Taxas Nubank

Alguem pode me ajudar dizendo pq todo mês os meus rendimentos da Nuconta mudam (para menos)?
Eu não tenho certeza, mas acredito que sempre que o mês ‘vira’ o montante diminui. É alguma espécie de “aniverssário” tipo a poupança, que dependendo do dia que eu resgatar o dinheiro guardado eu perco os rendimentos?
Obrigado!

4 curtidas

Boa noite, seja bem vindo, @kauedemarco :slightly_smiling_face:

Na verdade não tem mês de aniversário, o rendimento é diário, entretanto, se você tira o dinheiro da conta o valor que saí é o mais antigo, ou seja, o que está rendendo mais o seus centavos na conta.

Como o valor da conta acompanha a tabela regressiva do IR, quanto mais tempo vai passando, mais rápido vai dando rentabilidade porque a taxa vai diminuindo.

O que dá a impressão de parar a rentabilidade é quando você tira esse dinheiro antigo que estava rendendo mais na conta. :wink:

3 curtidas

@Max_A_S_Costa então é por isso que tem a opção de “guardar o dinheiro”? No caso o redimento dele continua o msm certo?

Não está função é apenas para você separar seu dinheiro, a questão do sistema de retirada de dinheiro pelo rendimento é feita por data de depósito

2 curtidas

Na vdd é como o @William_Peixoto disse. :wink:

Eu não entendi 100% o que está acontecendo @kauedemarco. Conte-nos mais detalhes, baseado nas respostas acima, please! :thinking:

@Julian_Lopes eu estou tentando entender como o sistema funciona.
Pq o rendimento (em verde no topo da tela, no centro) parece diminuir eventualmente (aparentemente sempre que muda o mês)?
Estou buscando uma estratégia para usar a opção “guardar dinheiro” da melhor maneira possivel.
Até hoje eu sempre tentei colocar quase tudo que recebo (sou autonomo, recebo de forma completamente irregular, valores igualmente irregulares) em “guardar dinheiro” deixando em conta corrente cerca de 100 a 200 reais (conforme necessidade ir resgatando o montande guardado). Então, recebo e já guardo! Deixando +/- 100 reais em conta. Me parece atualmente que esta não é a melhor estratégia, estou pensando em acumular um montante em conta corrente, para que eu possa usar eventualmente, pagar as contas do mês, e quando estiver com o valor que “sobrou” definido, aí sim alocar o mesmo em “guardar dinheiro” assim evito de ficar resgatando semanalmente ou eventualmente a cada dois dias, por exemplo.

Ex:
Recebi R$ 1.000,00 hoje e diretamente já “guardei” R$900,00. Fiquei com R$100,00 na conta conrrente.
Amanhã eu tenho um boleto no valor de R$200, então eu resgato R$200 para pagar este boleto. Sobra R$700,00 "guardado"e R$100,00 em conta.
No dia seguinte eu uso R$50,00 da minha conta (sobra R$50,00), porém eu recebo R$200,00. Agora eu tenho R$250,00 em conta e R$700,00 “guardado”, no mesmo momento eu tranfiro para “guardar dineheiro” R$100,00.
Fico com R$150,00 em conta e “guardado” agora tenho R$800,00.
Assim segue essa bagunça por um mê inteiro, “guardo” e “resgato” dinheiro o tempo todo.

Eu busco entender/saber uma boa estratégia para que eu consiga fazer meu dinheiro render de maneira mais uniforme.
Se há taxas (IR/IOF), como eles funcionam?

É melhor “guardar” e “retirar” indiscriminadamente, ou é melhor alocar em “guardar dinheiro” apenas aquele montante que eu sei COM CERTEZA que não irei utilizar (com excessão de uma real emergência) por pelo menos 60…90 dias (ou mais)

Desculpem se ainda estiver confuso, ou se agora PIOROU tudo…
Espero que alguém tenha entendido meu ponto e assim, consiga me ajudar.

Desde já, OBRIGADO!!!

Ah @kauedemarco ele zera e começa novamente assim que vira o mês. E se você não fez nenhum saque na conta nos últimos 30 dias, não desconta o IOF.

2 curtidas

oxi!
Ele zera? E pra onde vai o rendimento?

Quando vc disse “saque”. Seria em banco 24h (caixa eletronico)? Ou saque vc diz “resgatar dineheiro” que estava “guardado”?

Obrigado!

1 curtida

Resgatar, movimentar o dinheiro… O rendimento vai para o seu valor total!

1 curtida

Ah @kauedemarco clica no ícone verde que aparece detalhes das taxas por mês!

2 curtidas

Aquele verdinho é só uma informação do valor que rende ou rendeu no mês, o dinheiro sempre entra no seu saldo e proporcional ao rendimento tanto no dinheiro guardado ou no disponível, então sempre que vira o mês ele zera e começa a contar o outro

3 curtidas

@kauedemarco você já experimentou fazer isto, talvez abra seus horizontes

2 curtidas

Exato @William_Peixoto. É gostoso de navegar através dos meses! :sailboat:

2 curtidas

Isso não muda nada. O que influencia é a data do depósito, que você pode acompanhar na posição detalhada.

A movimentação entre o “cofrinho” e o saldo disponível não tem influência nos rendimentos ou na cobrança de impostos. :wink:

2 curtidas

Uma pena!! @William_Peixoto gerei muitos boletos de depósito e fiz transferência para familiares receber seus auxílios. :unamused:

https://blog.nubank.com.br/rendimento-da-conta-nubank-selic/

O que o Nubank faz com o dinheiro da conta é algo bastante comum em empresas de serviços financeiros. É popularmente conhecido “floating”.

O dinheiro parado na conta é automaticamente investido em renda fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo. Vemos o saldo lá parado, mas na realidade aquele dinheiro está investido pela instituição e rendendo juros atrelados a índices como o CDI. Quando o cliente gasta, transfere, remaneja o dinheiro para outro lugar, ele faz isso como se nada tivesse acontecido, mas na realidade aquele valor foi investido.

É algo sem risco para o cliente na prática. Lembrando também que o dinheiro na Nuconta via RDB é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). O FGC recupera o valor investido em até R$ 250.000,00 quando empresas passam por problemas financeiros e não conseguem devolver o valor investido.

O dinheiro na conta rende de acordo com a variação do CDI. CDI acompanha a taxa SELIC que, neste momento, está em 3% ao ano - e com expectativa de cair mais. Portanto, os rendimentos variam de acordo com os ajustes feitos na taxa SELIC.

Os rendimentos são maiores do que os da poupança e acho que muitos concordarão que são muito maiores do que o banco usar para render juros e não te dar nada por isso como bancos tradicionais fazem, certo? Ficam caladinhos os danados.

2 curtidas

Boa noite. Sou novo, ainda tô aprendendo a usar a Nuconta, Quando eu fiz minha conta e recebi o cartão meu intuito foi de guardar dinheiro ,já que eu não não recebo bem. Eu tô com uma dúvida . O dinheiro rende 102% no CDI . Alguém sabe como funciona ?

Fala, @Andinho_Jc , primeiramente boas vindas a Nossa Comunidade ROXA!

Conforme você sabe, depositando dinheiro na sua NuConta, você vai deixar o dinheiro rendendo lá, e ele vai aumentando em si, aos poucos, mas vai!

Dá um lida neste post do Blog Oficial do Nubank:

Você também pode falar com o SQUAD do Nubank através do chat do seu aplicativo! :smiley: