Sugestão de funcionalidade

Queria fazer uma sugestão de nova funcionalidade.

Adicionar no app a opção de confirmar pelo celular as compras feitas por aproximação. Sabemos que esse tipo de compra possui seus riscos, e para evitar que pessoas má-intencionadas tentem realizar pagamentos por aproximação pelo seu cartão (aproximando a maquininha da sua bolsa ou carteira, por exemplo), seria muito útil essa opção. Dessa forma, o pagante receberia a notificação de pagamento e poderia confirmá-la ou recusá-la, evitando fraudes.

Grato!

1 curtida

Olá. Seja bem vindo. Nunca ouvi falar de alguém que caiu num golpe assim. :thinking:

2 curtidas

Existe alguns pontos que gostaria de trazer sobre a questão do bolso ou a carteira, tem um artigo do Nu sobre mitos e verdades a respeito da aproximação e esse exemplo em si é um mito. Não sei se gostaria de exigir uma aprovação a cada compra por aproximação, porque muitas vezes saio de casa sem o celular, só com um relógio ou cartão e essa autenticação em compras simples acabaria sendo um empecilho. Mas, o Nubank dá opção de desabilitar caso não se sinta à vontade para usá-lo. :handshake:

12 curtidas

Eu não vejo tanta utilidade assim, se tens medo da função tem como desabilitar ela, ter que confirmar a compra no app, para mim então é mais fácil inserir o cartão e digitar a senha.

13 curtidas

Quais são os riscos?

5 curtidas

Rapaz kkk
Eu não sabia dessa. Foi ignorância minha mesmo. Eu já tinha ouvido falar de golpes assim há anos, mas acho que eram apenas fake news rsrs.

Valeu pelas respostas, todos!

2 curtidas

Tem problema não, vivemos sempre aprendendo. Inclusive, fica o convite pra acompanhar e participar da comunidade, aqui é o melhor lugar para troca de conhecimento, experiência e ainda ficar por dentro de golpes, porque volta e meia o pessoal compartilha e ajuda a ficarmos de olho. :purple_heart:

8 curtidas

Pois é. Estamos sempre aprendendo. A comunidade é excelente pra obter informações sobre o nubank e outras. :+1::grin:

4 curtidas

mais nesse caso nao seria mais seguro vc usar o celular pq a compra so sera aprovada com o celular desbloqueado e o que a maioria ja faz inclusive eu

2 curtidas

Bem-vindo, @Victor_Hugo_Santos!

Creio que o objetivo do pagamento por aproximação é a praticidade. Adicionar barreiras à utilização anularia o propósito da função.

9 curtidas

Concordo plenamente!

7 curtidas

É isso aí.:+1:

4 curtidas

Concordo plenamente.

2 curtidas

Poderia ser uma boa pra compras na internet, como se fosse uma confirmação em segundo etapa, já até falaram sobre esse assunto aqui na comunidade, ou se tivesse essa opção tipo no modo rua, em caso de perda do cartão, até q vc perceba a perda, não usariam ele por aproximação pois teria q confirmar no app.

1 curtida

Aqui no meu Estado, ao pagar a conta de energia no site da empresa concessionária com o cartão de crédito, não sei explicar o motivo, mas sempre que finalizo o pagamento, ele fica em espera por 3 minutos (com um contador de tempo regressivo numa telinha) e vai uma mensagem para o meu celular (no app do Nubank) perguntando se é realmente eu quem está fazendo a compra. Essa mensagem tem duas opções: SIM ou NAO. daí, ao clicar em sim, no app, o site completa o processamento do pagamento. Talvez essa estratégia, que já existe, poderia ser expandido para comprar, em geral, na internet.

4 curtidas

Acho pouco provável isso acontecer, acho que é mais mito que realmente golpe vamos aos fatos:
bolsa é quase impossível, teria q ta em algum bolso externo e o golpista adivinhar a posição.
Cartão solto no bolso: Também o golpista tem q adivinhar q tem um cartão no bolso e encostar a maquina em vc, impossível nao sentir.
E na careira, dependendo de quanta coisa tem nela n pega, e se tiver 2 cartões por aproximação a maquina tbm da erro.
Mas mesmo assim caso vc tenha muita desconfiança com isso, existem capinhas de cartões que bloqueiam a aproximação.
O pagamento por aproximação ja é pra ser uma forma agil, se tiver q depender de passar, abrir app e confirmar ja perde a proposta, desativa a aproximação e usa inserindo.
Pode justamente usar dessa ideia, ao invés de confirmar a compra, ativa e desativa a aproximação. ou bloqueia e desbloqueia o cartão.

2 curtidas

o nubank ja disponibiliza o pagamento para alguns sites direto pelo app, acho q depende do interesse do site integrar.

2 curtidas

Embora a possibilidade exista, em circunstâncias muito específicas, em termos práticos é desprezível.

2 curtidas