Taxa selic x rentabilidade nuconta

Eu confesso que estou extremamente preocupada com o lobby dos grandes bancos e com a pressão surreal que as corretoras estão fazendo para que a SELIC tem novos cortes, podendo chegar a ZERO, isso mataria a poupança (já em coma) e inviabilizaria TODO investimento em renda fixa, destruindo as reservas de emergências das pessoas, o Brasil atua com o sistema de câmbio flutuante e a maior preocupação do Banco Central seria controlar a alta do Dolar e como os Brasileiros não são muito passionais, isso se reflete nas perdas na renda variável (Bolsa), já os especuladores profissionais estão prestes a ganhar fortunas com essa situação, os bancos Centrais do resto do mundo já nos fizeram um grande favor em praticamente zerar suas taxas, ou seja, os investidores estrangeiros virão famintos pelos juros brasileiros, o que ajudaria muito a economia, mas os grandes bancos e corretoras querem baixar a SELIC e manter os seus juros e taxas inexplicáveis, e seus “investimentos” que comem o dinheiro dos poupadores com taxas de administração, custódia, seguros etc. tendo lucros líquidos anuais de quase 30 bilhões de reais, veja bem, um único banco teve quase 20% do que o governo vai injetar na economia (150 bilhões) para conter o Covid-19 e ninguém se manifesta, me incomoda o NUBANK ficar tão passivo com relação a isso, sendo que o 100% do CDI investidos em títulos públicos e RBD são seus maiores atrativos, além do ótimo atendimento. Um corte de 1 ponto na SELIC coloca o CDI em 3,15% perdendo para a inflação 4,3%. O Ideal seria aumentar a taxa para conter o Dollar e trazer investimentos estrangeiros para o Brasil, com taxa baixa ou alta os juros aplicados no mercado sempre são abusivos (juros+taxas+seguros etc), então que aumente a SELIC para que os poucos poupadores tenham algum retorno da sua reserva ou que façam os bancos diminuírem o SPREAD BANCÁRIO para o mesmo percentual que eles querem para a SELIC.

5 Curtidas

Já era… SELIC 3,75%

O NUBANK deveria oferecer 150% do CDI

3 Curtidas

A reserva de emergência é justamente o que o nome diz, é o dinheiro para ter em mãos para qualquer emergência. A renda fixa provavelmente vai deixar de ser investimento logo logo (já está deixando).

1 Curtida

Me desculpe, mas a sua indignação carece de fundamentos.
O regime é de metas de inflação. O BC foi até meio covarde em reduzir apenas 0,5 pontos base.
Poupadores e rentistas não produzem e não movimentam a economia.

Quanto ao Nubank, os recursos da NuConta são mantidos no Selic, de onde vem a rentabilidade e para poder oferecer taxas melhores, seria necessário que a Nu Financeira tivesse uma carteira de crédito centenas de vezes maior.

Em tempo: O CDI foi reduzido para 3,65% a.a. e a inflação atual é 4,01% a.a.

2 Curtidas

Entenda, TODOS os especialistas e até os mega investidores recomendam um percentual em ativos de baixo risco, ou seja, mesmo uma reserva de emergência, que não faz parte da carteira de investimentos precisa de uma rentabilidade, caso contrário perde valor de compra para a inflação, a minha crítica, que você infelizmente não entendeu é: diante de uma pandemia, um pedido de calamidade (para deixar de cumprir a LRF), uma quarentena compulsória etc. o Banco Central, de forma irresponsável, corta 0.5 na SELIC o que vai desestimular a renda fixa e forçar muitos (por desespero ou por falta de conhecimento) a ir para a renda variável (brincar de Bolsa de Valores), enquanto isso o governo se utiliza de recursos fiscais, monetários etc. para salvar empresas privadas, mas nós pessoas físicas, ficamos a mercê de grandes bancos e corretoras com as suas maravilhosas opções de renda variável, fundos de investimentos e principalmente suas taxas de administração, taxas de custódia, taxas de performance etc. enquanto quem tem uma reserva de 30 mil está recebendo aprox. 2 reais por dia, experimenta pegar (se conseguir) 30 mim por 30 dias num grande banco etc. e veja o quanto vai pagar por dia, será que vai vai ser 3,75% aa ou algo próximo de 300%?

Desculpar? Que isso amigo, fique a vontade para dizer que meus argumentos não tem fundamentos, o que tem fundamento é o Itaú, por exemplo, apresentar lucro líquido de 26 bilhões, me diz ai o que um banco produz? Uma vez que o dinheiro de poupadores é utilizado para financiar negócios diversos, ou você acha que fundos imobiliários fazem pão? Quando uma empresa lança um IPO ela está buscado o que? Grana, e essa grana vem dos poupadores e rentistas.
O próprio governo capitaliza com os poupadores e rentistas, quando precisa de grana emite títulos a juros para financiar a sua própria incompetência, uma vez que deveria ser sustentável devido ao volume de impostos que arrecadam.
Correção amigo, SELIC é taxa (sistema de liquidação e custódia), os valores da NUCONTA ficam em títulos do governo, mas também em RDB (registro de depósito bancário), emitidos pela NUFINANCEIRA.
Finalizando, a inflação medida pelo IPCA acumulou em dezembro/2019 4,31% aa e desde então vem em crescente, faça as contas: valor investido x CDI + IR + IOF (menos de 30 dias), perde para inflação sim.
Não seja ingênuo, cada 0.5 reduzido na SELIC equivale a 20 bilhões a menos para o Governo pagar pela rentabilidade dos títulos emitidos, ou seja, pagamos impostos para sustentar o governo, o governo gasta demais e emite títulos por uma rentabilidade a base da SELIC e depois corta a mesma para utilizar os recursos para medidas contra o Covid-19, porque ninguém ousa falar do SPREAD BANCÁRIO por exemplo?
Mas tudo isso carece de fundamentos né? Boa sorte com seu HOME BROKER e suas “taxinhas”, além do IR que no fim comem os seus recursos.

Relutei em responder ao post inicial, mas neste há tanta informação equivocada que desanimei.
Não dá pra ficar discutindo conceitos básicos debatidos à exaustão aqui na comunidade.
Boa sorte.

1 Curtida

Eufemismo para dizer: “Arreguei…”. Você é fraco, poderíamos ter um troca de ideias salutares, mas você preferiu chegar com brutalidade e no final, nem argumentos tem.

1 Curtida

Eu concordo com ela, e vc não colocou nenhum informação para comprovar sei ponto de vista. Vc simplesmente chegou falando do ponto de vista dela mas não falou nada do seu. Quem ganha dinheiro com renda variável normalmente são alguns poucos especuladores, a maioria da população especialmente os de baixa renda ficam no máximo em renda fixa.
Se vc não vai expor seu ponto de vista, é melhor não criticar.

Fujam pras colinas :wink::neutral_face: