Hoje, é enorme o número de pessoas que sofre com crise de ansiedade e a respiração é um excelente remédio, gratuito e sem contraindicação.
Há muitos anos, eu comecei a utilizar a técnica de respiração consciente para lidar com dores ocasionadas por cólicas menstruais. Mas, serve para acalmar a mente, de modo geral. Já me ajudou em muitos momentos de tensão, estresse.
O exercício é muito simples. Dê uma pausa no que estiver fazendo, inspire e expire profunda e lentamente de 3 a 5 vezes, observando o ar que entra e sai, inalando pelas narinas até o pulmão e exalando pela boca.
Esse simples exercício ajuda a serenar a mente e o cerebro manda o comando para o resto do corpo.
Apesar de não sofrer de ansiedade, mas, vou experimentar! Já tinha ouvido falar dessa técnica, alguns coachings falam muito bem dela. Obrigado por compartilhar!
Eu também, graças a Deus, não sofro de ansiedade, @Oliwa.
Quem me passou essa técnica foi um ex-namorado meu, em 2011, que via meu sofrimento com dores por causa de cólicas menstruais. Eu ficava numa inquietação só.
Aí, um dia, ele pegou na minha mão e me conduziu nessa técnica. Minha mente serenou e meu corpo entendeu o recado. Um alívio.
Hoje, até quando eu tô com vontade de dizer uns desaforos a alguém, eu uso, pra evitar me arrepender depois. rss
Aí, depois, a gente diz a mesma coisa. Mas, sem perder a razão.
É verdade mesmo… contar até 10 e respirar fundo evitam muitos arrependimentos depois, até pra resolver um problema com o banco, ou cancelamento de uma compra. Se a gente conseguir explicar com calma o que aconteceu e os motivos da nossa solicitação com educação e clareza, as chances de resolver mais rápido aumentam muito. Fácil não é mas a gente tenta rs
Eu trato TAG e essa é umas das primeiras coisas que aprendemos a fazer em um momento de crise. Com o tempo a gente dorme com uma facilidade absurda usado essa técnica.
Que ótimo, @ClaudioSilvaDigital!
É bacana porque muita gente é resistente à prática de meditação, que é a constância desse tipo de exercício. Mas, sendo assim, uma atividade rápida, as pessoas se permitem e realmente faz um bem danado.