Minha sugestão é de uma caixinha separa, 100% CDI, liquidez diária e sem IOF desde o primeiro dia.
O que vocês acham?
Minha sugestão é de uma caixinha separa, 100% CDI, liquidez diária e sem IOF desde o primeiro dia.
O que vocês acham?
O IOF é objeto principal para o gestor ficar com o dinheiro retido por trinta dias, assim nesse período para valer o CDI, destinando o seu numerário para empréstimos, cartão de crédito, seguros e demais finalidades do banco.
Então o banco que tem o foco em simplificar o sistema financeiro não vê um interesse comercial atrativo em estabelecer mais uma função, botão ou especificidade de rentabilidade de conta, além do mais a cada trimestre a Nubank supera espectativas de mercado com lucro líquido. Ou seja, o que eles tem inovado hoje garante um equilíbrio
Rafael, não existe investimento em RF sem IOF. Apenas a poupança é isenta.
Edit: as LCAs tbém são isentas.
Pode ser na conta corrente (remunerada) igual do banco Iti do Itaú ou mercado pago (rende todo dia sem IOF) já o dinheiro de médio longo prazo de mais de 180 dias vai para as cx que existe hoje!
Gostaria que fosse remunerado isso direto na conta-corrente, porém o banco quer ganhar também, a caixinha seria atendível para o banco e para quem entender os ganhos de curto prazo com dinheiro que fica parado na conta, ou seja, cliente que passam toda suas despesas do mês no cartão pagando apenas depois dos 30 dias ganharia um retorno e o banco alimentaria o uso do seu cartão de crédito.
Impossível um investimento sem IOF desde o primeiro dia. Nenhuma produto de instituição financeira pode isentar um imposto fora das hipóteses legais.
Rafael, dê uma lida nesta reportagem sobre contas remuneradas, em especial como as instituições fazem para não cobrar o IOF.
Não sou nenhum pouco fã do veículo citado mas, a reportagem me pareceu bem completa.
Aparentemente me pareceu (posso estar enganado) ser uma chicana jurídica.
Muito bom saber! Obg.
Endendo a conta remunerada mas aintensão não é investimento neste caso e sim não perder dinheiro que fica parado na conta por 30 dias!
Não faz sentido, isso é uma obrigação que a instituição precisa garantir caso você tenha que retirar o dinheiro < 30 dias.
Rafael, está boa a discussão…
Vou dar um opinião pessoal e entenda como pessoal mesmo, não é uma resposta técnica.
Vc sabe que bancos estão sujeitos à uma série de regulações e auto regulações, sejam internacionais ou do BCB. Uma delas tem relação ao Índice de Basiléia (adoção voluntária) e os depósitos compulsórios exigidos para mitigar riscos específicos de liquidez da instituição e sistêmico do SFN. Estas contas remuneradas ajudam os bancos nesse sentido.
O próprio Nubank, que não é banco, fez algo parecido com a criação do Limite Garantido: o próprio cliente consegue aumentar seu limite deixando um valor investido. Inclusive, isto baixou bastante o risco de inadimplência da carteira de crédito que estava em trajetória ascendente.
Enfim, são meus 2 cents sobre o tema.
Só porque você não considera investimento não significa que não seja.
Qualquer movimentação financeira cuja intenção seja gerar rendimento e evitar o efeito corrosivo da inflação é, por definição, um investimento.
Claro, obrigado por questionar, então seria um investimento de curto prazo até 180 dias, a partir daí, já não e mais viável, seria preciso mudar o investimento para um outro lugar apropriado
Com debates assim aprendemos mais, isso é bom, melhor do que perder tempo nas mídias sociais com besteira.
Eu tambem não sou um profissional, especialista e muito meno um bom escritor, é apenas uma ideia que não vejo muito sendo discutida por ai.
Por exemplo, meu dinheiro parado na conta Iti (que não cobra IOF) nos últimos 30 dias, aguardando o dia do vencimento da minha fatura do cartão, rendeu 50 reais, se esse dinheiro estivesse na conta do Nubank ou em outra instituição sem remuneração nos 30 dias, deixaria de ganhar 50 reais, ou seja, é o mesmo que pagar uma taxa de conta. Certo?
A minha solução pensando na gente e no banco é ter essa caixinha, seria para dividir os clientes que querem ganhar, como eu e os que não ligam para isso ou que não usa cartão de crédito.
De forma alguma isso seria um investimento (poderia até ser um invetimento de curtíssimo prazo de até 180 dia por causa da tabela de imposto) e sim uma forma de não pagar taxa indiretamente para o banco, porque, se eu não ficar com esses 50 reais o banco fica!
Não dá pra dizer que a poupança é isenta de IOF, já que antes de um mês o rendimento é zero. Seria mais lógico dizer que o IOF na poupança é sempre de 100%.
Iti Itaú não cobra IOF. Mas o IR é sempre de 22,5%. Como e por que, jamais saberemos!
O problema aqui não é bem o IOF, né? O IOF é um mero detalhe…
Sim, por isso falei que até 180 dias e viável, depois disso precisa ser um cdb ou uma caixinha
Sim e um detalhe mas como e um “investimento” de curtíssimo prazo +/- 30 dias faz total diferença
Eu não diria total diferença, pois perto dos 30 dias o IOF é baixo, perto dos zero dias o rendimento é baixo… Mas, sim, é com os centavos que a gente sonha com os milhões…
Boa, isso mesmo quanto mais dias menos IOF, segue conforme a tabela de IOF.
Não vejo ninguém cobrando isso dos banco, tanto é que eles retiram e ninguém fala nada, totalmente oposto da ideia do Nubank de ser o banco que retira a burocracia e blá blá blá…