Sobre Cancelamento Cartão Nubank - Reverter

Prezados, bom dia!

É extremante complicado essa questão de cancelamento de cartão na Nubank, pois alguns meses atrás efetuei o cancelamento devido não estava usando,
Porém os critérios são muito complexos, pois na verdade a política Nubank não permite reabilitar mas acho absurdo o cliente não poder fazer nova solicitação. Você pode até enviar pelo site, mas é inútil pois o sistema considera mesmo cancelado como se você fosse cliente e por isso analise não prossegue seja com mesmo e-mail ou diferente do cadastrado anteriormente.

saiba, você se torna praticamente risco excluído da Fenech, você se sente totalmente banido e excluído da base de cliente simplesmente porque um dia resolveu cancelar o cartão de crédito.
Não devo nada a Nubank nem a banco nenhum, tenho outros cartões porém meu interesse foi ativado em virtude de alguns serviços que Nubank oferece, como catões virtuais fixo que serve para compras recorrente, que em outras instituições tradicionais não tem.
Os bancos tradicionais você pode cancelar quando quiser, depois preencher nova proposta e passar por uma analise normal, ou seja, claro que os critérios pode aprovar ou receitar, mas o fato do Nubank não permitir que o cliente remeta nova proposta, isso é ridículo e acredito eu fora de todo padrão comercial e bancários.
Em virtude disso, estou num trâmite através do reclame aqui, banco central e outros meus, sobre essa política da Nubank e não vou parar por aqui.
Como falei, estou ciente que posso ser reprovado de uma analise normal porém impedir e negar serviços sem ter algo que desabone o individuo, isso não é legal.
Mediante o exposto, sigo meu trâmite e acredito que ganharei essa questão porque meu pleito é totalmente coerente.
Abraço!

Lucenildo Lima

Caro @Lucenildo_Lima, vc não devia ter cancelado seu cartão. Mesmo não usando ele, era pra vc deixar ele guardado e não cancelado. Agora fica quase impossível fazê-lo novamente. O nubank atualmente é considerado o melhor banco do mundo, vc só perdeu com essa atitude

5 Likes

Vixe, complicado! Mas se você não usa… como o @Pica-Pau citou ali mesmo: Não precisava cancelar, você deixava apenas inativo, OU poderia movimentar só um pouco, simples.

Como diz o diatado: melhor prevenir do que remediar. Infelizmente o processo pra retornar é um pouco mais complexo mesmo. :confused: Forças aí! XD

4 Likes

Vale salientar que nenhuma instituição é obrigada a oferecer crédito para ninguém e boa sorte nesse seu pleito, mas reza a lenda que o cancelamento é irreversível.

8 Likes

Esse negócio do cancelamento é complicado mesmo. Raramente alguém que solicitou o cancelamento ou teve o seu cartão cancelado consegue a função crédito novamente.

O Nubank informa que você pode sim solicitar novamente, mas a empresa dará prioridade para quem ainda não experimentou os serviços da mesma.

Exatamente, esse é o ponto.

7 Likes

Exato.

Você pode fazer todo esse trâmite, contratar advogados, entrar na justiça e conseguir o direito de solicitar a análise de crédito novamente.

Aí o nubank vai lá e nega porque instituição nenhuma é obrigada a liberar crédito.

Então entendo sua frustração, mas é melhor partir pra outra.

5 Likes

Prezado @Pica-Pau
Sim concordo que hoje Nubank é uma Fintech reconhecida no porém ainda não oferece todos serviços bancários.
Em contra parte no que tange sobre cartão reconheço que tem serviços a frente dos bancos tradicionais.
Mesmo assim, discordo da política apontada acima. Acredito que uma vez não tendo pendencia financeira tem o direito de pedir novo cartão.

2 Likes

Grato pela força @Caique

1 Like

@Mr.Xis
Rsss. Sim tenho consciência disso.
O ponto aqui não é negar nem aprovar, é o fato de você nem poder tentar. rsss

2 Likes

@lucas.andrade
Certo compreendo.

