar até 100 dias para ser resolvida, com o risco de perder e ter que pagar (pois durante a disputa o Nubank disponibiliza o valor da compra como crédito de fiança). Pelo nome que apareceu na cobrança (Aaz Perfumes) eu entrei em contato com a loja e eles falaram que não tinha nenhuma compra com o valor informado e falaram que não podiam fazer nada, enfim, agora fiquei refém da boa vontade e bom senso da operadora e vou fazer um boletim de ocorrência relatando todo ocorrido para caso eu perca, consiga recorrer à justiça de alguma forma.

1 curtida

Mas esse é o procedimento mesmo. A bandeira inicia uma disputa, e como não haverá como provar que você comprou esse produto ou serviço, o valor provavelmente será estornado.

Infelizmente estamos sujeitos a esses imprevistos utilizando cartões de crédito.

4 curtidas

O que mais me chateou foi a questão de eu ter identificado e avisado da fraude antes do pagamento ser processado, deveria ter alguma forma de cancelar a compra neste momento, igual quando susta um cheque antes de ser compensado.

Tomara que seja comprovada a fraude, de qualquer forma fiz um BO também, para garantir.

1 curtida

O que mais me chateou foi a questão de eu ter identificado e avisado da fraude antes do pagamento ser processado, deveria ter alguma forma de cancelar a compra neste momento, igual quando susta um cheque antes de ser compensado.

Tomara que seja comprovada a fraude, de qualquer forma fiz um BO também, para garantir.

1 curtida

Se o pagamento está em processamento na fatura, significa que ele foi autorizado, e para ser autorizado é preciso das informações que se espera somente o titular possua. Por mais que venhamos a questionar a transação o mais rápido possível, o procedimento é esse mesmo, o da “disputa”. Se o pagamento fosse cancelado sem a apuração do processo de disputa, acho que o pessoal começaria a cancelar compras por essa forma independente do motivo, em vez de seguir o caminho certo que é tratar diretamente com o vendedor.

Imagina se você acaba de clicar no botão “finalizar compra” e no segundo seguinte por qualquer razão se arrepende. Se pudesse cancelar o pagamento em processamento você faria, não? Porém o correto seria entrar em contato com a loja para cancelar o pedido, daí ela sim cancelar a venda e estornar o valor do seu pagamento. Existe algo chamado “chargeback”, que é um prejuízo assumido pelo lojista quando o comprador cancela a compra diretamente com o cartão. Isto é, existe um risco de o vendedor enviar o produto e não receber pela venda. O processo de disputa, nesse sentido, resguarda tanto o comprador quanto o vendedor.

Sua situação é bem chata, sei como é porque já passei por isso. O sentimento de impotência é bem chato, infelizmente o que resta é esperar a resposta do processo de disputa mesmo. No meu caso de tudo certo, espero que por aí também.

5 curtidas

Ah mas quando usava cheque tinha este procedimento, e a pessoa que susta o cheque se responsabiliza por isso, depois tem que se justificar, não pode sustar um cheque simplesmente “pq me arrependi”, mas é possível em casos como este de furto/roubo, por isso imaginei que tivesse esta possibilidade no cartão, mas enfim, se não tem o que resta é esperar e que seja uma decisão justa por parte da loja.

Vou aguardar

1 curtida

Acabei de ter meu cartão clonado, as primeiras compras aprovaram já notifiquei, é possível eu fazer o meu extorno???

1 curtida

Seja bem vindo à Nu Community.

@Wesley_Silva22 A primeira coisa a se fazer é bloquear o cartão, usar a opção de contestação de compras e depois contatar o Nubank. Se já fez isso, agora é só aguardar o retorno deles. Fique atento que em casos de contestação o retorno é feito via e-mail, principalmente se eles precisarem de mais informações sobre essas compras indevidas.

2 curtidas

Clonado não, mas fizeram um compra no meu cartão virtual. Fiquei de cara! Até parcelaram em 12x, acho que pra parecer que realmente foi eu.

Sorte que renomeio todas as minhas compras, se não jamais teria percebido. Nem recebi notificação do APP. :thinking:

2 curtidas

Hoje mesmo tentaram usar meu virtual em nome de RECVIVO; pelo q pesquisei meio mundo da web tem seu cartao usado na ‘recarga da vivo’. Achei suspeito, será que é uma plataforma pra testes de cartão clonado?
Mais estranho ainda pq esse virtual tinha dias de criado. Tinha usado na Riot, EPIC e na Livraria Janina, que eu suspeito q seja o ponto do vazamento dos dados. #FICA_A_DICA Eu podia ter me ferrado por n ter optado por boleto.
Por sorte o nubank bloqueou a transação, mas tentaram mais de uma vez usar RECVIVO (tem tambem um lançamento em IUGU)
Obviamente já apaguei o virtual e teoricamente estou seguro, mas estou com mto receio pois não é a primeira vez e na outra foi recarga vivo tmb mas em 4 de fevereiro.
Não sei o q pensar, to com medo de ser vírus no PC, ou no celular (em ambos os casos eu tinha tirado print do cartao virtual no celular) e esse artigo me deu otimas ideias pra me proteger, tipo manter td bloqueado a menos q eu vá usar.

2 curtidas

Eu não confiaria totalmente.
Os cartões do Nubank, tanto o virtual quanto o físico possuem o serviço de atualização automática da Mastercard em sites conveniados a Mastercard, quando você solicita a segunda via do cartão físico ou reemite o cartão virtual, automaticamente o sistema atualiza os dados do cartão no site. Esse sistema só não é habilitado quando a via do cartão é cancelada por suspeita de fraude. Mas como você não informou o Nubank da tentiva de fraude ao seu cartão virtual, provavelmente esse sistema continua habilitado.

Recomendo contatar o chat e solicitar que desabilitem essa funcionalidade por precaução.

Mais informações aqui: Entenda o serviço de atualização automática do Cartão Nubank - Fala, Nubank

5 curtidas