Talão de cheque

Faz sentindo irmão. Mas, tem muita gente que trabalha com comércio, saca?

Realmente, não tinha me atentado ao PJ.

Exatamente, até porque o Nubank presa muito pela inovação, e liberar o uso do cheque, seria tipo uma volta ao passado.

2 curtidas

Acho super pertinente o talão de cheques, acho que só falta isso pra ser completo, quem mexe com negócios isso ajuda muito, quem fala que é antigo é pq não conhece o mercado, e tem muito correntista de grandes bancos que não migram totalmente por conta disso.

Acho que seria bem legal hein
Primeira Fintech do Brasil a trabalhar com essa forma de pagamento :person_raising_hand:

1 curtida

Reservar o limite do cartão de crédito
Este serviço se chama pre-autorização.
O lojista tem até 29 dias para confirmar ou cancelar a transação.
Ao fazer a pré-autorização o valor fica reservado e em caso de cancelamento é restituído em até 24 horas ao portador.
Bastante usado por locadoras de veículos, hotéis
Usado para garantir o valor do serviço

Muitos sites de e-commerce tambem preferem em um primeiro momento fazer uma pre-autorização, para checar dados do cartão e comprador e então decidirem se aprovam ou negam a venda.
Neste cenario,
O site/lojista pode

  • Titular é o mesmo que o cartão, endereço da fatura e entrega, aprova o pedido
  • Titular do cartão diferente, mesmo endereço de fatura e entrega, aprova o pedido
  • Titular é o mesmo que o cartão, endereço de entrega divergente da fatura, nega o pedido
  • Titular do cartão diferente, endereço de fatura e entrega diferente, nega o pedido
  • Outras informações relevantes ao sistema antifraude, analisadas caso a caso, aprova ou nega de acordo com o resultado da analise.
  • O lojista ou banco podem acionar o cliente em contato ativo para validar dados da transação antes de aprovar ou negar o pedido.

A pre-autorização acaba sendo mais segura que o cheque. pois garante ao lojista o direito de efetivar a venda e é esperado que o mesmo tenha documentos que comprovem o vinculo do portador em caso de contestações.
Com um cheque existe o risco de cheque sem fundos

Presumo que o Nubank não possa fornecer talão de cheques porque ele não é banco, mas Arranjo de Pagamentos. Conforme a lei de cheques, o artigo abaixo tipifica:

“Art . 3º O cheque é emitido contra banco, ou instituição financeira que lhe seja equiparada, sob pena de não valer como cheque”.

Reforço que arranjos de pagamentos não são equiparados a bancos.

Por não ser um banco, presumo que a Nuconta não possa levar cheque.

Minha opinião é que cheque não precisava nem existir mais, além de ser arcaico é um grande retrocesso.

Como já foi dito aqui, quem tem conta PJ sabe da real necessidade de ter talão de cheques ou pelo menos folhas avulsas que poderiam ser retiradas nos caixas eletrônicos dos bancos conveniados ( já podem ser feitos saques neles ), mesmo que sendo cobradas tarifas avulsas. Eu tenho conta PJ no Itaú, e não mudo por enquanto para o Nubank, só por esse motivo.

@Marcelo21 eu tenho uma Conta Corrente Pessoa física ainda uso talão de Cheques
Eu acho muito prático e seguro
Sou Cliente do Itaú desde quando era Unibanco

Eu tenho comercio e muitos fornecedores so aceitam cheque, se a mubank tivesse cheque eu cancelava o outro banco e ficava so na nubank, pois o dinheiro ia render e usaria para par os cheques

tb seria legal deposito de cheque pelo app
assim facilitaria a vida da gente sem que tenhamos que ir ate um caixa eletronico dos bancos convencionais

Sim, mas para isso apenas 2 soluções possiveis.

1 Nubank deixar de ser instituição de pagamento e virar banco
Bancos que aceitam deposito por app, Inter (077) e Sofisa (637).

Itau (341) e Bradesco (237) também permitem deposito de cheque por imagem no app

2 Nubank fazer parceria com algum banco e este prestar os serviços que por ele não podem ser prestados
Neon por exemplo, instituição de pagamento, mas alguns dos serviços prestados tem o suporte do Banco Votorantim (655), CDB, conta corrente
Neste caso a Neon Pagamentos e Banco Votorantim tem o CNPJ separado
A Neon não permite deposito por cheque, mas se assim desejar pode faze-lo através do Votorantim

Simples: Nubank teria de organizar a parte gráfica, deixar papéis, e entregando em caixas eletrônicos, 24h com suporte a talões de cheques, não sei como isso funciona mas pra viabilizar acho meio complicado… Talões são impressos padroes a serem apenas adicionados com informações de cada cliente.

Nubank emitindo cheques sairia na frente de todos bancos digitais, ainda mantenho conta em banco tradicionais porque uso cheque.
Sim o comércio usa bastante cheque, pois é um titulo crédito mais barato que cartão e mais seguro que boleto, pode protestar, incluir no SPC e executar na justiça.

Verdade, em tempos excessivamente digitais, os cheques ainda são mais úteis!

Acho difícil a nubank oferecer esse produto, embora seja muito lucrativo, taxas altas, mas acredito que só se for em parceria com outros bancos, o que já acontece hoje, nubank utiliza outros bancos em seus processos, exemplo, funcionário tem que abrir conta em outra instituição pra receber o salário.

Vou me casar no mês que vem, e o Buffet e o Espaço pediram cheque caução para danos e extras e eis a surpresa, não consigo no banco e migrei totalmente pra nubank, e agora?!

Cheque tem suas vantagens. Às vezes o vendedor quer receber o alto valor de forma integral, sem taxa de cartão de crédito. Sai mais barato e tem efeito jurídico (ex: penhora de bens em caso de execução).

Eu nao sei de onde vcs sao, mas onde eu moro nas lojas têm placas avisando: “nao aceitamos cheque”