Sobre os bloqueios de conta

Como não recebi mais respostas do meajuda@nubank sobre minhas duvidas referentes ao app e no entanto foi respondido por aqui o motivo de não resolverem meu problema com o aplicativo, e além disso como não recebi uma resposta satisfatória através do chat, onde demoraram pra responder e aparentemente só respostas prontas e despersonalizadas em relação a pergunta, trago a mesma até aqui:

Sou cliente novo e comecei a testar o nubank a pouco tempo, mas agora que comecei a pesquisar na comunidade li em muitas postagens aqui de pessoas reclamando que tiveram suas contas bloqueadas sem aviso, por movimentação atípica.

O que caracterizaria movimentação atípica?

Se qualquer pessoa, envia costumeiramente um determinado valor relativamente baixo, para a conta do nubank e, num dado momento, resolve enviar para o nubank todo o dinheiro que tem depositado em um banco tradicional (que cobra taxas de banco tradicional e tem rendimentos negativos em conta) por estar depositando um valor maior do que de costume isso já pode ser considerado movimentação atípica com consequente bloqueio da conta?

Agradeço as respostas!

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Supondo que você movimente por mês algo em torno de 4 mil e de repente aparece uma transferência de 10 mil, isso seria um exemplo de movimentação atípica.
Quando eu me tornei cliente Nubank, ano passado, estava ocorrendo uma verdadeira leva de cancelamentos e bloqueios de conta e cartão. Poxa justamente no momento em que estava querendo trazer minhas reservas pro Nubank, aí fiquei com medo. Então entrei no chat e perguntei os motivos para aqueles bloqueios e o que eu podía fazer para aquílo não acontecer comigo. O atendente me explicou o que precisava fazer( apenas informar ao Nubank previamente) e me aconselhou ler o contrato.
De lá pra cá fiz várias movimentações atípicas e tudo sempre fluiu bem.

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Eu também tenho essa dúvida até hoje. Mas perguntei pro chat ontem e me disseram que valores apartir de 10mil precisam ser avisados no chat. Tanto pra movimentação, quanto para recebimento. Porém, a gente sabe que se fazemos transações de 7mil por exemplo que forem fora do nosso “padrão”, a conta já é bloqueada e a Nubank nunca se pronuncia quanto a isso.

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Se for uma transferência (DOC, TED) do mesmo titular acredito que não bloqueia. Porem! Os relatos que tenho lido aqui, as contas bloqueadas foram depósitos recebidos de terceiros ou por boleto.
Eu já realizei TED nos valores acima de 10000 e não bloqueou, mas como o pessoal fala aqui, cada caso é um casa. Sempre fiz TED usando especificação ‘credito em conta’. Acredito que não pode usar outro. No próprio banco que faço a operação já vem a mensagem ‘em caso de conta pagamento, utilizar a opção credito em conta’. :man_shrugging:t2: :slightly_smiling_face:

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Obrigado a todos que responderam!

Pra não bloquear ao transferir um valor mais alto então, a resposta seria fazer transferência por TED sendo a conta do mesmo titular?

Bom… Jà é uma solução, porque senão como poderíamos colocar o dinheiro que já temos em nossas contas em outros bancos, na conta do nubank? Um pouco a cada mês

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Da mesma forma que não saberemos como o Nubank utiliza padrões para a liberação do limite, o mesmo se aplica ao bloqueio de conta, o motivo? Para que golpistas não se aproveitem disso, e facilite o processo de fraude deles.

Se você utiliza o Nubank de forma lícita e não descumpre o contrato, sua situação é resolvida, o que se questiona é o tempo de análise da documentação, que em alguns casos pode demorar 1 hora, ou até 20 dias, se o bloqueio é através da suspeita de um terceiro requisitando acesso a conta em nome do titular, uma foto e a documentação resolve, mas se a suspeita é referente a transferências com objetivo de aplicar golpes, a vitima denuncia ao seu Banco, o mesmo pede providências ao destinatário sendo o Nubank, que toma a decisão de solicitar informações a você referente a esses valores, nesse caso se torna mais complexo.

