Tem problema usar cartão de crédito sem renda mensal?

Fiz meus 18 anos a pouco tempo, e por recomendação de amigos criei uma conta nubank e pedi meu cartão, acho que ele foi aprovado pq na tela inicial tem uma previsão de chegada, o problema é que como ainda não trabalho não coloquei renda mensal nenhuma quando pedi, sera que vai ter problema de usar ele ?

To com medo de sujar meu nome logo cedo kkk

1 curtida

Só vai ter problema se você usar e não ter como pagar. Aí vai pro SPC e só vai sair de lá quando caducar a dívida ou pagar o que gastou no cartão e mais os juros. Seu nome também fica sujo e você não vai poder parcelar nada na loja. Fora isso, não, não tem nenhum problema.

Você também precisa verificar se foi aceito no crédito mesmo ou na conta de débito, pra ver se é débito, basta ver se o app pede pra depositar alguma quantia pra começar a render seu dinheiro. :grin::hugs:

13 curtidas

Como a conta não tem taxa de manutenção, você só vai tee problemas se usar e não pagar. De resto, é bem provável que o cartão de crédito tenha sido concedido com um limite baixo, já que não há comprovação de renda.

12 curtidas

Eaí, @Franciscofmpn . Seja bem-vindo. Não há problema nenhum em usar o cartão. O problema é comprar aquilo que não vai ter como pagar. Evite gastar por impulso, certifique-se de ter disponível o valor da fatura para pagá-la sem atrasos. Endividar-se ou mesmo não pagar as contas em dia prejudicam sua reputação no mercado, pois seus dados de pagamento são compartilhados entre as instituições do sistema financeiro pelo Banco Central e pelos birôs de crédito.

Aproveite para começar a sua jornada com o pé direito e boa sorte!

3 curtidas

Não precisa ter medo de usar o cartão, o que você precisa ter é prudência!
Só compre qualquer coisa, se você puder pagar pelo que deseja e ponto final.

9 curtidas

Não há problema em usar o cartão sem ter renda. Você só precisa se organizar direitinho pra não se endividar e pagar o cartão sempre em dia. :wink:

4 curtidas

Veja só, se não tem nenhuma fonte de renda, como irá pagar suas faturas? Caso seja seus pais ou algum outro parente, tem que se ligar em quanto vai gastar para não surpreende-los. De resto, nenhum problema em você usar seu cartão.

2 curtidas

Provavelmente poderá demorar um tempo para que o crédito seja liberado, mesmo com a chegada do cartão, sendo assim, use o que tiver em conta até lá, principalmente poupando o dinheiro que tiver, quando o crédito for liberado, só use quando tiver certeza que conseguirá cobrir o valor gasto até o fechamento da fatura. Assim não terá problemas.

Como ainda não trabalha use seu tempo da melhor maneira possível buscando o mínimo de educação financeira, será muito útil para sua vida daqui para frente, para constituir patrimônio e adquirir seus bens.

A Nubank te ajuda com isso, leia as matérias e assine a Newsletter para ficar atento às novidades e receber informações sobre como controlar seu dinheiro:

https://blog.nubank.com.br/tag/educacao-financeira/

Sucesso, jovem! :wink: :+1:t2:

2 curtidas

E quanto a usar o cartão de crédito estando endividado? (não, não estou pensando em fazer mais dívidas)
Tem alguma forma de usar essa forma de pagamento a meu favor?
Recebi uma proposta de cartão com limite pequeno. Estou pensando em formas de usar de forma inteligente.
Agradeço desde já!
:+1:

1 curtida

Creio que a melhor coisa a se fazer estando endividado é não entrar em um cartão de crédito.

Você poderia usá-lo para ganhar um “fôlego” com dívidas de juros altos, mas isso não é muito saudável e exige disciplina, além de um bom limite.

Melhor deixar passar essa proposta mesmo!

2 curtidas

Obrigado pela resposta!
Por isso nem fui ver a proposta! :sweat_smile:

1 curtida

A dica que eu dou é a mesma que eu vou dar ao @Franscisco_Felipe:
Só utilizem cartão de crédito, se:

  • O produto não apresentar desconto a vista;
  • Se você teria o dinheiro para pagá-lo a vista.

Acho que é uma boa maneira de evitar inadimplência.

Eu explico mais sobre essa dica no post: Entendendo a Educação Financeira no NuBank.

Muita sabedoria pra vocês :grin:

3 curtidas

Muito obrigado pelas dicas Rebeca!
Bom domingo

1 curtida