Simulador web para Beta Testers do Nubank

Olá amigos,

Uma das coisas que mais admiro nessa comunidade é a predisposição e voluntarismo dos membros em contribuir para a melhoria contínua dos produtos e novas funcionalidades lançadas pelo Nu. Sem dúvida alguma, não há nada similar em nenhuma outra instituição financeira do Brasil, além de ser uma das vantagens que mantem a fintech sempre a frente da concorrência.

Como funciona o assistente de pagamentos

O rol de membros da NuCommunity é incomparável, constituído de pessoas de todas as raças, credos e regiões do país. Uma miscelânea de talentos que aporta um amplo leque visões sobre diferentes temáticas e que podem contribuir para que qualquer novidade lançada pelo Nu venha a atender de forma democrática e satisfatória a maior parte dos seus milhões de clientes.

Em se tratando justa e especificamente do desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades através do app, notamos que os testers dessa comunidade são indispensáveis para o aprimoramento dos mesmos antes que eles cheguem a grande massa de clientes. No entanto, creio que existe algo que pode ser melhorado nesse aspecto, motivo pelo qual escrevi esse artigo.

Minha sugestão consiste no desenvolvimento e lançamento de um “simulador web” do aplicativo do Nubank que possa ser aberto em qualquer navegador, tanto em smartphones quanto em notebooks e PCS em geral. Essa ferramenta pode contribuir imensamente para que os beta testers façam suas análises dos lançamentos com maior eficiência, entregando resultados mais precisos e sem limitações.

Como funcionaria tal simulador web do app do Nubank?

Seria um ambiente onde os membros selecionados para os testes pudessem acessar mediante senha temporária entregue pelo próprio Nu. Essa ferramenta funcionaria como um conta de demonstração que muitas corretoras CFD oferecem. Ou seja, todas as funções do app normal estariam disponíveis, mas usando capital virtual (dinheiro de mentirinha) para que os testes pudessem ser realizados sem a necessidade de movimentar dinheiro real.

Usar uma conta demo permitiria aos testers explorar exaustivamente um novo produto, uma nova funcionalidade, novas atualizações, interfaces, etc. Já que ela não apresenta os limites de uma conta real, onde existem restrições, especialmente quando é necessário movimentar o dinheiro da conta.

Além disso, há também a vantagem de poder cometer erros sem que estes resultem em perdas financeiras e outros potenciais problemas que podem acontecer com uma conta real.

A partir do momento em que um membro for selecionado para os testes e tiver acesso ao simulador, ele receberia um determinado valor em capital virtual para realizar as operações e explorar ao máximo todas as análises que precisassem ser feitas pelos desenvolvedores do Nu referente a uma novidade a ser lançada no futuro para todos os clientes.

Junto com o simulador deveria haver um espaço onde todos os membros da comunidade poderiam interagir entre si, dando sugestões de melhoria e contribuindo com novas ideias. Conforme mostra a figura abaixo, onde fiz uma ilustração com alguns dos membros ativos da NuCommunity.

Para isso eles precisariam contar com ferramentas intuitivas que permitissem tirar prints, fazer anotações, comentários e perguntas para os desenvolvedores, etc… Uma grande ideia já que é impossível tirar qualquer print do app, mesmo apenas para postar na comunidade atualmente.

Enfim, um simulador web facilitaria muito o trabalho dos membros selecionados para os testes realizados pelo Nu. Usar dinheiro virtual em um ambiente onde se pode errar fazendo qualquer operação tornaria a contribuição de cada membro bem mais valiosa e eficaz, já que seria possível explorar uma grande diversidade de situações que atualmente não é possível.

21 curtidas

graças a esses marvilhosos membros que o Nubank consegue testar suas evoluçoes

5 curtidas

Verdade, o fator mais importante para essa tarefa são os membros da comunidade, o simulador é apenas uma ideia para tornar mais eficiente essa colaboração.

4 curtidas

Show @Edson_Bezerra muito bom.

3 curtidas

Eu concordo.

Uma conta Demo funciona perfeitamente pra você entender como funciona aquele produto sem ter risco de capital real.

Porém, não deveria ser selecionado o público, mas ser geral… Quem quiser participar.

Sabe pq?

Quando você seleciona aquele mais engajado, mais fiel aos feedbacks, reclamações, o user perfeito, não traz resultado de pesquisa. Pois em uma pesquisa precisa de pessoas que não entendem o que está fazendo (geralmente pessoas de idade), não entendem daquele produto, já aqueles que entendem e gosta de sugerir, aqueles que entendem e gosta de criticar.

Precisa desse público todo… Para o produto atender o máximo de usuários diferentes…

E complementado não pode ter recompensa, sei que não foi mencionado, mas justamente pra não inviesar a pesquisa.

Entra em uma ideia antiga sobre comunidade, integrar a comunidade do Olivia (aquisição do nubank) no app.

Dava pra fazer muita coisa por lá, principalmente integrar um “grupo exclusivo” de testadores.


Espero que não fique mal compreendido a minha resposta, mas achei incrível sua ideia.

Facil implementação… :smiling_face_with_three_hearts:

2 curtidas

Inclusive com um simulador há a vantagem de os testadores poderem realizaram certas operações entre si, recebendo feedback instantâneo delas.

Não sei se seria bom por causa dos fraudadores que poderiam fazer mal uso da ferramenta. Mas ampliar o número de testadores é uma boa ideia.

Isso é fato. Ter uma amostra de cada perfil de cliente.

Já ouvi alguém mencionado sobre essa comunidade por aqui, mas não tenho ideia do que se trata. Vou pesquisar no Google.

3 curtidas

Algo parecido com isso! @Edson_Bezerra

Link: NuPapo - Nosso novo serviço de conversas no app do Nu!

Só que o Olivia mesmo é outro, não achei as imagens, mas tem por ai.

4 curtidas