Eu recebe um e-mail na data do dia 26 de janeiro de 2024 as 10:49 AM ,de uma certo bloqueio de tentativa de transferência incomum no valor de R$4.248,20 para o destinatário de Paulo Vitor Santana cujo a conta seja AG:0001 CONTA:84039231-3, estou entrando em contato para informar que não foi da minha parte essa tentativa e gostaria de está sabendo melhor sobre esse assunto.
Olá @Vinicius_Gustavo seja bem-vindo aqui na comunidade!
Com certeza esse e-mail que você recebeu é uma tentativa de golpe. Não clique em nenhum link ou abra anexos.
Pois então eu acabei sim abrindo o arquivo que estaria anexado nesse e-mail, mais mesmo que não tenha esse valor não vai poder ser transferido certo ?
Tudo o que está informado no e-mail é falso. Geralmente os golpistas mandam as mesmas informações para milhares de endereços de email esperando que alguém clique no link ou abra o anexo.
O blog do Nubank tem um ótimo artigo alertando sobre este tipo de golpe.
Você tem algum antivírus instalado no seu dispositivo?
Não mais já vou instalar
Boa. É importante estar protegido.
Olha só este artigo do blog:
Olá @Vinicius_Gustavo. É golpe com certeza. Nunca abra arquivos desse tipo. Quando vc faz isso é instalado no seu celular um arquivo espião que rouba todos os seus dados. Faça uma varredura com um anti vírus e troque suas senhas. Espero que resolva seu problema.
Sempre esses golpes,vc tem que entra no app e no chat,nunca abra
Tenho conta em umas 20 instituições,quando aparece email aqui.
E eu ja gosto de conversa,ligo la no 0800 ,pergunto se to devendo.
Nao tenha medo de perguntar,
tenha medo de fica abrindo email sem confirmar no atendimento do seu banco antes
Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
Como aparentemente você não possui muito conhecimento sobre o tema, sugiro que leve seu dispositivo para um técnico de confiança para verificar se não foi infectado com algum vírus.
E, não utilize o dispositivo antes de verificar se está íntegro.
Se você abriu o arquivo, então você caiu no golpe e receio que tenha instalado algum Malware no seu aparelho e se você não agir com celeridade, só vai descobrir o estrago, quando já for tarde de mais
Eu acabei de receber o mesmo e-mail, abri o link e fui encaminhada para um telefone que supostamente seria da central, onde pediriam informações sobre a conta ou roubariam os dados, como achei bem estranho. Pesquisei no Google e encontrei mais sobre, voltei no e-mail e notei que é em nome de clarkkelly.5748@gmail.com.
A pergunta maior é,
Como tem acesso ao meu e-mail, com o meu cpf e nome completo?
Aff
Pelo visto vamos ter que voltar a fazer as transações direto no banco e lotérica, está cada dia mais difícil confiar na internet.
Os dados de milhões de pessoas já estão espalhados na internet. Tentativas de golpes como essa que você recebeu superam a casa dos milhões todo mês. A pessoa precisa ter cuidado ao receber essas mensagens nunca acreditar de vez. Uma boa dica é sempre entrar em contato via chat pelo aplicativo ao receber qualquer e-mail do banco para ver se é verdade.
Uma dica de segurança é nunca clicar em links recebidos por e-mail antes de verificar a procedência, como o colega @Edson_Bezerra sugeriu, essa verificação pode ser feita pelo chat do app do Nubank.
É mesmo. Depois, quando puder, dê uma lida nos artigos do SOS Nu. Tem várias dicas de segurança lá que ajudam a evitar cair nessas armadilhas.