Sobre pausas no rendimento das caixinhas

Olá,

Estive reorganizando minhas caixinhas, e me surgiram dúvidas.

Quando eu retiro o dinheiro da caixinha para conta (ou transfiro para outra caixinha), o rendimento diário é pausado até se passarem 31 dias?

Agora um cenário, supondo que a resposta seja “sim, o rendimento é pausado”.

Caso eu retire o dinheiro de uma caixinha para colocar em outra, e após 30 dias, eu desfaça a caixinha, e mande o dinheiro para uma outra caixinha (faltando 1 dia para entrar em efeito o rendimento retroativo). Neste cenário, eu terei de esperar outros 31 dias para que o rendimento retroativo entre em efeito, certo? Mas o rendimento retroativo será referente a 31 dias ou 61 dias?

Sei que a pergunta pode parecer um pouco confusa e boba, mas é que eu gostei da proposta das caixinhas e quero ficar tranquilo de que eu não esteja perdendo nenhum dia de rendimento ao reorganizá-las.

Obrigado,

6 curtidas

Olá

A respeito das caixinhas ela não entra na regra dos 30 dias. Elas já começam rendendo desde o primeiro dia.
Porem neste seu caso toda vez que vc muda de uma caixinha para outra ou para conta, vc está sujeito a tributação IR e IOF, que reinicia a contagem a cada movimentação.

18 curtidas

As vezes as caixinhas não rende por erro acho aí eu resgato 1 Real e o rendimento é efetuado

3 curtidas

Obrigado. Então entendo que é melhor eu não ficar movimentando o dinheiro de uma caixinha para outra.

Outra dúvida. Digamos que eu tenha R$ 100.000 guardados em uma caixinha por mais de 720 dias, e todos os meses eu esteja colocando R$ 1.000 nessa mesma caixinha.

Eu sei que depois de 720 dias, o custo pelo IR é de 15%. Caso eu resolva retirar uma porção de R$ 1.000 dessa caixinha, o IR cobrado será de 15% pelo fato de a caixinha ter sido criada a mais de 720 dias? Ou o custo do IR será maior, pelo fato de todo mês eu estar a incrementar a caixinha com um novo valor?

1 curtida

Cada aporte é independente e o IR incide individualmente sobre cada um conforme o prazo.

10 curtidas

Guardar na caixinha é sempre a melhor opção porque rende desde primeiro dia, o nubank tirou o rendimento da deixando somente após 30 dias, essa jogada aumentou o lucro da instituição em milhões.

3 curtidas