Sugestão de melhoria no login

Boa noite, NuCommunity! Tudo bem?

Sabemos bem que o Brasil não é um país para amadores, certo? :clown_face:

O Nubank tem uma opção muito interessante para ajudar na segurança do aplicativo que é a exigência da biometria ou senha para abrir o app.

É indiscutível que é uma função essencial se você mora no Brasil utiliza o aplicativo do banco no mesmo celular que você leva com você quando vai a algum lugar, porém é algo que poderia ser melhorado.

A opção permite escolher utilizar a senha do celular no lugar da biometria.

Ter outro método para utilizar no lugar da biometria é necessário por vários motivos, porém permitir o uso da mesma senha utilizada para desbloquear o celular abre uma brecha que poderia ser evitada. Por exemplo, supondo um cenário de roubo de celular onde o autor obriga a vítima a passar a senha do celular, nessa situação, o aplicativo do banco poderia facilmente ser acessado.

Visando melhorar esse método, uma sugestão para alcançar mais ainda o objetivo desta opção seria a utilização da senha de acesso do aplicativo do Nubank como alternativa à utilização da biometria. Dessa maneira dificultando mais ainda esses tipos de cenários.

3 curtidas

Traria um pouco mais de segurança, mas do jeito que está hoje já funciona, já que pra movimentar dinheiro você precisa usar a senha de 4 dígitos.

O ladrão poderia também pedir a senha do app.

12 curtidas

A ideia em questão é dificultar o máximo possível o acesso indesejado ao aplicativo. Mesmo que para a movimentação de dinherio seja necessário a senha de 4 digitos, não é legal que consigam abrir o aplicativo e ter acesso a informações como, por exemplo, quantia de dinheiro no banco ou ter autonomia para realizar certas ações no app que não exigem a senha de 4 digitos, como: controlar o limite e possibilidade de editar alguns dados pessoais.

O ladrão poderia também pedir a senha do app.

Essa é uma possibilidade, porém a mudança é algo que dificultaria mais a ainda a ação do ladrão nesse caso.

1 curtida

Tem um problema nesse caso, supondo que o ladrão consiga a senha do celular e desbloqueie e entre no app, ele não vai conseguir transferir, ok, mas ele vai poder ver a senha na opção de ver a senha de 4 dígitos do Nubank, além disso ele pode alterar o email e tirar o acesso do dono verdadeiro, assim ele terá o celular e acesso ao banco, ao se passar pelo dono, pode até mesmo alterar a senha do app.

1 curtida