Eu senti um alívio nas minhas compras de mercado nos últimos meses com excessão de frutas verduras que o clima não tem ajudado.
Mas num cenário de selic em queda, inflação supostamente entrando no eixo e taxas de juros mais competitivas eu espero um custo de vida mais equilibrado.
PS.: Eu sou mil porcento de humanas minha opinião não tem embasamentos técnico
A taxa de juros mais baixa estimula o giro da economia, o consumo e os financiamentos, inclusive estimula investidores de renda fixa a procurar alternativas de investimento mais rentáveis, e mais arriscadas por consequência, como bolsa de valores por exemplo…eh um bom sinal. Sinal que a inflação está controlada…
Vamos ver no médio prazo…
Realmente seria ótimo. Mas infelizmente eu não sinto que seja tão expressivo. Como eu disse, sinto que o custo de vida só aumenta. Acho a questão de impostos muito pesada por aqui. Não sei, eu não sou um cliente que consome empréstimos, nem financiamentos. Acho que eu me desespero em ficar devendo por mais de 12 meses( que pra mim é meu máximo ). Prefiro não ter, do que financiar. Talvez por isso pra mim não seja significativo.
Se alguém cotar algum financiamento e perceber uma taxa de juros melhor, comentem, acho bem legal
No Japão o juros é negativo, se você colocar dinheiro no banco no final do mês tem menos. Ruim para quem vive de renda passiva, bom para a economia, já que a única forma de obter rendimentos é empreendendo. Por isso nas nações desenvolvidas os juros costumam ser baixos.
Sim, e não existe tanta inflação como existe no Brasil. A Pandemia provocou uma “chacoalhada” no mundo. Mas nada igual aos países subdesenvolvidos que vivem inflacionados no geral…
A inflação negativa é a pior coisa que pode acontecer a um país.
No Japão, a inflação negativa causou a estagnação total da economia, incluindo dos investimentos e salários, dentre outros problemas. Para tentar obter lucro, as empresas japonesas deixaram de investir no próprio país e passaram a investir em outros países, onde os juros propiciam boas oportunidades de lucro.
A situação está tão complicada por lá, que o governo está tentando a todo custo causar uma inflação para reaquecer a economia.