2 Likes

@endydealmeida
Então, quando no cancelamento diz que é irreversível a reativação é sobre aquele cartão que está cancelando.
Porém Nubank diz que é possível solicitar novo com uma conta de e-mail diferente porém isso não ocorre devido só é possível ter uma única conta por CPF.
Então a proposta enviada via site nem chega a ser analisada e é isso que acho errado e considero duvidosa a política da empresa.
Pois uma vez que algo que Nubank diz não funciona, retira a veracidade de outras normas que julga como verdades.
Então vamos ver até onde vai dar. rsss

2 Likes

Quem disse que você não pode tentar, onde está escrito isso?
Você pode tentar sim, todo mundo que cancelou pode solicitar o cartão novamente sem nenhum problema, mas o ponto em questão é que não há garantias que vai conseguir. Pois quando um cancelado pede o cartão de volta, ele vai para o fim da fila, e nesse caso o Nubank vai dar preferência sempre aos clientes novos aí fica quase impossível para os cancelados arrependidos, dado a enorme quantidade de novos clientes que são registrados diariamente.

5 Likes

Complicado, Lucenildo :cry:

Se eu posso te acrescentar algo aqui, acredito que a volatilidade seja considerado um fator agravante na hora de o Nubank decidir te garantir ou não uma nova conta, pois assim que o banco te garante uma conta ou crédito, o cliente passa a ter um custo para o banco, desde a emissão e o envio de um simples cartão a custos com SAC.

Quando você decide cancelar um cartão que para você não tem custo algum e poucos meses depois você desiste do cancelamento, você acaba se mostrando um cliente volátil. Eles podem considerar a possibilidade de você desistir do banco novamente alguns meses depois, fazendo com que o investimento que o banco fez inicialmente em você não se pague. Isso, quando somado ao fato que você não possui (com o Nubank) histórico de uso, conforme as suas palavras, acabam te deixando em uma situação desfavorável na hora da análise (ou da não-análise).

Eu não sei até que ponto o BC pode interferir na autonomia do banco de te garantir ou não uma nova conta ou crédito, sobretudo se isso estiver previsto nas diretrizes do Nubank, mas te desejo sorte.

3 Likes

@Mr.Xis
Sim, mas esse tentar é inútil como você mesmo falou, vai para o final da fila.

Se tentar com mesmo e-mail, vem uma mensagem automática que “Alguém que você indicou tentou se cadastrar utilizando sua conta de e-mail” ou seja, nem analisou.

Quando e-mail diferente não vem nada a respeito devido Nubank considera que você já é cliente, mas o produto já foi cancelado.

Porque é diferente alguém que já foi cliente, mesmo não havendo restrições de crédito? Pode negar rejeitar, isso está amparado pela pela lei aprovar ou não mas porque meu pedido não é remetido a análise como de qualquer individuo normal? Isso é certo?

1 Like

@iBryan
Obrigado

1 Like

Eu ja falei, que o pedido é remetido sim, mas quando ele é feito por um cancelado arrependo, a probabilidade é que é muito pequena.

2 Likes

@Mr.Xis

Certo entendido.
Muito grato!

2 Likes

Neste ponto o BC tambem fica limitado , não tem poder para determinar que um cartao seja aprovado, reativado, uma vez que o pedido de cancelamento foi feito pelo cliente através de canais oficiais e as devidas informações foram passadas.
Este contato foi registrado e será usado como defesa da instituição para recusa.
Sim, o cliente não possui nada que o torne inelegivel, porem será submetido a uma nova análise e esta pode ser aprovada ou negada.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração, a instituição, caso esteja negando propostas prontamente de ex-cliente que pediu cancelamento em algum momento, jamais vai argumentar em sua defesa ao órgao administrativo/regulador que o motivo da recusa é que não aprova ex-clientes, isso seria um argumento fragil e fica caracterizado discriminação, pode trazer outros problemas. Será justificado que o cliente em questão não foi aprovado por não cumprir com os requisitos da análise, o cliente poderá ser reavaliado apos X periodo.
Outro ponto importante, a analise de cada banco é confidencial por questão de segurança. Alguns critérios usados na análise se quer podem ser mencionados aqui.

A unica exceção para esta intervençaõ direta e solicitação de reativação é se ficar comprovado que o cancelamento ocorreu por erro da instituição. Geralmente via judicial

9 Likes

Ótimas explicações como sempre @Jgoncalves. Obrigado por compartilhar! :clap:

8 Likes