Sobre o IOF na NuConta

Se eu fizer um depósito de 1.000 reais e na metade do mês fizer outro deposito de 2.000 reais. Os dois serão cobrados IOF independentemente? Ou seja, se eu fizer uma transferência ou saque, será cobrado do depósito mais recente? E depois que o primeiro deposito fizer 30 dias, ele não será mais comprado IOF, então o IOF que irá aparece será exclusivamente do outro depósito. Estou certo?

2 curtidas

E aí, @zThiago. Seja muito bem-vindo a nossa comunidade! :purple_heart: :v:

É importante ressaltar que o IOF e Imposto de Renda incidem somente nos rendimentos, e não sobre o valor inicial colocado na NuConta.

Por exemplo: se você depositar R$ 100 na NuConta, não irá pagar impostos sobre esse valor, somente sobre o quanto ele render. Se em determinado período seu rendimento bruto da NuConta for de R$ 5, os impostos incidirão somente sobre este valor, não sobre o saldo total da sua conta.

Dá só uma olhada nessa postagem no Blog do Nubank: :point_down:

https://blog.nubank.com.br/ir-iof-nuconta/

2 curtidas

Eu entendo. Mas sobre a questão dos depósitos e dias que eu comentei, eu estou correto sobre isso?

Sou bem leigo nesse assunto sobre rendimentos pq nunca fiz, e estou com umas dúvidas:

Sobre esse IOF e IR, por exemplo, eu tenho R$ 500 guardado num cofre e decido guardar na NuConta, o dinheiro vai ficar rendendo automaticamente, não é? Posteriormente eu precisarei pagar o imposto sobre o valor que rendeu??

E outra dúvida, mesmo exemplo, guardei R$ 500,00 na NuConta, mas também recebo meu salário e pago as contas depois de 2 dias, o rendimento que houve desses 2 dias que o dinheiro ficou parado na conta eu precisarei pagar o imposto também?

Exatamente.

Normalmente, é o que acontece, mas pode ocorrer sobre o mais antigo se a soma dos impostos for menor.

2 curtidas

Sim, sim e sim. Se há rendimento, sempre será cobrado o imposto devido.

2 curtidas

@LuckPass tem como separar os valores então? deixar apenas esses R$ 500,00 rendendo, e quando receber o salário deixar ele normal sem render?
tem como desabilitar isso?

Não, porque não faria o menor sentido.

3 curtidas