O app poderia ter a opção de subcontas ocultas dentro da conta principal. Exemplo: eu tenho uma conta no NuBank e deixo lá 20 reais. Mas no app há uma opção que diz: “Caso você possua uma subconta e deseje acessá-la, digite os 5 últimos dígitos dela (3 tentativas antes de seu App inteiro ser bloqueado)”. E dentro desta conta (caso eu a tivesse criado), estariam os meus recursos principais, que poderiam ser livremente transferidos para a conta primária (a conta visível). O app poderia criar uma metodologia de recuperação segura caso o usuário perdesse o acesso à suas subcontas, ou se o app como um todo fosse bloqueado por extrapolar o número de tentativas usando números de acesso incorretos (reconhecimento facial, SMS e e-mail). E dentro de cada subconta também poderia existir a opção de criação de uma nova subconta mais oculta ainda, até o limite de 3 níveis de ocultação (uma escondida dentro da outra). A existência dessa(s) subconta(s) adicionaria uma camada de proteção ao correntista, eliminando a necessidade de ter o “celular do PIX”. O princípio básico deste método de segurança seria simples: se você deseja acessar uma conta oculta que eventualmente tenha, você deverá saber antes se ela existe ou não, bem como o número de acesso dela. O App não vai lhe dizer se ela existe e nem vai lhe oferecer uma caixa de seleção para você escolhê-la (você precisará digitar), especialmente se você for um bandido acessando indevidamente o celular de alguém.
Eita que malabarismo em? O nubank veio pra simplificar e não ao contrário.
Sim, mas é um malabarismo que evitaria sequestros-relâmpago. Bandido adora simplicidade desprotegida.
Muito complicado isso
Pode até ser complicado. Mas não seria obrigatório para nenhum correntista fazer. Quem não quisesse, nem perceberia a diferença. Quem quisesse, ficaria mais tranquilo ao sair com o celular na rua. Para mim, seria um motivo para trocar de banco, caso algum concorrente do NuBank oferecesse esta solução ou algo similar melhor.
Vc pode criar uma segunda conta de usuário no Android no mesmo celular e baixar os apps de bancos lá…
Não evitaria, antes do pix ja existia sequestro relâmpago, nao é como se tivessem inventado isso por causa do pix.
Meu pai ja sofreu um na epoca q nem exitia celular, eu de certa tbm ja sofri um pq os bandidos entraram dentro do onibus q eu tava atras de um casal q tinha acabado de sair do itau.
Se os bandidos nao conseguirem acessar o app, vão fazer do “jeito raiz”, e te levar no caixa eletrônico pra te fazer sacar o dinheiro…
A ideia ate pode ser boa, mas o problema continua sendo a falta de segurança pública…
Pois é, infelizmente.