Sugestão de segurança

O app tem a função de cartões digitais. Ideais pra compras e serviços online.
Qual a necessidade de manter dados como número do cartão, data de validade e código de verificação no cartão plastico ?
Isso abre uma brecha gigantesca para um ataque.
Em um eventual furto o atacante pode não ter a senha do cartão mas com esses dados ele consegue executar uma compra online.
Não vejo motivos para manter isso assim.
Não sei se é obrigatório esse padrão por parte das bandeiras mas o fato é que aqui no Brasil onde a segurança é extremamente precária isso é um gigantesco ponto de ataque.

6 curtidas

Essa é uma das ideias mais “discutidas” por aqui desde o início, tanto que o UV não tem nada disso.
Então é possível! :white_check_mark:

:metal::metal::metal::metal:

17 curtidas

É essencial isso. Concorrentes como a XP não tem. Número só aparece no app.
Inclusive é possível editar o nome no cartão físico, deixando o sobrenome de fora pra dar mais segurança.

6 curtidas

Acho muito válida a adoção de cartões físicos sem numeração impressa! Na verdade, o bom mesmo seria deixar de emitir vias em plástico, mas enquanto nosso sistema financeiro caminha a passos lentos para a realidade digital, poderia ao menos deixar para o cliente decidir se queria ou não sua via física do cartão. Eu mesmo, só uso carteira digital (Apple Pay) e nunca tive a necessidade de usar meu plástico do Nu!

9 curtidas

Eu concordo com você. O acho que de fato o cartão de plastico está tecnologicamente defasado.
É uma tecnologia passiva. A máquina do recebedor que faz a operação sendo o cartão apenas a fonte dos dados.
Com NFC a coisa é diferente. Ambos os dispositivos são ativos na transação. Você não depende unicamente do visor da máquina para entender o que está acontecendo. O seu próprio dispositivo de confiança mostra as informações.

Só que ai entra o problema de que a tecnologia de NFC que não está totalmente difundida. Não é o padrão dos aparelhos que estão sendo vendidos. Ainda é algo a mais.
Eu por exemplo, agora a poucos dias eu troquei o telefone da minha mãe.
Eu gosto dos telefones da motorola devido a interface mais próxima ao launcher da google e tem menos bloatware que os concorrentes. Só que pra minha surpresa, eu não me atentei nisso na hora da compra. Não tem suporte a tecnologia NFC.
Quer dizer, é um dispositivo lançado esse ano e não veio com suporte a isso.

Acredito que no futuro isso sera padrão de mercado mas por enquanto não é uma tecnologia acessível.

Sem contar a questão de segurança. Eu inclusive já adotei a prática do “pix fone”.
Não uso meu e-mail principal no dispositivo que sai comigo pra rua.

Mas essa sugestão que eu muitos deram de remover esses dados cartão podem mitigar o problema da segurança.

É uma situação ridícula termos que discutir isso mas infelizmente a questão da segurança é um dado da realidade.

Temos que nos privar de facilidade devido a isso.

Cartão MP, ITI não vem com os dados do cartão, estou citando esses pois são cartões ditos comuns não black. Na Nubank cartão sem dados e numeração deveria ser a regra para todos os cartões não apenas um privilégio do Ultravioleta.

1 curtida

Só tem que ficar atento à realidade dos outros. Não é porque você usa que todos tem que passar a usar. Eu, por exemplo, não tenho a tecnologia NFC no meu telefone, que nem é tão antigo assim. E pra falar a verdade, conheço apenas duas pessoas que tem a tecnologia NFC em seus smartphones.
Além disso, aumentariam o custo de operação do sistema, pois acrescentaria um intermediário (a gestora da Wallet). As pessoas podem não pagar diretamente, mas todos pagam de alguma forma, tornando a empresa que tá na ponta pressionada pelas margens, aumentado o custo do crédito.

2 curtidas

tambem concordo meu cartao de plastico esta esquecido na gaveta faz tempo e o meio ambiente ia agradecer

2 curtidas

Não. O próprio app faria isso. O padrão de conexão é aberto. NFC.
O único custo que tem nisso por enquanto a inclusão da tecnologia em todos os aparelhos ofertados. E como eu disse isso ainda não é o padrão de mercado.
Mas tende a ser.

1 curtida

Desenvolvimento de uma wallet é caro e com manutenção complexa e mais cara ainda. Não é algo simples. Nubank já é pressionada pelos balanços. É inviável: https://fundamentei.com/br/nubr33

1 curtida

Verdade, até a pessoa perceber que perdeu o cartão, pode ter a chance da pessoa que furtou ou encontrou faze um estrago…

4 curtidas