Sugestão para investimento

Tenho R$ 3 mil sobrando. Qual a melhor forma pra investir vocês me indicam? Compro tudo em fundos imobiliários? E vou reaplicando os proventos?

1 curtida

Olá @Vitorhugo.one!

Cara, essa é uma pergunta muito subjetiva e a resposta muito individual. Depende do seu objetivo, do seu perfil de investidor. Mas recomendo que você dê uma boa estudada antes, tem muito conteúdo gratuito e bom.

E a principal dica é nunca colocar “todos os ovos na mesma cesta”. A diversificação nos investimentos traz mais segurança!

18 curtidas

Fala @Vitorhugo.one!

Indicar a onde outra pessoa investir é complexo e a estratégia correta varia muito de acordo com o perfil e os objetivos de cada pessoa.

É importante levar em consideração fatores como sua tolerância ao risco, horizonte de investimento, e objetivos financeiros.

Mas algumas dicas pra você:

  1. Perfil de Risco:
    Antes de decidir onde investir, é crucial entender o seu perfil de risco. Investidores mais conservadores podem preferir opções de menor risco, como Tesouro Direto ou fundos de renda fixa, enquanto investidores mais agressivos podem estar dispostos a assumir mais riscos em troca de retornos potencialmente maiores.

  2. Diversificação:
    Diversificar seus investimentos pode ajudar a mitigar riscos e alcançar um equilíbrio mais estável de retornos. Portanto, ao invés de alocar todo o capital em fundos imobiliários, considere diversificar entre diferentes classes de ativos.

  3. Fundos Imobiliários (FIIs):
    Fundos Imobiliários podem ser uma boa opção para quem busca renda passiva através de proventos, além de possibilitar a valorização das cotas. No entanto, como qualquer investimento, eles possuem riscos, incluindo a variação no preço das cotas e a possibilidade de vacância nos imóveis que compõem o fundo.

  4. Investimentos em Ações ou ETFs:
    Se você estiver disposto a assumir um pouco mais de risco, investir em ações de empresas ou ETFs (Exchange Traded Funds) podem ser opções interessantes para diversificar a carteira e buscar retornos potencialmente mais elevados.

IMPORTANTE: Reserva de Emergência:
Não é interessante investir antes de ter uma reserva de emergência equivalente a pelo menos três a seis meses de despesas antes de investir em ativos mais arriscados.

Espero que te ajude :wink:

14 curtidas

Primeiro passo sempre é montar sua reserva de emergência. Antes disso, não vejo sentindo em investir nenhum valor.

Se você já tem sua reserva consolidada, eu investiria 60% em Renda Fixa e 40% em Renda Variável (que podem ser FIIs). Isso é adequado para o meu perfil de investidor.

Se você ainda não conhece seu perfil, convém fazer um teste de suitability.

17 curtidas

Olá, faz um ano que estou investindo e comecei com muito menos. O que aprendi é que primeiro você não pode ter dívidas em que esteja pagando juros altos e logo já construir uma reserva de emergência (valor de seus custos fixos de no mínimo 6 meses).

Depois sim da para começar a falar em investimento. Para isso você precisa descobrir seu perfil investidor (conservador, moderado ou arrojado). Assim você consegue saber o que melhor te agrada, somente vc vai saber e é isso o que é maravilhoso.

No meu caso eu montei uma carteira que eu chamei “carteira de treinamento” (qdo vc começar a fazer os aportes você fica mais atento ao que está acontecendo no mercado).

Sempre será o que fizer mais sentido pra você!

4 curtidas

@Vitorhugo.one
Igual pessoal acima falou, tudo depende.

Mas antes eu investia muito em fiis, mês passado vendi todos meus fiis e to colocando tudo renda fixa.

Cada um faz as escolhas.
Dica que dou, cuidado quando assistir aqueles youtuber falando de investimentos pro mês e tals.

No site da InvestNews que é da Nubank, todo mês tem recomendações boas e notícias do mercado pra ficar acompanhando.

6 curtidas

Coincidência eu também, mas ainda quero continuar com as ações.