Sofri uma TENTATIVA de golpe. Minha conta está segura?

Oi pessoal. Eu acabei de conversar com uma atendente do Nubank e ela me disse que está tudo bem. Mas ainda gostaria de saber de mais pessoas, estou muito insegura…

Uma ligação automática disse que houve uma compra suspeita com o meu cartão Nubank, e pediu para eu digitar 1 caso reconhecesse, e 2 caso não. Eu digitei 2 porque de fato não conhecia, e fiquei num ponto de espera na chamada.

Aí o atendente pediu para que eu abrisse o aplicativo e gerasse um protocolo para cancelar a compra. Cheguei até a iniciar o app, mas me toquei que poderia ser golpe, então fechei na hora. Não abri nada do meu app quando estava falando com ele. Desliguei.

Mas aí eu fico na dúvida: eu ter digitado 2 e ter falado com ele, e ter iniciado meu aplicativo (não abriu, tava só iniciando), faz com que ele consiga roubar meus dados? Minha conta? O que posso fazer para melhorar a segurança?

Chequei minha conta e nada foi tirado. Mas fiquei com medo.

Conversei com a atendente e ela disse que está tudo certo. E me recomendou trocar a senha do e-mail e do app nubank por garantia. Tá certo isso mesmo ou eu corro algum risco? Teriam alguma sugestão para melhorar a segurança agora?

Os golpistas me mandaram mensagem por Whatsapp novamente se fingindo de atendente, mas já bloqueei.

Obrigada desde já! :pensive:

9 curtidas

Acredito que a primeira coisa, é deixar fixado que o Nubank nunca irá entrar em contato por telefone com nenhum cliente. É claro que podem ocorrer vazamentos de dados, mas na maioria dos casos, é o próprio usuário que acaba fornecendo ‘‘Carta Branca’’ para o golpista ter acesso aos dados.

15 curtidas

Pois é, nossa, eu tô com raiva de ter sido tão ingênua. Foi meio que automático simplesmente “aceitar” que a ligação era verdade. Eu sempre escuto falarem que atendente nenhum vai te ligar… Vou ir reforçando mais isso na cabeça.

5 curtidas

Sobre isso, não. @FelipeMoraes já deu excelentes dicas a respeito, o perigo realmente estaria se tivesse continuado a ligação e até ter seguido com o que os golpistas pedissem como transferir valores ou até baixar algum aplicativo (que aí onde está o maior perigo, já que isso pode contaminar o seu dispositivo).

Vou deixar o trecho do artigo de um site que explica sobre o perigo desse tipo de golpe, ademais é seguir o que o Nubank te orientou e ficar em alerta que esse golpe tem ficado muito comum. :handshake:

14 curtidas

Olá @marianati. Seja muito bem vinda a comunidade de clientes nubank. Temos que tomar muito cuidado com esses golpes. :handshake::+1:

8 curtidas

Foi oq aconteceu comigo mas fiz tudo que pediu e acabei enviando codigo foi ai que cobraram 2000 reais no meu cartao de credito

4 curtidas

Infelizmente esse golpe tem ficado muito comum, gosto de usar bloqueadores de chamada como TrueCaller pra evitar até mesmo de ser incomodado por esses golpistas, mas como você reforçou e o @ranielreis disse acima, vale seguir as dicas do Nubank por precaução :pray:

12 curtidas

Boas-vindas à nossa NuCommunity @marianati

SE acontecesse comigo,eu faria exatamente o que a atendente te instruiu e trocaria as senhas e ainda mais uma atitude, que seria bloquear os cartões virtuais
(nem que fosse só por alguns dias).

E fica o aprendizado:
Nunca digite nada e não abra seu app nessas situações , desligue no mesmo instante e só depois disso confira no seu app se está td ok!

16 curtidas

Se ocorrer novamente, encerre a ligação e bloqueie o número da chamada.
Siga as orientações dos colegas acima, pois a criminalidade está em constante evolução e, pelo seu relato, faltou muito pouco para você não ser mais uma vítima.

10 curtidas

Também recebi esta ligação esta semana, e desliguei porque sei que o Nubank não faz este tipo de contato. Sobre sua pergunta acima, o fato de você ter atendido e digitado um número numa ligação não compromete em nada seu celular. O “digite 1” serve para direcionar para a falsa central deles. Se você não passou informação sigilosa alguma na ligação, o risco é baixo. Na versão mais comum deste tipo de golpe, o atendente da falsa central iria te pedir para instalar um app de acesso remoto no celular, e isto sim abriria todas as portas para o marginal. Em outra versão ele pode te pedir senhas (coisa que banco NENHUM pede).

Agora, algo me diz que eles vão tentar de novo! Você já me parece atenta e consciente o suficiente. Sem folga pra vagabundagem! :slight_smile:

5 curtidas

A melhor maneira de lidar do vagabundo é não dar nem atenção. Se ligarem desliga na cara, só isso.

4 curtidas

E são insistentes, viu! Aqui já recebi várias vezes, até quando decidi usar bloqueador de chamadas para ter paz :pray:

11 curtidas

Por aqui tambem so tive paz após comecar usar os bloqueadores :face_with_hand_over_mouth:

7 curtidas

Aqui ainda chego a receber ligação mesmo com o bloqueador ativo.

7 curtidas

Infelizmente alguns acabam passando a ligação se optar por não bloquear receber chamada da lista fora de contatos, não uso essa medida porque às vezes posso receber uma ligação de fora da minha lista que é importante :pray:

7 curtidas

Pois é…
tbm não uso essa opção por esse motivo.

7 curtidas

O que resta nesses casos é conviver recebendo as ligações até que o pessoal com base nas denúncias coloque no banco de dados dos aplicativos pra passar a bloquear :pray:

7 curtidas

Esse trecho responde minha exata dúvida! Vou aproveitar e ler o artigo todo. Obrigada!

3 curtidas

Pessoal, muito obrigada pelos alertas! É incrível como existe todo tipo de malandro por aí. Pior que eu já sabia que atendente nenhum te liga, porém, as vezes agimos tanto no automático, né? Quando ele tava falando, eu só aceitei, parece…

Já tomei as medidas de segurança e vou ir reforçando elas sempre.

Fico grata com essa comunidade tão receptiva. Valeu mais uma vez! :smiling_face_with_three_hearts:

4 curtidas

Excelente quando a gente troca informações em um espaço assim, porque ajuda a nos tranquilizar e ótimo que foi um final feliz, desde já te desejo boas-vindas à NuCommunity e fica o convite para caso queira acompanhar esse espaço tão rico em conhecimento. :handshake:

10 curtidas