Suaves Prestações!

Vou parcelar em suave prestações!

O problema não são as suaves parcelas, mas sim o não planejamento delas, acabamos entrando numa fria, e esquecemos que de pouco em pouco, o nosso orçamento acaba sendo corrompido.

As condições especiais que são oferecidas, chama atenção do consumindor trazendo a ilusão que o produto, cabe no bolso mas no final o acúmulo de parcelas, vira várias prestações a vencer.

Mas eu vir na vitrine da loja uma promoção, de roupa estava com preço imperdível, vou levar apesar que tenho algumas no meu guarda roupa que nunca usei, essa será diferente.

A promoção deixa de ser quando não precisamos daquilo, e compramos por impulso, por isso tome cuidado e se pergunte ante de compra algo “Você quer” Você Precisa" “Tem dinheiro” “Compra?”

O impulso atrapalha o seu investimento, cada dia mais você terá menos dinheiro para investir ou realizar algo.

Por isso se organize, utilizando planilha, anotações… o que você achar melhor, mas não deixe de se planejar financeiramente, já postei aqui sobre o Método 50/30/20, vão lá da uma conferida.

Anda comprando muito?

  • Comprando só o básico.
  • Estou sobre controle financeiro.
  • Sempre em Suaves Prestações.
  • Compro sempre por impulso, e nunca sobra dinheiro.
0 votantes
20 curtidas

Que bom @guilhermereistg, post muito bem-vindo, não só pelo cenário financeiro, mas também pra gerar reflexão e ações diferentes. :clap:t5: :clap:t5:

Por muito tempo fiquei utilizando o dinheiro pela emoção de adquirir coisas que não precisava ou que podiam ser compradas mais pra frente.

A maioria das pessoas no nosso país não tiveram ou não têm uma educação financeira, o lidar com o dinheiro é mais pela aquisição das necessidades básicas e pelo viés do imediatismo das parcelas que cabem no bolso, do que um racional programado e um pouco menos afetado pelo emocional.

Gratidão pelo conteúdo rico e apropriado, abração @aleixo

16 curtidas

Parabéns pela iniciativa do tópico, @guilhermereistg! Conteúdo bem legal!

Essa regra de ouro aprendi com um colega em 2017 e desde então carrego na minha vida financeira! Antes de quase todas minhas compras, me faço essas perguntas!

17 curtidas

Preciso parar de comprar roupa socorro isso está me deixando sem dinheiro @_@

7 curtidas

Muito obrigada :blush:

7 curtidas

Importantíssimo tópico @guilhermereistg, muitas, mais muitas pessoas da minha família precisam ter noção disso. Muito obrigado pelo tópico, vou compartilhar com a galera aqui! :purple_heart:

10 curtidas

Esses topicos sao sempre bem vindos. Paragens Gui.

O famoso "compre sem entrada e depois fica sem saída ". :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

10 curtidas

Eu considero realmente fantástico toda essa estrutura financeira que precisamos criar para ter uma vida mais tranquila. Mas uma coisa que nenhuma estrutura consegue combater são imprevistos.

‘‘Ah mas é só ter uma reserva de emergência’’ - Sim concordo, mas até mesmo uma reserva de emergência não consegue sobreviver a uma quantidade seguida de imprevistos.

E no final a única alternativa que temos é o ‘‘Suaves Prestações’’, e se precisar ‘‘Suaves Prestações das Suaves Prestações’’.

E assim continuamos.

Mas se eu conseguisse me estruturar melhor, realmente teria menos problemas do que tenho hoje, mas os imprevistos sempre batem a porta.

Ótimo assunto @guilhermereistg !

10 curtidas

Tópico interessante!! Ultimamente tenho comprado mais o básico mesmo.
E quando compro algo que já tenho pra substituir por algum motivo, o que eu tenho vendo ou faço doação.

O que mais saiu do orçamento que não estava no programa foram passagens de avião que precisei comprar emergenciais.

De resto costumo focar em coisas objetivas.

8 curtidas

Infelizmente boa parte ainda não teve, mas torço para que essa situação mude.

Aí sim, essa regra passei a usar para várias coisa na minha vida, e deu certo, comprei coisa que nunca usei, mas mudei essa realidade.

O importante que enxergou.

Boa aí sim em, eu levo para minha família, porém estou indo com calma, porque a cabeça dura não deixa, estão tenho que modelar e mostra pouco a pouco.

Eita kkkkkk

Sim, já passei por essa situação onde a reserva que era pra dura 6 meses durou 3, justamente pelos imprevistos que nunca achei que ia acontecer tudo de uma vez só, porém neste período turbulento conseguir reverter a situação, foram meses de sacrifício mas conseguir, e neste período serviu de lição porque conseguir ver erros na minha gestão financeira.

As incerteza permeia nossa vida, sendo impossível de evitar imprevistos, por isso estruture uma reserva criando uma margem de segurança.

Ai sim, temos que ter o foco no nossos objetivo.

4 curtidas

Depois de ser muito gastadeira admito que sou muito compulsiva de comprar e depois da pra alguém ou até mesmo jogar fora agora estou me controlando evitando o que me atrai a gastar olhando ou pesquisando vou acabar comprando e me endividando

2 curtidas

@Dy_Santos de fato se ficamos na emoção e no impulso queremos comorar tudo. Mas esta compulsão como você citou pode esconder alguma falta. Eu também era muito “comprador” e comecei aos poucos fazendo um exercício simples, que era o seguinte, une a mente (pensamento) e o corpo (ação):

Quando eu desejava comprar algo pensava duas coisas:
> Preciso mesmo comprar? (é prioridade ou eu estou criando esta necessidade? (pergunta racional > Mente)
> Vou embora daqui, decido outro dia! ( sair do local e não comprar > Corpo )

O exercício diário de questionar os impulsos e tomar uma ação sobre ele aos poucos irá te ajudar a detectar os gatilhos que te fazem querer comprar algo sem ter mesmo a necessidade.

5 curtidas

Boa dica, muito importante tentar controlar para não saímos gastando por impulso. :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

3 curtidas