Aqui nesse vídeo você vê o Youtuber Breno Perrucho transferindo mais de 40 mil para sua corretora no exterior pelo Nubank, sua conta não é bloqueada.

Algumas pessoas cometem erros ao utilizar o Nubank, e a gente chama atenção aqui na comunidade:

  • Gerar boletos de depósito somente para movimentar valores pertencentes a você, se alguém precisar te pagar, peça para fazer um TED(Ou PIX futuramente).

  • Você tem empresa? Receba dos seus clientes somente pela Conta PJ, e dela se precisar transfira para sua Conta PF, jamais receba diretamente pela Conta PF.

  • Não tente transformar o limite do seu cartão em dinheiro, a finalidade é para uso de consumo, ao cadastrar em apps como PicPay, AME, Mercado Pago etc, pode usar para pagar contas, estabelecimentos, dividir algum pagamento com um amigo, ou prestação de serviço. O mesmo serve caso você passe o seu cartão em uma maquininha registrada no seu CPF ou na sua empresa, é caracterizado autofinanciamento.

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Acredito que sim, comigo não bloqueou ate o momento. :slightly_smiling_face: ah! sempre é bom ter um comprovante (documento) da província do dinheiro. :wink: . Quem não deve, não tem o que temer.

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Entendi, no caso desse dinheiro já estar a algum tempo nessa outra instituição e não ter mais comprovante dos depósitos ou da origem do dinheiro é que a coisa complica e mesmo sendo honestos podemos passar por golpistas, compreendo os motivos da segurança e não reclamo da existência deles, porém estou tentando entender a eficácia real disso e até que ponto esses dispositivos de segurança podem atingir a pessoa que não merece ser atingida por eles, como parece ser o caso de muitas pessoas que reclamam aqui dos bloqueios de contas

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No meu caso eu tenho minha declaração do imposto. Acho que é o suficiente. Não posso afirmar.

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Obrigado pela resposta, quero entender como funciona antes de começar a utilizar efetivamente o nubank, sua resposta auxiliou muito, inclusive mais do que me passaram pelo chat.

Como vejo muita reclamação de bloqueio em conta aqui, quero entender como funciona isso e se o nubank oferece realmente segurança para pessoas honestas ou se devido a alguns (infelizmente muitos) golpistas, então os honestos tem que se precaver de dispositivos de segurança que podem inadvertidamente atingi-lo, quando não tem claras para Sí as regras da instituição quanto a esses dispositivos.

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Eu já li inúmeras reclamações de bloqueio, e um compilado seria isso, já tive a minha conta bloqueada, quando em uma ligação o atendente não teve a convicção de que eu era o titular, em 1 hora resolvi ligando novamente, e encaminhando uma foto por e-mail com a frase que pediram.

Existem casos atípicos e vale notificar eles, como você ganhar um prêmio, ou uma indenização na Justiça, no caso de um parente meu, sugeri ele encaminhar a decisão com o valor por anexo ao chat do Nubank, o atendente disse que não precisava, mas é bom, pois se for bloqueado por isso, quem analisar, vai ter o que precisa pra agilizar o desbloqueio se ocorrer esse falso positivo, no caso dele não houve bloqueio e o valor era muito alto.

As pessoas que são mais prejudicadas quando caem nessa situação, é pelo valor que fica preso, o cartão bloqueado, e assim ela não consegue comprar nada, e se cair em um dia complicado tudo piora, minha dica é nunca concentre seus recursos financeiros em uma instituição só, assim um eventual bloqueio não será tão doloso, e nem sempre é bloqueio que gera essa situação, instabilidade também pode ocorrer. Já passei por manutenções no C6 Bank pela madrugada, o cartão Elo da CAIXA nos finais de semana costumava falhar quando precisava antigamente, várias vezes já tentei sacar com o Banco Inter e aparecia erro no sistema, teve o famoso caso do Banco Neon com o seu parceiro sendo interditado pelo Banco Central e por aí vai. Eu ando sempre com dois cartões, e é bom isso pois você cria relacionamento com mais de uma instituição ao mesmo tempo. Imagina se o Nubank muda todo e começa a cobrar tarifas, a gente cancela e tem que começar tudo do zero com outro Banco.

