Eu recebe um e-mail na data do dia 26 de janeiro de 2024 as 10:49 AM ,de uma certo bloqueio de tentativa de transferência incomum no valor de R$4.248,20 para o destinatário de Paulo Vitor Santana cujo a conta seja AG:0001 CONTA:84039231-3, estou entrando em contato para informar que não foi da minha parte essa tentativa e gostaria de está sabendo melhor sobre esse assunto.
Olá @Vinicius_Gustavo seja bem-vindo aqui na comunidade!
Com certeza esse e-mail que você recebeu é uma tentativa de golpe. Não clique em nenhum link ou abra anexos.
Pois então eu acabei sim abrindo o arquivo que estaria anexado nesse e-mail, mais mesmo que não tenha esse valor não vai poder ser transferido certo ?
Tudo o que está informado no e-mail é falso. Geralmente os golpistas mandam as mesmas informações para milhares de endereços de email esperando que alguém clique no link ou abra o anexo.
O blog do Nubank tem um ótimo artigo alertando sobre este tipo de golpe.
Você tem algum antivírus instalado no seu dispositivo?
Não mais já vou instalar
Boa. É importante estar protegido.
Olha só este artigo do blog:
Olá @Vinicius_Gustavo. É golpe com certeza. Nunca abra arquivos desse tipo. Quando vc faz isso é instalado no seu celular um arquivo espião que rouba todos os seus dados. Faça uma varredura com um anti vírus e troque suas senhas. Espero que resolva seu problema.
Sempre esses golpes,vc tem que entra no app e no chat,nunca abra
Tenho conta em umas 20 instituições,quando aparece email aqui.
E eu ja gosto de conversa,ligo la no 0800 ,pergunto se to devendo.
Nao tenha medo de perguntar,
tenha medo de fica abrindo email sem confirmar no atendimento do seu banco antes
@Vinicius_Gustavo bem vindo aqui na comunidade. Foge que é golpe!
Uso o Zoner Antivírus, ele é leve, prático e funcional, além de gratuito.
Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
Como aparentemente você não possui muito conhecimento sobre o tema, sugiro que leve seu dispositivo para um técnico de confiança para verificar se não foi infectado com algum vírus.
E, não utilize o dispositivo antes de verificar se está íntegro.
Se você abriu o arquivo, então você caiu no golpe e receio que tenha instalado algum Malware no seu aparelho e se você não agir com celeridade, só vai descobrir o estrago, quando já for tarde de mais
Eu acabei de receber o mesmo e-mail, abri o link e fui encaminhada para um telefone que supostamente seria da central, onde pediriam informações sobre a conta ou roubariam os dados, como achei bem estranho. Pesquisei no Google e encontrei mais sobre, voltei no e-mail e notei que é em nome de clarkkelly.5748@gmail.com.
A pergunta maior é,
Como tem acesso ao meu e-mail, com o meu cpf e nome completo?
Aff
Pelo visto vamos ter que voltar a fazer as transações direto no banco e lotérica, está cada dia mais difícil confiar na internet.
Os dados de milhões de pessoas já estão espalhados na internet. Tentativas de golpes como essa que você recebeu superam a casa dos milhões todo mês. A pessoa precisa ter cuidado ao receber essas mensagens nunca acreditar de vez. Uma boa dica é sempre entrar em contato via chat pelo aplicativo ao receber qualquer e-mail do banco para ver se é verdade.
Uma dica de segurança é nunca clicar em links recebidos por e-mail antes de verificar a procedência, como o colega @Edson_Bezerra sugeriu, essa verificação pode ser feita pelo chat do app do Nubank.
É mesmo. Depois, quando puder, dê uma lida nos artigos do SOS Nu. Tem várias dicas de segurança lá que ajudam a evitar cair nessas armadilhas.