Sobre o imposto de renda descontado na nuconta

Tenho uma reserva guardada na nuconta , e ela tem desconto de imposto de renda. Mas surgiu uma dúvida (sou leigo nesse assunto), por minha renda mensal estar isenta de declaração de imposto de renda, devo declarar esse valor guardado e também pedir restituição do imposto cobrado mensalmente?

Ola!!!
Boas vindas a comunidade!

Se você não se enquadra nas regras de declaração não precisa declarar não

Não tem como a tributação é definitiva! Se vc resgatou o dinheiro propriamente dito ( Sacou ou usou ele para pagar algo) restituição do IR sobre essa operação. Porém quando não ouve movimentação desse dinheiro esse valor na Nuconta é informando para se saber o valor liquido que você tem disponível e tecnicamente você não pagou IR ele só está provisionado lá.

Mas te aconselho em se preocupar com isso CDB’s visto que são quase irrisórios e de difícil controle e incide só sobre o que realmente rendeu.

17 curtidas

Jamais cite valores em redes sociais ou sites públicos.

Você só é obrigado a declarar se os rendimentos ultrapassarem $40.000,00.

O imposto retido nos resgates da Nuconta ou qualquer outra aplicação de renda fixa é definitivo - não existe restituição.

20 curtidas

Obrigado pelas dicas galera!

3 curtidas

Lembrando que o IR só é cobrado sobre o rendimento, e a taxa é regressiva (quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota). Portanto, nem vale a pena se preocupar com isso, você não está levando prejuízo, já que não tem como fugir do IR.

4 curtidas

Exato, me equivoquei na resposta, vou até alterar para não deixar informação errada.

6 curtidas