Tentativa de golpe por e-mail agora

Caramba, os golpistas estão com tudo em.
Acabaram de mandar este e-mail pra mim com meu CPF, meu nome completo e e-mail completo.

Agora só queria saber como que conseguiram estes dados. Só pode ser funcionário de alguma conta das empresas que tenho ou vazamento de dados completo mesmo.

Primeiro o indivíduo ainda fez um teste kkkk

Mas é tão amador que usa um e-mail do Google ainda

3 curtidas

Importante é nunca abrir qualquer link ou arquivo .PDF que mandam. Quanto aos dados, tem muitos vazamentos e tem gente que comercializa no mercado negro.

5 curtidas

Possivelmente através de vazamentos pela internet, nossos dados hoje em dia virou uma bagunça com tantas brechas de seguranças em um site ou outro que cadastramos e isso é mina de ouro para o golpista tentar aplicar golpes, já tem o básico que é o nome + CPF, agora só precisam convencer o dono.

11 curtidas

Eu uso o Serasa Premium , que fica monitorando meus dados também na darkweb. E esse site aqui também é muito bom pasa verificar se o seu email foi vazado com alguma senha junto:

4 curtidas

Duro é que os nossos CPF’s são praticamente “dados públicos”. Nos Estados Unidos eles usam o Social Security Number, uma espécie de CPF mas que todo cidadão mantém em sigilo o máximo possível (não informam para qualquer serviço que solicite).

5 curtidas

Não é muito diferente daqui…

Enquanto houver oportunidade, sempre haverá golpes.

3 curtidas

Sim, mas aqui no Brasil em qualquer cadastro de loja te pedem o CPF. Já nos EUA isso não é comum; não é “corriqueiro” te pedirem o SSN.

3 curtidas

Engano seu.
Por conta da legislação tributária americana, até quem vende pelo E-Bay, ou utiliza o PayPal, dependo do valor auferido, tem de informar o SSN.

Há cerca de um ano, mais de 200.000 dados de funcionários públicos americanos vazou, em razão de um acesso indevido ao USDOT.

A questão é demonstrar que nenhum Sistema, por mais seguro que se apregoe, estará livre de acessos indevidos, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

6 curtidas

Tenho parentes e amigos que moram lá, e eles tratam seu SSN de forma totalmente diferente como é tratado/usado aqui pelos cidadãos brasileiros.

3 curtidas

Pode ser difícil de acreditar, mas você não é o único com parentes e amigos residentes no exterior…

Talvez, apenas talvez, seus próximos, dentro desse espaço amostral não apresente um referencial mais amplo.

Mantenho contato próximo e frequente com residentes (nativos) nos EUA, em razão de um hobby que tenho e, antes de responder sua pergunta, verifiquei como isso é tratado por lá e, acredite; informar o SSN é mais comum do que você supõe.

Mas, respeito suas convicções.

3 curtidas

Não sei a faixa ataria amostral em que se baseou a sua consulta, mas acredito que talvez sejam de pessoas mais jovens. Meus tios (que já tem mais idade, na faixa dos 70/80 anos) e amigos (faixa dos 40/50 anos de idade), sem exceção, tratam seu SSN de forma mais precavida: só passam se realmente for inevitável, senão se recusam a fornecer. Bem diferente da cultura aqui no Brasil, que se fala sem pensar em voz alta seu CPF em qualquer compra (para colocar na Nota Fiscal), não se importando se alguém irá ouvir/anotar.

4 curtidas

Os golpes hoje em dia tão cada vez mais sofisticados :sweat_smile:

1 curtida

Se tudo já foi vazado e orbita na deepweb não vejo porque se preocupar com isso.

Mas todo cuidado é válido ainda assim :pray:

2 curtidas