Taxa de custódia do Tesouro Direto - vai sair de onde?

Oi, pessoal, tudo bem por aí?

Quem tem investimentos em Tesouro Direto já deve estar ligado que no dia 01/07 (esta segunda-feira :scream: ) haverá a cobrança da taxa de custódia. Quem já estava habituado a fazer esses investimentos pela NuInvest estava acostumado a deixar o saldo para essa taxa na conta da NuInvest. Mas agora, com a integração da NuInvest à NuConta eu fiquei na dúvida sobre onde precisarei deixar o meu dinheiro pra pagar essa taxa, se seria na NuConta ou se seria na NuInvest.

Resolvi perguntar no atendimento pelo chat e vim compartilhar aqui para quem quiser, além de valer de lembrete de que está chegando o momento da cobrança da taxa. :wink:

Pois bem, fui prontamente e muito bem atendido pela Emilen S., que foi super rápida em dizer que ia buscar a informação e logo em seguida já estava de volta com a resposta, que é a seguinte:

O valor será cobrado na conta do Nubank.

É isso, pessoal. Apenas a título de cautela, se alguém recebeu alguma informação contrária a esta, não deixe de dar um toque aqui pra a gente buscar esclarecer.

Aproveita e conta aí: você estava lembrando que a taxa semestral do Tesouro Direto estava chegando? :thinking:

29 curtidas

Boa @FernandoLacerda
Um ótimo post para o pessoal já se programar, deixar esse valor reservado na conta do Nubank e evitar surpresas.

15 curtidas

mElmip

Obrigado por compartilhar (e lembrar) a gente pra não haver erros e nem pânico. :purple_heart:

15 curtidas

É importante ressaltar pra que o público saiba da próximidade da taxa de custódia, o que pode aumentar o número de pessoas reclamando.

9 curtidas

Acredito (espero) que deve chegar um e-mail hoje ou no final de semana alertando para a cobrança da taxa (e já com o valor devidamente calculado). Eu que, ansioso, me antecipei, pois não tinha certeza se viria com essa orientação clara sobre onde deixar o dinheiro. :wink:

10 curtidas

Excelente contribuição

7 curtidas

:pleading_face: :pleading_face:

E a taxa de custódia ou outra taxa que são descontadas em um periodo para valores grandes, não é isso?? A minha merreca de R$ 500,00 entra nessa taxa? Agora não me recordo… :thinking:

6 curtidas

@Lucas.R Apenas o Tesouro Selic tem isenção dessa taxa quando o investimento tem valor inferior a R$ 10.000,00

10 curtidas

@Lucas.R, o @Dieguito já pontuou que, no caso do Tesouro Selic, tem uma isenção para investimentos de até R$ 10.000,00.

Existem também condições diferenciadas para Educa+ e Renda+, que só vai cobrar em caso de saída antecipada.

Caso seu investimento seja em outros títulos, a taxa existe sim, mas existe um detalhe:

Fonte: Tarifas de Tesouro Direto | B3

O ideal mesmo é você dar uma checada no Portal do Tesouro Direto, clicar no seu perfil e selecionar “Taxa Semestral” pra consultar a sua. O valor vai sendo atualizado até fechar o semestre.

12 curtidas

Obrigado meu amigo @FernandoLacerda pelo esclarecimento e prontamente já com a solução.

Tenho uma dúvida :raising_hand_man: , saberia informar se esse valor tem que está fora das caixinhas ? ou estando lá, é descontado do mesmo jeito ?

8 curtidas

Eu acho que se estiver nas caixinhas vai dar erro no pagamento, o dinheiro teria que estar na NuConta mesmo.

Uma das minhas maiores expectativas de aprimoramento para o Nubank é justamente a gente poder escolher uma caixinha pra resgatar automaticamente quando a gente tiver que fazer algum pagamento, quando não houver saldo na NuConta. Sonho frequentemente com a chegada deste dia :smiling_face:

11 curtidas

É melhor previnir mesmo!

Obg :handshake:

5 curtidas

Muito obrigado pelo tópico informacional @FernandoLacerda ; Quando eu tinha aportes no TD ficava bastante atento em deixar o saldo correspondente na NuInvest relativo à taxa de custódia, semestralmente.

Hoje não tenho mais aportes em TD, em corretora nenhuma.

6 curtidas

Obrigado pela lembrança @FernandoLacerda . Se dependesse da minha memória, eu tava perdido. kkk
Dúvida: Caso não haja saldo suficiente, alguém sabe o que acontece?

7 curtidas

Acabou de chegar aqui o e-mail de aviso da cobrança enviado pelo Nu. E com ele, veio a resposta:

Olha o aviso completo aí:

12 curtidas

Eita… B3 não tem coração. rsrsrsr

8 curtidas

Olá @FernandoLacerda ,parabéns pelo tópico e obrigado pelas informações compartilhadas.

4 curtidas

Acabei de receber o e-mail avisando! :white_check_mark:

Gostaríamos de lembrar que, no dia 01/07/2024, a B3 fará a cobrança da taxa semestral do Tesouro Direto.

Lembre-se de deixar um saldo na sua conta do Nubank para cobrir esta cobrança. Caso seu saldo seja insuficiente, poderá ocorrer a venda de seus investimentos em quantidade suficiente para regularizar o valor.

11 curtidas

Já recebi aqui o email me alertando.
Pagar mais está taxa. Tudo bem que não é alta, mas pagar taxa nunca é uma coisa boa. :grimacing:

7 curtidas