Taxa Selic: entenda o que é e como impacta sua vida

Ouviu muito os termos “Selic” e “Copom” nos últimos dias? Se você acompanha as notícias do mercado financeiro, provavelmente se deparou com várias informações sobre mais uma alta da taxa Selic. Mas afinal, o que tudo isso significa e como impacta sua vida? :thinking:

Calma! Para tirar suas dúvidas, confira abaixo um miniguia com as informações necessárias para você começar a entender de uma vez por todas o significado de Selic e Copom.

O que é o Copom?

Em resumo, o Copom é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. É o órgão que acompanha a política monetária do Brasil, ou seja, trabalha para manter a inflação sob controle e para isso usa a taxa Selic.

Mas por que é tão importante? Bom, simplesmente porque o Copom estabelece decisões que impactam diretamente a economia brasileira e o bolso de todos os brasileiros.

O que é a Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia do Brasil e é definida pelo Copom a cada 45 dias. Ela funciona como uma taxa “mãe”, ou seja, um parâmetro para todas as outras taxas da economia. A Selic impacta também os retornos de aplicações em investimentos como títulos do Tesouro Direto e CDBs.

Quando o Banco Central altera a Selic, a inflação pode cair ou subir. Alterar a taxa de juros é uma das formas de tentar manter a inflação dentro da meta do ano.

Se a Selic sobe, na teoria, os juros aumentam - ou seja, fica mais caro pegar dinheiro emprestado, a economia é desacelerada e a inflação tende a cair. No cenário contrário, a Selic em baixa estimula o consumo e a inflação pode aumentar.

Por isso, a inflação e a alta do dólar são os principais motivos para o Copom elevar a Selic.

Confira um resumo com o que acontece em cada situação:

Selic em alta, e agora?

  • Aumenta a cobrança de juros em financiamentos e empréstimos;
  • Consumo é desestimulado;
  • Controle da inflação e do câmbio.

E se a Selic cair, o que acontece?

  • Empréstimos e juros ficam mais baratos;
  • Crédito mais acessível;
  • Estímulo do consumo;
  • Inflação pode subir.

E os investimentos?

Investimentos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, em especial o Tesouro Selic, e CDBs atrelados à taxa básica de juros, sofrem alterações junto com a Selic.

Quando a Selic sobe, os investimentos de renda fixa indexados à Selic podem oferecer uma remuneração maior. Lembrando que a renda fixa é um tipo de investimento conhecido por apresentar riscos menores e maior previsibilidade, ou seja, o investidor pode saber com maior clareza quanto seu investimento irá render ao final da aplicação.

Quer saber mais sobre como aproveitar o cenário atual da Selic em alta? Confira uma live especial sobre o tema: 🎬 LIVE: RENDA FIXA: como aproveitar a alta da Selic? - YouTube

Após mais um aumento consecutivo no ano, realizado na última reunião do dia 27/10, hoje a Selic está em 7,75%. Confira o avanço da taxa durantes os anos de 2020 e 2021:

Quer saber mais? O blog do Nu está cheio de conteúdos sobre a Selic, confira:

38 Likes

Vale a pena dizer que a conta remunerada do Nubank tem como taxa referência o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o qual tem taxa muito próxima da Selic. O CDI costumam ficar 0,10 ponto porcentual abaixo da Selic. Portanto, com o aumento da taxa Selic para 7,75%, a taxa CDI passa para 7,65%. Nesse cenário, a conta do Nubank passou a render 7,65% ao ano (100% do CDI).

15 Likes

Misericórdia como subiu de 2020 pra ca, por isso os preços de quase tudo estao subindo.

8 Likes

Ahh, muito interessante o tema, com certeza vou estar presente nessa live sim!

Na verdade @Kleber_Vieira1 os preços estão subindo por conta da desvalorização do real em relação ao dólar e da inflação, que é calculada especialmente pelo IPCA. Esses sucessivos aumentos da SELIC representam uma tentativa de conter a inflação, para que nosso dinheiro não perca tanto valor de mercado assim.

A SELIC não é capaz de influenciar os preços no mercado atual porque ela alta veio sendo precificada há muito tempo, basta acompanhar o Boletim Focus do Banco Central, esse aumento já vinha sendo previsto há vários meses. Por isso, para antever alguns cenários econômicos mais previsíveis, é importante esse acompanhamento antecipado, assim temos como saber se a tendência do mercado é de alta ou de baixa.

19 Likes

Um gráfico maior de tempo da SELIC

11 Likes

Obg senhorita pela excelente explicação. :hugs::hugs::hugs:

5 Likes

Que saudade de 2015, o Brasil era feliz e não sabia.

Brasil = o paraíso da renda fixa.

1 Like

É verdade,geralmente a diferença em relação a selic é de 0,10 pontos,no entanto,depois desse último aumento a diferença do meu rendimento na conta do Nubank caiu para 0,02 pontos em relação a selic.

1 Like

Estranho, @Samuel! :confused: Olha como está no meu app! :point_down:t2:

4 Likes

O Nu tá computando errado :thinking:
Segundo a B3, CDI hoje (29/10) tá 7,65%. https://www.b3.com.br/pt_br/

3 Likes

@Elves :zipper_mouth_face::zipper_mouth_face::zipper_mouth_face::shushing_face::shushing_face::shushing_face:,vamos deixar assim…espero não se tratar de um erro :rofl:

1 Like

Muito bom o post, explicação de fácil entendimento e com detalhes. :clap:t2: :clap:t2: :clap:t2:

2 Likes

Você tem alguma coisa no Resgate Planejado?

Pode ser que seja daí a diferença.

5 Likes

:thinking::thinking::thinking: por um lado é bom para os investimentos em renda fixa mas para outro é ruim para crédito e consumo não é nada bom … Vamos ver o que acontece lá na frente…

3 Likes

@17joao
Mas esse é o ponto. O COPOM usa a SELIC como o principal meio pra controlar a inflamação, eles aumentam da SELIC para desestimular o consumo.

1 Like

Uma dúvida que fiquei, na publicação diz que está em 7,75% a taxa né? Porque na conta da nubank nos rendimentos está 7,65%? Desde quando comecei a utilizar a conta, sempre reparei nisso, que o valor é menor que o que subiu, e nunca entendi o motivo, será que alguém sabe?

Por que a taxa q o nubank usa e geralmente todos outros investimentos é a taxa CDI e não a selic

2 Likes

Olá @Anderson o que acontece é o seguinte, a conta do Nubank é remunerada pela taxa do CDI e essa taxa é realmente um pouco mais baixa que a taxa SELIC, geralmente o CDI fica 0,10 abaixo da SELIC, por isso essa diferença. Entendeu?

2 Likes

7,75% é meta Selic.
A taxa Selic está em 7,65%.

image

1 Like