Sugestão: botão de salvar o comprovante no dispositivo

Quando o assunto são as minhas contas eu gosto de tudo organizado digitalmente. Tenho todos os recibos de forma digital (água, luz, internet…) e os guardo juntamente com o seu respectivo comprovante.

Minha organização é através do Google Forms que faço os seguintes dados:

  • empresa do recibo
  • endereço
  • vencimento
  • valor pago
  • data do pagamento
  • anexo do recibo (geralmente PDF)
  • anexo do comprovante (geralmente imagem)

Para manter tudo isso organizado é bem simples, a parte mais chata é obter os comprovantes dos recibos pagos na Nu Conta.

Eu sou usuário Android, e após pagar uma conta eu preciso:

  1. tocar em ver o comprovante;
  2. compartilhar o comprovante;
  3. parte que o MIUI complica
    3.1 selecionar compartilhar no WhatsApp
    3.2 selecionar qual WhatsApp é pra compartilhar (uso second space)
    3.3 selecionar o grupo do WhatsApp que só eu participo
  4. acessar o WhatsApp Web, e baixar o comprovante pra depois preencher o formulário.

Como pude listar, são muitos passos. Se tivesse a opção de salvar o comprovante diretamente no dispositivo, ou até mesmo no email com o comprovante de pagamento viesse um PDF anexado seria de grande ajuda.

No caso, salvando os comprovantes no dispositivo diretamente, eu acessaria a galeria de fotos no WhatsApp e enviaria todos de uma vez para o meu grupo.
Já se viesse o PDF na mensagem do email com o comprovante de pagamento, bastava baixar o PDF.

Embora minha sugestão não seja uma grande feature, a Nubank sempre preza pela descomplicação da vida dos seus clientes, por isto está sugestão.

Pensem com carinho sobre o assunto.

17 curtidas

Wow, parabéns pela organização!

No tocante ao processo, vc não consegue enviar direto para o Drive ou Gmail?
Eu consigo enviar o comprovante para ambos, apenas que como PNG e não PDF.
Não vi necessidade do WhatsApp no processo. Mas, sim, tem todo o passo de compartilhar e digitar o email ou colocar os dados para o Drive.

6 curtidas

A sugestão também apoio, mas gostei da forma que você organiza, por gentileza poderia explicar melhor?,geralmente guardo em pastas, nunca pensei nesta forma que você apresentou.

4 curtidas

@enniosousa existe um aplicativo chamado “Save to File” que pelo menos pra mim é uma mão na roda e contorna essa limitação na hora de querer salvar algum comprovante localmente.

Você vai fazer os passos 1 e 2. Quando compartilhar, aí você seleciona o app “Save to File” e ele vai pedir o local que quer salvar o arquivo. Pronto.

3 curtidas

Bom dia @enniosousa!
O sistema operacional do seu computador é o Windows? Qual versão?
Existe uma função que talvez possa te ajudar.

1 curtida

Já até desistir de ter cartão de crédito

A ideia é ótima. Eu também guardo os comprovantes de transferência e pagamentos. Acabo enviando por email pra mim mesmo para sempre ter uma cópia de cada um (minha organização está muito longe da sua kkk), mas se pudessemos salvar diretamente no dispositivo seria bem melhor.

2 curtidas

Eu tb utilizo o Google Sheets para gerenciar meus cartões e minhas contas. Controlo despesas x receitas e acompanho o fluxo de caixa.

É bem prático poder acessar e lançar os dados pelo celular e pelo computador.

1 curtida

Salvar os comprovantes do Nubank em PDF seria sensacional. Eu também costumo mandar tudo para o gdrive, essa forma como você organiza fica excelente, pelo que vi você tem uma planilha onde coloca suas despesas e em uma coluna os links que direcionam para onde está o comprovante no gdrive. É isso, @enniosousa ?

1 curtida

Eu envio pelo Google Forms no notebook. Enviar pelo celular é um pouco ruim porque tem que ficar navegando as pastas no explorador de arquivos do Android.
Por isso eu compartilho as fotos no WhatsApp e as baixo na versão web pra preencher o formulário do Google.

1 curtida

É bem simples na verdade.

Você acessa o Google Drive (drive.google.com) e no botão novo você cria um formulário. Neste formulário você coloca as informações que precisam ser preenchidas e o upload dos arquivos (comprovante e recibo).

Todas as respostas desde formulário ficam armazenadas no Google Planilhas. No caso dos arquivos, é feito upload para uma pasta do seu Google Drive, e na planilhas fica salvo o URL do arquivo.

Eu testei e é perfeito para a minha necessidade. Vai me ajudar muitíssimo. Obrigado.

Isso mesmo. No formulário eu faço upload do recibo e comprovante. Ao salvar o formulário coloca os arquivos em uma pasta e coloca o link na planilha.

1 curtida

Ah entendi, depois vou dar uma sacada aqui. Vou usar até para organizar melhor minhas notas de negociação na bolsa. Valeu pela dica.

Poxa bem interessante, muitíssimo Obrigado vou testar, estava tentando fazer direto pelo google forms, entao no próprio formulário você faz o upload, fica salvo no drive e gera automaticamente o link ou o processo é manual?. Quando o link do google drive é salvo ele direciona diretamente para o comprovante?

Respondendo sua pergunta feita ao amigo @enniosousa e ele me corrija se eu estiver errado, é tudo feito de forma automática, quando você cria o form e coloca lá todos seus campos de perguntas, existe a opção de salvar as respostas em uma planilha, no momento que se faz o upload do arquivo (que também é um campo), automaticamente, ao preencher o formulário e enviar com todas as respostas, é criado um link setando o local do arquivo.

Obs: Será criado uma pasta onde será arquivado os arquivos os quais foram feito o upload no form.

1 curtida

Isso mesmo. Os campos do formulário é uma coluna na planilha. Pelo fato dos arquivos não serem alfanuméricos, no lugar da imagem vai o link para o arquivo hospedado no próprio Google Drive.

2 curtidas

Joia. Tentei fazer mas tive dificuldade, em pencher o formulário, pergunta e resposta kkk. Mas a iniciativa de organização a melhor.

1 curtida