Recebi um email falando que foi suspensa uma tentativa de pix em um valor altissimo, que é claramente golpe, porém não tinha me tocado, e cliquei num pdf que estava anexado, e nele tinha um botao pra ligar pra “central” e resolver, eu cheguei a ligar, mas desliguei logo em seguida
posso ter sido comprometido com isso? o que eu deveria fazer?
Olá! Bom que você percebeu em tempo e não foi muito adiante, de fato é um golpe bem comum que vem acontecendo. Normalmente quando o celular tá infectado o App do Nubank costuma identificar e bloquear o acesso preventivamente, mas para não restar dúvidas, você pode instalar um antivírus confiável e fazer uma verificação só por precaução, vou deixar o artigo abaixo com mais informações. E sobre o e-mail, você pode denunciar a tentativa de golpe direto pro Nubank, assim evita que mais clientes possam cair, clique aqui pra saber como fazer a denúncia.
Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
Clicar num anexo, ainda que PDF, pode ter comprometido seu dispositivo.
Sugiro consultar um técnico para uma verificação completa.
Uma solução possível é fazer a restauração completa do seu sistema através das configurações. Mas isso vai exigir que você reinstale os apps e faça reconhecimento facial nos aplicativos bancários novamente. Se não sabe fazê-lo procure um técnico especializado no tema.