Suspensão dos ETF de Renda Fixa

Ontem fui realizar meu aporte mensal no ETF de renda fixa indexado à inflação NTNS11, que uso para guardar um dinheirinho para o início dos estudos da minha filha que hoje está com 1 ano e meio. Tentei pelo app e ficava dando erro na hora de executar a ordem, então tentei no Home Broker do site e recebia o mesmo erro. Entrei no chat para tentar descobrir o que estava acontecendo e descobri que o Nubank suspendeu qualquer negociação envolvendo ETF de Renda Fixa.

Resposta do atendente: “Depois de uma cuidadosa avaliação, suspendemos a compra de ETFs de Renda Fixa por tempo indeterminado.”

Me chateia que o Nubank que sempre se orgulha da transparência em sua relação com os clientes não soltou nenhum comunicado e não deu qualquer motivo para a interrupção da negociação. O que me resta é buscar outro lugar para realizar meus aportes.

4 curtidas

Isso é bem chato, André, eles poderiam ter sido mais transparentes e enviar um comunicado para você que tinha o ativo. O Nubank deveria oferecer opções de ETFs de renda fixa na Nuinvest, o Itaú e a Investo tem bons produtos, mas nenhum está disponivel. Também tenho uma carteira pra minha filha, para o mesmo objetivo que você, uso o Inter, é uma boa sugestão pra você tranferir sua custódia, já que lá tem todos os bons ETFs de renda fixa disponíveis, como NTNS11, IMAB11 (uso esse pra minha filha), B5P211, entre outros.

2 curtidas

Eu aporto no NTNS11 pra minha filha e uso o B5P211 pra aportes meus para comprar uma casa que pretendo fazer em até 5 anos. Valeu pela dica do Banco Inter.

2 curtidas

Provavelmente isso vai de encontro a questões relacionadas à IR.

2 curtidas

Eu sei que existe uma dúvida com relação a retenção do IR do LFTS11 e que a RFB não esclarece definitivamente (não sei por que), mas os outros ETF não tem esse problema de entendimento, não entendi por que suspender a negociação de todos.

Quero migrar para o Nubank, mas invisto em B5P211. Não vou ter como…

Alguns meses atrás eu tinha perguntado e eles falaram que no nuinvest estava ficando as 15% os impostos.
E agora ?

Fazia muito tempo q não comprava ETF nenhum. Mas testei com o LFTS11 e NTNS11 e tá bloqueado mesmo. Nem avisaram.

Outros ETF como ETHE11 funciona normal.

1 curtida

No nuinvest ou outra corretora?
(Xp faz meses que tá proibido)

O ETHE11 não é de renda fixa, por isso funciona normal. Quanto ao LFTS11 no site da Investo já consta que o duration é de 1 dia, portanto a tributação é para ser de 25% independente do prazo da aplicação. Diante disso eu resolvi vender o pouquinho que tinha de LFTS11 na Nuinvest e realocar em um CDB ou mesmo na caixinha que tem o imposto regressivo. Para isso tive que pedir no chat para venderem para mim.
Ao meu ver deviam ter suspendido apenas o LFTS11. B5P211 (que também tenho) e NTNS11 deveriam continuar normal com as negociações, porque não pairam dúvidas quanto à tributação, ao não ser que o Nubank não queira, por algum motivo obscuro, que compremos estes ETFs. Mas faltou transparência por parte do Nubank nesta suspensão.

De todo modo tenho minha reserva de emergência na Sofisa, que agora tem corretora. Mandei a grana pra lá e comprei NTNS11 lá. Paciência. fazer o quê?

1 curtida

Por enquanto, infelizmente, não. Você pode migrar o resto, mas seu B5P211 vai ficar onde está mesmo.

Fala Daniel, faria um vídeo sobre isso? Eu acompanho seu canal!

Fui tentar comprar B5P211 hoje, mas o suporte informou o mesmo que disseram acima. Pesquisei sobre o assunto no Google, porém não encontrei nenhum “Fato relevante”, nem sei se soltaram, deveriam ser mais transparentes quanto a isso…

De qualquer forma, verei o que faço com esta questão, se transfiro posse para outra corretora, a XP provavelmente, que já tenho conta lá…

Abraços.

Vi em algum lugar que a XP dificulta compra de ETF deste tipo tentando direcionar o investidor para fundos semelhantes deles, sem falar que tem taxa de corretagem. Sugiro o Inter ou outra como o Daniel sugeriu. Eu consegui comprar na Sofisa que agora tem corretora (parceria com a Genial), já tinha conta aberta lá então usei ela mesmo. Não tem corretagem.

1 curtida

Não entendi também. Talvez eles mudem isso no futuro.

Passei pela mesma situação hoje, com os ETFS BNDX11 e USDBX11. O que mais me chateou é a falta de comunicação prévia, o Nubank parece tão cuidadoso com a comunicação e se quer se deu ao trabalho de informar os clientes da Nuinvest sobre a suspensão das operações com ETFs de renda fixa.

A única situação que me prende na Nuinvest é o saldo para o ultravioleta, pois fora isso, estou me questionando quais as vantagens? Taxa 0 para operar tem outras operadoras. Variedade de fundos para investir é maior em algumas concorrentes. Cashback de fundos tb não tem.

Estou muito decepcionado e essa resposta do atendimento “decidimos encerrar a oferta de ETF de renda fixa” e ponto, é coisa que vejo em bancão. Lamentável como estão lidando com essa situação.

:pensive:

2 curtidas

Lamentável mesmo. O que tinha deixei lá por conta do Ultravioleta também, mas parei de aportar. Bora pra concorrência. Paciência

1 curtida