Sugestão de melhoria no algoritmo de avaliação de crédito

Primeiramente, o meu histórico com o Nubank:

  • Recebi o meu cartão de crédito Nubank em Junho/2016 com limite inicial de R$ 900,00.

  • Na época eu era estudante, não possuía fontes de renda comprovadas e considerei ser um ótimo limite para o meu primeiro cartão de crédito.

  • Em Dezembro/2017, o limite no meu cartão Nubank era de R$ 3.650,00. Fiquei inadimplente em uma fatura, o cartão foi bloqueado.

  • Realizei o pagamento do valor em aberto. Em conversas pelo chat, foi explicado que haveria um período mínimo de seis meses até uma nova análise para solicitação de crédito novamente.

Fiz este teste de nova solicitação de cartão de crédito algumas vezes após este período de seis meses.

Estamos em Junho/2021, já se passaram três anos e meio desde a inadimplência ou cinco anos desde quando recebi o primeiro cartão. Hoje, tenho algumas empresas, um score Serasa e SPC com valor maior que 800. Em outros bancos, tenho cartão de crédito pessoal com limite de R$ 20.000,00 e cartão de crédito empresarial com limite de R$ 250.000,00, mas a avaliação do Nubank continua sendo negativa.

Realizei a leitura de vários tópicos onde as pessoas questionam e informam que é praticamente impossível ter uma solicitação aceita após você solicitar o cancelamento do cartão ou após o cartão ser cancelado por inadimplência.

Tomando como base a minha própria experiência e também as experiências relatadas nos tópicos que li, sugiro uma análise e possível melhoria no algoritmo de reavaliação da solicitação de crédito, ou seja, nos casos de clientes passados que tiveram essa função cancelada, pois esta lógica de reavaliação atual pode estar defasada, fazendo com que a empresa perca potenciais bons clientes ao realizarem uma nova solicitação quando a sua situação financeira já é totalmente diferente.


Segue abaixo outros tópicos a respeito do tema:

2 curtidas

@lock Como você mesmo relatou e percebeu, nubank é completamente irredutível nessa questão.

Outro fato importante e relevante é o fato de você possuir um bom crédito em outros lugares e apenas com nubank que não.
Aparentemente você está restrito a ter qualquer crédito novamente junto a essa instituição. O que não poderia acontecer.
É importante relatar aqui essa questão para que pessoas de bem não percam tempo esperando a " boa vontade" da instituição e entrem em contato com outros bancos. Nubank inovou, porém não é a única no mercado.
É notório o poder de marketing, mas isso não se sustenta sozinho também. É necessário mudanças como a que você sugeriu.

1 curtida

Esta é a resposta padrão atual. Não importa se você solicita seis meses depois ou cinco anos depois, se você continua com nome sujo ou se você é o Elon Musk ou o Bill Gates, a resposta é a mesma:


Oi Nome, tudo bem?

Preparamos uma resposta automática para te ajudar mais rapidamente.

Você deseja saber sobre o desbloqueio da função crédito do seu cartão, certo?

Antes de mais nada, nós entendemos que imprevistos acontecem e que o período sem realizar pagamentos talvez tenha sido necessário para você, mas por conta disso precisamos realizar o cancelamento do cartão de crédito e, por enquanto, não há possibilidade de reativá-lo.

Se em algum momento houver essa possibilidade, entraremos em contato com você por e-mail, ok?

Ja tem otimos limites em outros cartões, nao entendo o porque de ter novamente a Nubank! em 2016 Nubank era um ótimo banco, se tratando de credito, hoje se tornou a pior do mercado, portanto ter cartão de credito hoje na Nubank, é uma luta anual pra aumento de limites, não vale mais a pena, pode confiar! tente o C6 ou BTG+!

1 curtida

Agradeço o seu ponto de vista e resposta.

Atualmente utilizo o Banco Inter e o Itaú, estou satisfeito com o Banco Inter, principalmente pela disponibilidade de funções, que avalio como bem completo.

O meu intuito com o tópico foi sugerir uma melhoria ou atualização no algoritmo que realiza essa avaliação no Nubank, pois aparentemente é algo “travado” e que parece não haver uma nova análise de fato, apenas um bloqueio permanente irredutível, seguido de uma resposta padrão, pois como apresentado em outros tópicos e em meu caso, a resposta é sempre negativa.

Opa entendi, mas acredito que nem algoritimo eles usam pra tudo, isso é desculpas, pra impedir que o pessoal de ficar no chat, solicitando algo, pq se fosse um algoritimo msm, nao teria erro, e por diversas vezes vejo erros grotescos, gente negativada, com limites graduais, e gente q movimenta a conta muito, sem aumentos, as dicas dadas por eles msm nao funciona, aumento de limites é aleatorio! Mas deixando claro eu acho, sua sugestão é sempre valida, se realmente existe tão algoritimo analisando tudo, ele precisa ser calibrado urgente!