O maior problema do Nubank, é o tempo de análise da documentação, e pode ter certeza que isso eles estão cientes, e são cobrados para contratarem mais.

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Valeu pelos esclarecimentos, estava pensando em deixar um valor maior no nubank devido aos rendimentos, mas não adianta ter valor alto em conta e transtornos por conta bloqueada, rs

Vou seguir sua idéia e deixar o dinheiro em mais de uma instituição, mas como minha primeira conta em um banco de aplicativo foi no nubank e ainda não o conheço bem, conheço menos ainda sobre os outros bancos disponíveis, gostaria de pedir, se lhe for possível, que me dê sua opinião sobre o C6 Bank e sobre o banco Inter, se puder me falar falar algo sobre eles, como por ex, se tem um aplicativo melhor, se tem um atendimento melhor, ou pior, se as contas tem rendimentos, etc, se quiser pode até dizer qual recomenda mais ou recomenda menos, tomarei todas as suas palavras a título de esclarecimentos e me serão de muita ajuda, logicamente a responsabilidade por minha escolha posterior será unicamente minha, mas pelo menos estarei mais elucidado no assunto :wink:

Um fraterno abraço!

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Mas é como a recomendado dada mo chat, precisamos criar o hábito de ler os contratos que assumimos. Todas as recomendações (de utilizar boleto de depósito em contas da sua titularidade, avisar sobre movimentações atípicas) estão descritas no contrato.

Em muitos dos tópicos sobre bloqueio nós identificamos que o usuário estava usando sua conta de forma indevida e, por isso, o bloqueio. Claro que há alguns casos em que não fica muito claro o critério usado pela instituição, mas acredito que seguindo à risca as diretrizes do contrato, as chances de bloqueio reduzem drasticamente.

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Eu uso os 3, Nubank, Banco Inter e C6 bank, é complicado pra mim comparar um ao outro, pq um tem coisa que o outro não tem e assim eu vou completando tudo que preciso com os 3 juntos.

Sobre o atendimento, você vai ouvir opiniões diferentes, pois depende muito da experiência de cada um, o C6 bank é mais rápido em responder o chat que o Banco inter, porém nos dois, se eu não resolvesse com o SAC qualquer problema, a Ouvidoria resolvia, então fico tranquilo quanto a isso.

O C6 Bank tem um programa de pontos gratuito, um app mais bonito que o Banco Inter, porém esse tem muitos serviços a oferecer, como corretora, financiamentos, seguro de carro, conta para menores de idade, boletos de cobrança para PF, cashback em compras na internet.
Depende muito da sua necessidade, mas nos 3 tem renda fixa.

Quanto a valores maiores, eu prefiro uma corretora, conta-corrente é mais pra pagamentos do dia a dia pra mim, pagar cartão, conta de luz, água e etc.

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Só uma dúvida: no caso do cartão de crédito, é necessário avisar antes de fazer alguma compra de alto valor?

Obrigado.

Para compras no cartão de crédito, em Sua Obrigações no contrato, não tem a mesma cláusula da conta de ser necessário avisar transações fora do padrão de uso, porém o Nubank ainda pode bloquear essa compra em algumas situações de suspeita, mas como é no crédito, caso aconteça, basta falar com o pessoal do chat/telefone, e passar novamente a compra. Também deve se observar que o bloqueio pode partir do estabelecimento, em compras online, quando é do Nubank você é notificado no app. Para viagens no exterior é necessário ativar a função “Aviso Viagem”.

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Não é necessário. Não é previsto em contrato e eu nunca avisei. Sigo sem problemas até então.

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Olá Fabiano, tudo bem?
Sim, toda e qualquer transação de valor alto ou extremamente alto é recomendado avisar ao Nubank, para evitar possíveis bloqueios e cancelamentos.

Tenho dois amigos que passaram por isso, desde então eu recomendo avisar ao Nubank.

Espero ter ajudado, tenha uma excelente noite, até mais! :slight_smile: